Lugares secretos Porto e Gaia

lugares secretos porto

Depois de, recentemente, te termos dado a conhecer as ruas do Porto que deves conhecer, chegou a altura de te revelarmos os lugares secretos do Porto e Gaia para tornares os teus passeios ainda mais entusiasmantes.

Já se sabe que, pela Invicta, cada recanto é cheio de encanto. Contudo, sejamos honestos: existem locais que, quer pela sua paisagem, quer pela sua história, tornam tudo ainda mais misterioso e especial. Por isso, é normal que haja uma vontade acrescida de lhes fazer uma visita. 

Embora alguns locais não passem totalmente despercebidos ao olhar, a verdade é que, seja por um motivo ou outro, acabam por não atrair a atenção de quem vê. Se é o teu caso, fica a saber que fazes muito mal, pois há locais tão secretos e cheios de pormenores interessantes que, certamente, te vão fazer delirar de entusiasmo!

Nesse sentido, e porque queremos que não percas nada durante a tua visita pelo Porto, deixamos-te a lista de lugares secretos do Porto e Gaia para descobrires. De preferência, leva o teu grupo de amigos ou a tua cara-metade. Continua a ler!

Os lugares secretos do Porto e Gaia para descobrires

1- Parque Botânico do Castelo (Vila Nova de Gaia)

Este é, talvez, um dos segredos mais bem guardados das margens do rio Douro. Num esporão rochoso que se eleva por mais de 50 metros, distribui-se por socalcos que, além de terem recantos encantadores, apresentam paisagens sobre o rio de cortar a respiração. Deste modo, o convite para piqueniques nas mesas e bancos de pedra está feito!

Ao longo do parque, existem placas que identificam a flora que podes ver mesmo diante dos teus olhos. Além do valor natural, a arqueologia neste lugar é de grande valor, pois graças aos vestígios encontrados ao longo das décadas, pôde-se descobrir que este lugar foi ocupado entre os finais do Império Romano e os começos da Idade Média.

Lista de restaurantes para jantares de grupo porto

2. Capela do Sr. de Além (Vila Nova de Gaia)

Construída em 1877 junto à Serra do Pilar, a Capela do Senhor d’Além é uma verdadeira relíquia que se passa despercebida a muitos olhares desatentos.

Embora esteja em ruínas, esta capela esconde uma verdadeira história encantadora. Originalmente, a capela foi mandada erguer pelo bispo D. Pedro Rabaldio em 1140, pois durante a construção de um convento dedicado a São Nicalou foi encontrada uma imagem do Senhor Crucificado. Acontece que, anos mais tarde, essa mesma imagem provocou uma quezília entre a cidade do Porto e a de Vila Nova de Gaia. Assim, os tripeiros, num dia de chuva, recolheram a imagem e nunca mais a devolveram à morada original, obrigando os gaienses a fazer uma nova imagem para pôr na capela. De um lado ficaram com a imagem, do outro ficaram com o local mais bonito e secreto da Invicta.

3. A Bandeirinha da Saúde (Porto)

Sabias que há um sistema eficaz do controlo de doenças no Porto? Trata-se da Bandeirinha da Saúde que, do século XV ao século XVII, era hasteada num torreão granítico, em frente ao Palácio das Sereias, sempre que havia um barco a navegar em direção à Ribeira.

Assim que a embarcação visse a bandeirinha, era obrigada a atracar no meio do rio, de modo a aguardar a inspeção de uma comissão sanitária. A finalidade, como é óbvia, era ver o estado de saúde dos passageiros a bordo. Se houvesse pessoas doentes, elas teriam que ficar em quarentena no antigo Mosteiro de Santo António da Piedade. 

Além deste facto histórico, aconselhamos que visites a Bandeirinha da Saúde por causa da paisagem e da envolvência da localização que, como não seria de esperar outra coisa, tem o rio Douro à vista.

4. Campa Judaica no Cemitério de Agramonte (Porto)

Entre diversos túmulos “comuns”, existe um que se destaca no cemitério de Agramonte. Porquê? Porque se trata de um túmulo judaico, algo que é facilmente percetível. Passamos a explicar-te.

A campa em causa apresenta somente pequenas pedras colocadas sobre o sepulcro. Acontece que este é um ritual baseado na tradição bíblica, mais precisamente quando Jacob colocou pedras na campa de Raquel, a sua esposa. Além disso, poderás encontrar gravuras escritas em hebraico.

Caso tenhas seguido as nossas sugestões, queremos aproveitar o facto de estares pela Invicta para te convidar a visitar os 10 locais gratuitos e imperdíveis no Porto. Quem sabe se depois a fome não ataca para descobrires os restaurantes baratos da Invicta. Uma coisa é certa: vais ser muito bem servido!

Agora conta-nos: já visitaste algum destes locais? Tens outros que nos queiras sugerir?

Rooftops Porto? Uma lista cheia de novidades da cidade do Porto para veres: 

FAQ's gerais:

Onde se localiza os lugares secretos?  
Tens de ler o nosso artigo para descubrir ahah.

São muitos os lugares secretos no porto e gaia? 
São alguns, mas em breve ainda vamos contar-te mais lugares. Fica atento ao nosso site e fica a conhecer os que temos agora para te apresentar. Em breve lista completa de lugares secretos de portugal.