10 Locais gratuitos a visitar no Porto – com mais bónus

viagens na cidade porto

Conhecida como cidade Invicta, uma das maiores cidades de Portugal, o Porto é um grande peso cultural como histórico do pais. Assim sendo, é normal que a curiosidade seja muita quando se trata de conhecer melhor aquela que deu origem ao nome desta bela pátria. Por isso, aqui os teus amigos Solteiros vs Casados fizeram uma lista de 10 locais gratuitos que tens de visitar na tua visita à cidade do Porto.

Avenida dos Aliados

avenida dos aliados porto

Não se podia começar esta lista de locais gratuitos a visitar no Porto sem referir a Avenida dos Aliados, a “sala-de-estar” desta cidade incrível. Aqui pode-se contemplar a Câmara Municipal do Porto, entre outros edifícios de fachadas únicas e senhoriais.

Restaurantes Românticos

Restaurantes românticos na cidade do Porto para levares a tua namorada e/ ou mulher 

Estação de São Bento

Estação s.bento porto

Construída durante o século IX, nos escombros de um antigo convento, a Estação de São Bento é muito mais do que uma simples estação de caminhos-de-ferro. A fachada de estilo senhorial deixa prever o que está no seu interior: mais de 20 mil azulejos pintados à mão, que retratam a história de Portugal.

Ribeira | Rio Douro | Ponte D.Luis

Os 5 bares para sair na baixa do Porto

Depois de visitar a Avenida dos Aliados e a Estação de São Bento, basta continuar em frente e seguir até à Ribeira. Aqui poderá ser observado o Cais de Gaia, que aloca diversas caves de vinho do Porto. Para degustar esta maravilha portuense, nada melhor do que atravessar a Ponte D. Luís!
Construída em 1886 por um colaborador do mestre Gustave Eiffel, esta é a ponte de principal ligação entre a baixa portuense e o cais de Vila Nova de Gaia. No tabuleiro de baixo, a circulação está acessível a peões e a carros, enquanto no tabuleiro superior à circulação destina-se a peões e ao metro. Ao atravessar o tabuleiro superior, chega-se ao Jardim do Morro, onde se pode usufruir de uma viagem de teleférico e de uma magnífica vista da Ribeira. 

Muralha Fernandina e Esconderijo nos Guindais

Muralha fernandina no porto
guindais futebol clube

Substituta da cerca alto-medieval que se tornou pequena no século XIV, a Muralha Fernandina foi reedificada por D. Fernando, de quem conservou o nome, entre 1368 e 1437.
Ao lado da muralha fernandina e se aproveitares para te subires da ribeira até aos Guindais, vais encontrar o Guindalense Futebol Clube. Um autentico spot na cidade do Porto. 

Igreja do Carmo

igreja do porto

Próxima da Praça dos Leões, onde se situa a Reitoria da Universidade do Porto, o azulejo da Igreja do Carmo serve como ótimo pano de fundo de inúmeras fotos. Já o seu interior, de estilo rococó, apresenta traços únicos e maravilhosos.

Jardins do Palácio de Cristal

palácio cristal porto

Projetados no século XIX, os Jardins do Palácio de Cristal, a Quinta da Macieirinha (onde se encontram o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto) e a Quinta Tait formam o conjunto perfeito para admirar o rio Douro e o mar.

Fundação Serralves

fundação Serralves

A principal preocupação desta instituição é sensibilizar o lado artístico do público, daí receber inúmeras conferências e exposições sobre arte. O que muitos não sabem é que é possível visitar Serralves ao domingo de manhã, até às 13h00, de forma gratuita e usufruir também dos seus jardins.

Sé Catedral

catedral porto sé

Tendo sido um edifício romano-gótico inicialmente, a Sé Catedral foi sofrendo algumas modificações pelo caminho, incluindo uma intervenção de Nicolau Nasoni no século XVIII. Pode-se visitar a igreja de forma gratuita e, por mais 3€, os claustros.

Mais dicas e sugestões sobre o Porto:

Outros sítios para visitar no Porto - Dicas bonus

Pérgula do Molhe

molhe foz do douro - visitar porto

Projetado em 1930 no âmbito do projeto de embelezamento da Avenida Brasil, esta é uma das
mais emblemáticas construções da frente atlântica da cidade do Porto. Agora que foi restaurada, merece a tua visita – tirarás belíssimas fotos neste local encantador.

Aproveita para dar um passeio pela beira mar junto ao molhe 🙂 

Parque da Cidade - Matosinhos

parque da cidade matosinhos porto

Já que estás no molho, deves também conhecer um sitio especial ai perto.. Palco de muitos eventos e festivais de grande importância, o Parque da Cidade do Porto é o maior parque urbano do país. Com 83 hectares e cerca de 10 quilómetros de caminhos apropriados, aqui é possível realizar diversas atividades físicas ao ar livre. E se a vontade de dar um mergulho surgir… A praia é mesmo à beira, basta ir pelo caminho certo até ao Edifício
Transparente!.

Parque da Pasteleira - Boavista

Ainda dentro do tema parques, o Parque da Pasteleira é outro ponto emblemático da cidade.
Com uma extensão de 8 hectares e com 2 quilómetros de ciclovia, este parque vai até ao Parque da Cidade.

Casa da Música - Boavista

casa da musica perto da rotunda da boavista

Além da sua arquitetura, a Casa da Música é um dos pontos mais conhecidos e atrativos da Invicta devido às inúmeras exposições que alberga.

Fundacao EDP

Aproveita que estás na Rotunda da Boavista para visitares também a Fundação EDP. Por lá encontrarás inúmeras exposições relevantes e de grande importância para o público.

Museu de História Natural da Universidade do Porto

Perto do Palácio de Cristal e colado à Igreja do Carmo, este museu é um excelente ponto de paragem para todos os que adoram um passeio que estimule o conhecimento. Aqui existem diversas salas, entre elas a Sala de Zoologia, Sala de Paleontologia, Sala de Mineralogia e Sala de Arqueologia e Etnografia.

Restaurantes italianos na cidade do Porto para levares a tua namorada e/ ou ires com o teu grupo de amigos

Casa Museu Engenheiro António de Almeida

Com uma história de vida única, António de Almeida, engenheiro civil de profissão, geriu em conjunto com o seu primo a filial do Banco Espírito Santo no Porto em 1921, num edifício por si projetado. Contudo, e devido à nostalgia da sua profissão, António projetou a atual Casa Museu que faz jus ao seu nome.

Por lá encontram-se coleções de mobiliário, porcelanas, tapeçarias, ourivesaria, relojoaria, pratas, bronzes dourados, pintura, desenho, gravura e numismática que pertenceram ao Engenheiro António de Almeida.

Museu de História Natural da Universidade do Porto

Perto do Palácio de Cristal e colado à Igreja do Carmo, este museu é um excelente ponto de paragem para todos os que adoram um passeio que estimule o conhecimento. Aqui existem diversas salas, entre elas a Sala de Zoologia, Sala de Paleontologia, Sala de Mineralogia e Sala de Arqueologia e Etnografia.

Arqueossítio da Rua D. Hugo nº 5

Embora seja um espaço pequeno, neste arqueossítio encontra-se a mais longa sequência de ocupação humana na cidade do Porto. Merece mesmo a tua visita para que possas compreender a evolução desta magnífica cidade.

Rua de Santa Catarina

Além de lojas multimarcas e outras mais conhecidas do público, aqui encontra-se ainda muito comércio local e, de certo modo, tradicional. Contudo, o melhor é que não é preciso pagar para ver as montras, só se quiseres entrar e comprar. E, além de tudo isto, poderás observar amagnífica fachada  do Café Majestic, um dos marcos mais importantes da Invicta. Caso tenhas orçamento, podes entrar e tomar um café.

Estas são apenas algumas das muitas atividades que a cidade acolhe. Enquanto algumas são sazonais, estas são intemporais e, tenho a certeza, vais gostar de fazer.

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Solteiros contra casados
Average rating:  
 1 reviews
by Gonçalo on Solteiros contra casados
Artigos sobre Porto

Excelente artigo. Podem escrever mais artigos sobre Portugal? era muito bom que assim fosse.

Continuem 😉

Summary
Review Date
Reviewed Item
10 Locais gratuitos a visitar no Porto