Praias Fluviais Alentejo

praias fluviais no alentejo

Apesar de ser uma região conhecida por planícies e casas típicas caiadas a branco, as praias fluviais no Alentejo são um dos ex-libris para descansar e recarregar energias.

As praias desta região possuem uma paisagem ímpar e envolvente, contudo são as suas águas cristalinas e límpidas que fazem as delícias de quem por aqui se banha. Além do paisagismo, muitas destas praias contam com estruturas de apoio como bares, casas de banho e nadadores salvadores.

Embora grande parte das praias fluviais no Alentejo se inserirem em plena natureza, existem outras que surgiram no seguimento das construções de albufeiras e barragens. Seja como for, qualquer uma delas merece a tua visita. Porquê? Para que possas descobrir o melhor da região e possas ter o descanso merecido. Por isso atenta na nossa lista e planeia as tuas férias de modo a que incluas a visita a uma (ou mais) destas praias.

Lista com as melhores praias fluviais do alentejo

Praia Fluvial da Tapada Grande (Mina de São Domingos)

praia fluvial alentejo da tapada
Créditos: aquapolis

Este local é igualmente conhecido como Praia da Albufeira da Tapada Grande. Por aqui poderás contar com águas calmas e espaço amplo, ou seja, não terás problemas quanto a este assunto.

Em termos de estruturas de apoio, conta um café/restaurante com esplanada. Contudo, caso leves marmita, podes merendar no parque destinado para esse fim, onde podes estender a tua toalha.

Praia Fluvial da Barragem de Montargil (Ponte de Sor)

Créditos: lifecooler

Inserida na albufeira da Barragem de Montargil, esta praia tem muito para explorar e desfrutar. As águas fluviais deste local são perfeitas para desportos radicais, mas não só: também para te refrescares enquanto fazes campismo.

Um dos únicos problemas é que muitas das zonas de acesso à água da albufeira não são vigiadas. Por isso, tem cuidado por onde andas para evitares dissabores caso precises de auxílio.

Pego das Pias (Odemira)

praia fluvial pego das pias
Créditos: praiasfluviais

Muito mais do que um espaço onde te podes banhar, este é um verdadeiro paraíso em pleno Alentejo. A ribeira do Torgal passa por um estreito e alto desfiladeiro na rocha, remetendo aos filmes com paisagens paradisíacas.

Embora seja um recanto sereno, chegar até lá não é tarefa fácil. É preciso ter um bom sentido de orientação e alguma paciência até lá chegar.

Fica a conhecer o que visitar no alentejo. 

Alamal (Gavião)

Créditos: vagamundus

As águas do Tejo banham estra praia localizada entre as aldeias de Cadafaz e Belver. Caso precises de uma referência, basta perguntar pela quinta do Alamal, que dá o nome a esta praia.

Apesar de estar inserida no meio da natureza, esta praia fluvial só se transformou num centro balnear em meados dos anos 90. Contudo, tem tudo o que é necessário para desfrutares de um merecido descanso, incluindo toldos, espreguiçadeiras, gaivotas e caiaques.

Açude do Gameiro (Mora)

praia fluvial açude do gameiro
Créditos: pequenos paraisos

A ribeira da Raia é quem banha o areal do Açude do Gameiro. Rodeado por um belíssimo pinhal, por aqui podes acampar, fazer um piquenique e um circuito de arborismo.

Além destas atividades, podes ainda dar um passeio nos passadiços de madeira ao longo da margem, jogar uma partida de pingue-pongue ou usar o wi-fi gratuito para fazer vídeochamadas. Como vês, opções aqui não te faltam.

Portagem (Marvão)

Não te admires se vires muitos espanhóis por aqui. Tal acontece porque é de lá que grande parte dos visitantes chega a esta praia fluvial no Alentejo. A piscina natural formada entre duas pontes é a responsável por tanta atenção por parte dos nossos irmãos.

A par das atividades náuticas, podes fazer um belíssimo piquenique no parque de merendas, visitar o Centro de Lazer ou usufruir dos diversos espaços ajardinados que existem em redor.

Praia Fluvial de Avis da Albufeira do Maranhão (Avis)

Praia Fluvial de Avis da Albufeira do Maranhão
Créditos: aquapolis

Conhecida localmente como a praia fluvial do Clube Náutico, este é o verdadeiro oásis em pleno Alentejo. Além disso, é de tão fácil acesso que nem tu vais resistir visitar!

Muito mais do que as águas maravilhosas e a paisagem envolvente, aqui poderás contar todo o tipo de infraestruturas para conseguires ter um dia inesquecível. Desde bar/restaurante até cais de embarque para praticares desportos náuticos, tens tudo à tua disposição.

Praia Fluvial de Odivelas (Alvito)

Esta é uma opção perfeita se fores com a família. Porque além de teres onde fazer piqueniques, contas ainda com um bar e um parque infantil, pelo que entretenimento para todos não falta.

A única reserva que deves ter em relação a esta praia é a questão dos banhos. Como esta é uma zona não vigiada e tem alguns perigos associados à atividade da barragem, poderá não ser muito seguro dares uns mergulh

Praia Fluvial da Ribeira da Venda (Castelo Cernado)

Créditos: pequenos paraisos

Localizada perto da aldeia da Comenda, esta praia fluvial vai surpreender sobretudo pelos seus espaços verdes e pontes que atravessam a água.

Além da beleza natural, existem diversas infraestruturas disponíveis. O típico parque de merendas com churrasqueiras, mas também um snack bar/restaurante com esplanada, pista de skate, balneários e o açude. Por isso, não te tens que preocupar com algumas questões relacionadas com viagens longas!

Obviamente que estas são apenas algumas das muitas sugestões que podes encontrar em termos de praias fluviais no Alentejo. Contudo, se souberes de alguma que não esteja na lista, já sabes: partilha connosco!

Parques aquaticos no algarve que podes visitar neste verão. 

FAQ's

Onde encontrar as melhores praias fluviais no alentejo?
Parece que encontraste o artigo certo, temos aqui as melhores listas de praias fluviais no alentejo. 

O que é uma praia fluvial? 
Basicamente a melhor explicação que temos é quem procura umas férias diferentes no meio da natureza e não dispensa um mergulho, pode trocar o mar salgado pelas águas doces dos rios.