Embora o metro do Porto seja um bom meio de transporte, ele não permite que vejas alguns detalhes únicos das ruas da Invicta. Por isso mesmo, trouxemos hoje uma lista de ruas do Porto que deves conhecer quando estiveres pela cidade. Além de desfrutares de bons momentos e de experiências no comércio local, terás bons cenários para umas fotografias memoráveis para as redes sociais.
Assim sendo, bora lá arregaçar as mangas e partir para a aventura?
As 5 ruas do Porto que tens de conhecer
Rua das Flores
Certamente que já te perguntaste o porquê de esta ser a Rua das Flores sem flores. Bom, a verdade é que isso é na atualidade, pois em tempos aqui existiu um campo de flores.
A Rua das Flores no Porto foi mandada construir pelo rei D. Manuel I numa altura conturbada devido à expulsão dos Judeus de Portugal em 1496. Dado que, nessa época, a monarquia portuguesa queria reafirmar a força da Igreja Católica em território luso, foi aberta a Rua das Flores. Para quê? Para ligar a vários monumentos religiosos tais como o Convento de São Domingos (atual Palácio das Artes), Convento de Avé Maria de São Bento (atual estação de São Bento) e a Igreja da Misericórdia.
Além de ligar aos monumentos citados anteriormente, esta rua teve como objetivo aliviar o tráfego da Rua da Bainharia, que lhe é paralela, e que era responsável por ligar a zona ribeirinha à parte alta da Invicta.
Embora até ao início do século XX se tenha tornado numa rua de mercadores, mais especificamente de ourives, ela foi perdendo prestígio, acabando por ser abandonada pelos comerciantes. Contudo, na última década foi totalmente reabilitada, sendo agora uma das ruas mais importantes do Porto. E tu tens que a conhecer!
Rua Escura
Sinuosa e duvidosa, esta rua situada nas traseiras da catedral do Porto está rodeada de edifícios altos e muito próximos entre si. Mas existe mais história para conheceres.
De acordo com registos históricos recentes, esta era a antiga Rua Nova, uma vez que esta foi uma das primeiras ruas da Invicta a ser construída fora das muralhas primitivas da cidade.
Com o passar dos anos, a rua foi ganhando má reputação, estando muito associada ao consumo e tráfico de drogas. Atualmente, e após a intervenção da autarquia do Porto, a situação encontra-se resolvida, no entanto, os portuenses continuam a evitar este arruamento. Por isso, deixa os preconceitos de lado e visita esta rua!
Rua de Sá da Bandeira
Entre a Avenida dos Aliados e o Mercado do Bolhão está a Rua de Sá da Bandeira, uma das mais emblemáticas da cidade e que é uma homenagem ao político envolvido no Cerco do Porto, o Bernardo Sá de Nogueira de Figueiredo.
Inaugurada em 1836 para estabelecer uma alternativa de comunicação rápida entre a Praça Dom Pedro (atual Praça da Liberdade) e a Rua do Bonjardim, aqui poderás fazer muita coisa. Podes ir ver um espetáculo ao Teatro Sá da Bandeira, tomar um café n’A Brasileira ou acomodares-te nos hotéis que ficam aqui.
Rua de Santa Catarina
Falar do Porto sem falar da Rua de Santa Catarina não seria a mesma coisa. O nome deve-se à capela oitocentista dedicada a Santa Catarina de Alexandria. Contudo, esta rua nem sempre teve os seus impressionantes 1500 metros de extensão.
Apesar de ter sido construída em 1748, em 1784 sofreu uma intervenção, tendo-se modificado a sua disposição. Porém, a grande transformação ocorreu nos anos 70 do século passado, altura em que se encheu de lojas de pronto a vestir, sapatarias, restaurantes e confeitarias. Mas a grande atração é a Capela das Almas, por isso, não te esqueças de tirar uma fotografia após uma boa sessão de compras.
Rua Galeria de Paris
Se és um amante dos bares e discotecas portuenses, certamente que esta rua não te é desconhecida. Contudo, sabias que aqui esteve instalado o convento das Carmelitas?
Esta rua foi aberta em 1903 e os prédios que a ladeiam são elegantes e inconfundíveis, com destaque para o número 28, que possui traços do estilo Arte Nova.
Ao longo da segunda metade do século XX, aqui foram-se instalando armazéns de tecidos, entre os quais se destacam os Armazéns Marques Soares, que fica na esquina entre a Rua Galeria de Paris e a Rua das Carmelitas, e a Fernandes, Mattos & Cª, fundada em 1886. Atualmente, é uma das zonas mais movimentadas e animadas da Baixa do Porto, contando com muitos espaços de diversão noturna.
Rooftops Porto? Uma lista cheia de novidades da cidade do Porto para veres:
FAQ's gerais:
Quais são as ruas mais famosas do porto?
Tens de ler a nossa lista para ficares a conhecer. Atualmente temos uma seleção de 5 ruas mais famosas da cidade do porto para visitar.
Porto é uma boa cidade para conhecer?
Sim, cada rua tem a sua própria mística e história que deves ficar a conhecer.