Avenida dos Aliados Porto – O que fazer?

avenida dos aliados porto

Conhecida como a sala de estar da Invicta, a Avenida dos Aliados porto é, sem dúvida, muito mais do que isso. Alberga história e alguns dos edifícios mais importantes e conhecidos do Porto, como é o caso da sede do Banco de Portugal.

Embora tenha sofrido alterações com o passar das décadas, esta zona central da cidade atrai diversos turistas e locais para as mais variadas atividades. Sejam compras ou refeições, aqui existem opções para diferentes gostos e possibilidades, contudo, uma coisa é certa: todos ficam encantados com o que aqui observam. Até porque este é um dos locais gratuitos que podes visitar no Porto.

Apesar de ser vista como “uma só”, a realidade é que além da Avenida dos Aliados, a Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado formam um tecido urbano contínuo. Por isso, na altura de colocares as indicações no GPS, não te sintas confuso se ele te indicar uma destas praças.

Planos para visitar nos aliados porto

Visitar os edifícios históricos

Muito mais do que uma avenida, está é uma das zonas mais emblemáticas e importantes do Porto. Aqui situa-se o edifício da Câmara Municipal do Porto, com uma torre de 70 metros de altura. Imponente e belo, é a imagem de marca da Invicta. Contudo, não é o único edifício com história nesta localização.

Diversas construções históricas albergam hoje hotéis e restaurantes, alguns deles também com imensa história. Um deles é o McDonald’s Porto Aliados, inaugurado em 1995. Embora tenha sido inaugurado nos anos 90, o edifício onde está instalado pertence ao património histórico dos anos 30, do estilo Art Déco, onde em tempos funcionou o afamado Café Imperial.

No lado oposto ao do espaço anterior, situa-se o Café Guarany, inaugurado em 1933. Relembra os índios da América Meridional (onde hoje é o Paraguai, o Paraná e o Uruguai), fazendo uma clara alusão ao Brasil do século XX como primeiro produtor mundial de café.

Ficar hospedado - Hoteis e Mais hoteis no Porto

Créditos: cntraveller

Ao longo da Avenida dos Aliados, bem como nas suas periferias, existem alguns alojamentos locais, pensões e hotéis. Contudo, o mais conhecido e emblemático é o Palácio das Cardosas, da rede InterContinental, onde em tempos funcionou o Convento dos Loíos.

Além de ficares hospedado em épocas especiais (no Natal, por exemplo) para desfrutares de uma vista privilegiada sobre a avenida, podes também realizar algumas refeições, incluindo o famoso brunch no Restaurante Astória.

Prova as melhores francesinhas da cidade do porto , baixa e arredores. 

Fazer compras

Como acontece em diferentes pontos do Porto, e outras lojas que permitem compras online –  Existem algumas lojas de comércio tradicional, contudo, junto ao Palácio das Cardosas existe uma loja multimarcas para quem não quer perder de vista as últimas tendências da moda.

A Avenida dos Aliados será a nova Avenida da Liberdade do Porto?

Para quem não sabe, a Avenida da Liberdade é uma das referências para quem gosta de fazer compras de luxo em Lisboa. Lá estão fixadas algumas das marcas mais conhecidas do segmento luxuoso, como por exemplo, a Prada, a Celine ou a Michael Kors.

Dado o crescimento e a atratividade que a cidade tem ganho nos últimos tempos, muitas são as marcas de luxo que estão interessadas em fixaram-se na Avenida dos Aliados, no Porto. Assim, estimam algumas das principais consultoras imobiliárias do ramo, esta zona da cidade será a nova Avenida da Liberdade do Porto. Aliás, caso disso são a presença das lojas Tod’s, Burberry e Boutique dos Relógios Plus (no edifício da sede do antigo jornal O Comércio do Porto) na avenida.

Participar nos eventos culturais

Créditos: observador

Ao longo dos anos, muito mais do que uma zona turística, a Avenida dos Aliados tornou-se num verdadeiro palco de diversas iniciativas culturais com imensa importância para a cidade. Por exemplo, a passagem de ano, é costume existirem diversos concertos aqui.

Um ponto de acesso a outros locais

Créditos:saba

Depois de visitares os edifícios, fazeres as tuas compras e passeares por esta zona, caso pretendas ir para outros locais, é bastante fácil. Tudo porque a Avenida dos Aliados está numa zona central e próxima de outras zonas da cidade. A Ribeira do Porto, a Torre dos Clérigos, o Jardim da Cordoaria, a Praça dos Leões e a Rua de Santa Catarina são alguns dos pontos e localizações que se situam muito próximo da avenida. Caso estejas à procura de pontos de mobilidade, além de teres o metro (linha D) a passar por aqui, contas ainda com a Estação de São Bento (metro ou comboio), diversas paragens de autocarro. Podes ainda subir e ir até à Trindade, onde tens autocarros e a estação de metro, onde passam todas as linhas.

Já visitaste a Avenida dos Aliados? Agora não tens desculpas!

Uma lista de teatros que podes encontrar na cidade do porto. vê mais abaixo os mais emblématicos. 

FAQ's

Existe eventos na avenida dos aliados?   
Sim, a camera do Porto promove diversos eventos, como por exemplo a passagem de ano, europeu de futebol ou mundial bem como imensos concertos. 

Avenida dos aliados fica longe dos clerigos? 
Não. Apesar de ser a subir a distância é bem curta, como para outros pontos turísticos à volta. Temos tudo o que precisas de saber no nosso artigo.