Coisas para fazer em fatima portugal

fatima portugal o que visitar

Conhecida como a capital religiosa portuguesa, fátima portugal, é um dos destinos mais visitados por estrangeiros e nacionais, crentes e não crentes.

Um dos grandes motivos é o Santuário de Fátima, contudo, existem outras atrações que não passam despercebidas a quem por aqui passa. 

Fica a conhecer tudo connosco sobre o que visitar em fatima. 

Onde fica Fátima?

Embora existam algumas dúvidas quanto à localização de Fátima, mais concretamente no que concerne ao distrito, a verdade é que esta cidade situa-se na freguesia de Serra de Aire, concelho de Ourém, distrito de Santarém. Pertence, portanto, à Beira Litorial, região do Centro.

O que visitar em Fátima Portugal

fatima portugal santuario
Créditos:portugaltravel

Santuário de Fátima

Começa por visitar o Santuário, composto por duas basílicas, duas capelas e a cruz alta (falaremos a seguir sobre alguns pontos), num único espaço amplo.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Esta é a igreja mais antiga do Santuário de Fátima, feita em Calcário Branco do Mar. A sua primeira pedra foi benzida em 13 de maio de 1928 e a Basílica foi inaugurada em outubro de 1953. Podes ainda ver os túmulos dos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco). No seu interior, destaca-se a arquitetura e o uso de mármore ao longo dos seus 14 altares laterais.

Casas de fado por lisboa. Fica a conhecer as maravilhas de portugal

Basílica da Santíssima Trindade e Capela do Santíssimo Sacramento

Esta é a nova igreja do Santuário, inaugurada em outubro de 2007. Possui grandes dimensões e uma arquitetura mais moderna, assemelhando-se a um auditório. Aproveita e visita a Capela do Santíssimo Sacramento no piso inferior.

Capelinha das Aparições

Créditos:rotaturistas

Podemos dizer que chegaste ao coração do Santuário de Fátima. Esta capelinha foi construída em 1919 no local onde estava a azinheira em que a Nossa Senhora de Fátima apareceu aos pastorinhos. Atualmente, aqui está uma imagem da Virgem de Fátima.

Casa dos Pastorinhos de Fátima

A cerca de 2km do Santuário, localizam-se as casas onde nasceram os pastorinhos de Fátima que, entretanto, foram transformadas em casa-museu, na aldeia de Aljustrel. Ao longo do caminho entre o Santuário e as casas onde Lúcia, Jacinta e Francisco nasceram, existem 15 capelinhas.

Fragmento do Muro de Berlim

Fragmento do Muro de Berlim fatima
Créditos:observador

Se quiseres ver de perto um pedaço do Muro de Berlim, que foi demolido em 1989, poderás vê-lo em Fátima. O bloco de quase três toneladas foi oferecido por um português residente na Alemanha.

O que visitar nas proximidades de fatima

Caso possas e estejas disposto a visitar alguns pontos de interesse nas proximidades, deixamos-te duas sugestões que não podes mesmo perder.

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros

Num passado mais remoto que o da época das Aparições, tens este monumento da época dos dinossauros, que conta com pegadas com mais de 275 milhões de anos de existência. Situa-se na Pedreira do Galinha.

Gruta da Moeda

À entrada de Fátima, esta gruta é uma das referências a nível nacional no que concerne ao relevo calcário em Portugal. A extensão visitável desta gruta é de 350 metros, estando a uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada. Mas além da visita, poderás degustar e comprar produtos regionais no espaço dedicado a tal nas grutas, com destaque para o Abafadinho da Moeda, um licor da região.

Grutas de Mira de Aire

São as maiores grutas de Portugal e contam com onze quilómetros de extensão. Foram descobertas em 1947 pelos seus locais, estando abertas ao público há mais de 40 anos. Todas as visitadas às grutas são guiadas, começando com um vídeo que mostra a formação das grutas, seguindo-se a descida até às entranhas da Serra d’Aire. Apesar da sua extensão, apenas são visitáveis 600 metros da gruta, não havendo nenhum tipo de exigência física. Leva um casaco (a temperatura média é de 17 graus) e calçado confortável.

Como chegar a Fátima?

Sem dúvida que a forma mais fácil de chegar a Fátima é por meios próprios, recorrendo à A1 ou ao IC9.

Em termos rodoviários, existe um terminal perto do Santuário onde operam algumas das maiores redes de transporte rodoviário do país, com ligações de diversos pontos do país. Além das ligações nacionais, existem ligações a outros países, como é o caso de Espanha e França, em épocas específicas, como é o caso de maio (por causa das celebrações do 13 de maio) e agosto (época mais procurada por estrangeiros e emigrantes).

Quanto a caminhos ferroviários, a melhor opção é encontrar linhas que passem no concelho de Ourém, que fica a cerca de 13km, fazendo ligação com outros meios de transporte.

Como vês, existem diversos pontos de interesse em Fátima, bem como nas suas imediações. Por estar situada na zona Centro e próxima de outras cidades, podes aproveitar para visitar outros locais de interesse. É só uma questão de fazeres um bom planeamento!

Uma lista de teatros que podes encontrar na cidade do porto. vê mais abaixo os mais emblématicos. 

FAQ's

Onde fica fatima portugal?   
Embora existam algumas dúvidas quanto à localização de Fátima, mais concretamente no que concerne ao distrito, a verdade é que esta cidade situa-se na freguesia de Serra de Aire, concelho de Ourém, distrito de Santarém. Pertence, portanto, à Beira Litorial, região do Centro.

Como chegar a Fátima?
Sem dúvida que a forma mais fácil de chegar a Fátima é por meios próprios, recorrendo à A1 ou ao IC9.