Teatros no Porto – Salas emblemáticas

teatros no porto

Emblemáticos e de cortar a respiração, é assim que os teatros no Porto são. Ao longo de várias décadas, alguns até séculos, eles apresentaram ao público diversos espetáculos e peças.

Atualmente, os teatros podem ter “perdido” a sua batalha para os cinemas ou outras atividades de lazer. Porém, e temos que admitir, não deixam de ter a sua importância numa cidade como a Invicta. Até porque, como poderás ver abaixo, em alguns casos eles recebem outras atrações que não as peças de teatro.

Seja porque queres experimentar o mundo do teatro enquanto espectador ou por pura curiosidade em visitar os seus edifícios, fica a conhecer quais são os principais teatros no Porto que ainda se encontram em funcionamento.

Principais Teatros do Porto - Salas

Teatro Nacional de São João

teatro nacional de sao joao porto
Créditos: TNSJ

Foi em 1908 que o Real Teatro ardeu, ficando reduzido a cinzas. Dois anos após esse desastre, constrói-se o atual Teatro Nacional de São João.

Localizado na Praça da Batalha, este é dos principais teatros da Invicta. Por aqui, a programação é variada e contempla algumas sugestões mais clássicas e outras mais contemporâneas. Caso pretendas só visitar o teatro, poderás fazê-lo mediante o pagamento da entrada.

O Teatro Nacional do Porto, está a promover vários actividades online. Fica a par das noticias aqui. 

Se estás a pensar em descansar em visitar no porto, temos aqui um roteiro de 2 dias. 

Teatro Carlos Alberto

Teatro Carlos Alberto Porto
Créditos: bol

Este teatro deve o seu nome ao Rei Carlos Alberto de Sardenha e é, provavelmente, um dos mais antigos do Porto. Foi inaugurado em 1897 com o objetivo de apresentar espetáculos populares e sessões de cinema. Em 2003, após um longo período de inatividade, o teatro foi renovado e trouxe uma programação completamente nova. Este teatro faz parte da rede do Teatro Nacional de São João, pelo que o site para consultar a sua programação é o mesmo que o anterior.

Mosteiro de São Bento da Vitória

Créditos: porto.pt

No coração da Invicta encontra-se um dos edifícios religiosos mais emblemáticos da cidade. Foi construído no final do XVI e graças a muitos monges ilustres na cidade, o Mosteiro tornou-se num ponto de encontro da música e do canto, algo que se deveu também ao órgão da igreja. Devido à sua história e importância, após muitos anos de obras, em 1985 o Mosteiro é restaurado e instalam-se aqui os Monges Beneditinos, a Orquestra Nacional do Porto e o Arquivo Distrital. Em 2007, o Teatro Nacional de São João fica com uma grande parte do edifício, motivo pela qual grande parte da programação passa por aqui. Quem diria que um Mosteiro poderia ter tanta história e, ao mesmo tempo, ser um palco muito importante na cidade!

Teatro Sá da Bandeira

teatro sa da bandeira porto
Créditos: tsb

Sabias que em 1855, ano em que foi inaugurado, o Teatro Sá da Bandeira era, na verdade, o Teatro Circo, num barracão de madeira que pertencia a uma companhia equestre? Pois é, o que hoje vemos não corresponde, de todo, aos inícios deste espaço emblemático do Porto. Anos após a sua abertura, foi demolido e substituído por um edifício de pedra e cal, sendo, posteriormente, substituído pela estrutura atual. O seu nome atual foi atribuído em 1910.

A par das peças de teatro, exibiu filmes, pois o Sá da Bandeira foi dos primeiros teatros portuenses a usar energia elétrica. Já passaram por aqui também festas noturnas como muitos espetaculos de stand up comedy.

Se procuras um sitio para comer italiano no porto, vê abaixo a nossa seleção de restaurantes: 

Teatro Municipal do Porto

Créditos: porto.pt

Na verdade, são dois os edifícios que dão vida ao Teatro Municipal do Porto: o Teatro Rivoli, adaptado ao cinema e com programação de ópera, dança, teatro e concertos; e o Teatro Campo Alegre, mais recente e construído em 2000, gerido pela extinta Fundação Ciência e Desenvolvimento. 

Coliseu do Porto

Créditos: coliseu

Falar dos espaços mais emblemáticos da cidade e não falar do Coliseu é um crime! A sua construção começou nos anos 30 e foi dada como terminada no início dos anos 40, altura em que o espaço é inaugurado. Após uma extensa controvérsia e uma tentativa falhada de venda a uma organização religiosa, o Coliseu do Porto acaba por ser gerido de forma responsável por uma associação sem fins lucrativos no fim dos anos 90, tendo pouco tempo depois havido um incêndio que destruiu parte do edifício. Foi reconstruído e inaugurado, recebendo hoje grandes nomes populares, sobretudo ligados ao universo musical português.

Obviamente que podes inserir estas visitas ou idas aos teatros na tua visita ao Porto. Se precisas de ajuda, temos um roteiro perfeito para visitar a cidade em 2 dias.

O que se pode fazer nos Teatros do Porto?

A par da sua programação, alguns teatros portuenses permitem a visita guiada às suas instalações. Enquanto tal acontece de forma regular em alguns espaços, noutros tal acontece em situações pontuais ou em datas comemorativas.

Podes, numa situação ou noutra, aproveitar para deslumbrar a beleza dos seus edifícios! Aproveita e visita os locais gratuitos no Porto que se situam perto deles.

Se procuras um sitio para jantar a 2, temos uma seleção de restaurantes romanticos no porto e arredores

FAQ's

Onde comprar bilhetes para assistir a peças de teatros?  
Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais específicos, como bilheteiras ou no online, através plataforma Bol. 

Preços dos teatros?  
Os preços variam muito de espetaculo para espetaculo ou eventos.