O que fazer no Porto – Roteiro no Porto 2 dias

catedral porto sé

Outrora uma cidade mercantil bastante importante na rota do vinho do Porto, a Invicta é um dos destinos de eleição de milhões de pessoas. Por isso mesmo, é normal que haja dúvidas acerca do que visitar nesta que é a segunda maior cidade portuguesa.

Esta cidade banhada pelo rio Douro é, atualmente, considerada por muitos como sendo romântica, afável e amigável graças às suas gentes. Contudo, o que muitos não sabem é que o Porto é Património Mundial listado pela UNESCO desde 1996. Além disso, o seu variadíssimo legado histórico, cultural e arquitetónico é riquíssimo em histórias que encantam os locais e forasteiros.

Perante todos os factos acima listados, aqui no Solteiros vs. Casados poderás encontrar um roteiro fantástico sobre o que visitar no Porto em 2 dias, para que não percas nenhum ponto e local de interesse desta maravilhosa cidade.

1º dia: Conhecer os costumes locais - Visitar Porto

avenida dos aliados porto

Nada melhor do que conhecer uma cidade através dos seus costumes locais. No caso do Porto, o grande ponto de encontro é o Mercado do Bolhão. Por enquanto, o mercado temporário encontra-se na Rua Fernandes Tomás, no Centro Comercial La Vie Porto Baixa, dado que o original se encontra atualmente em obras. Ainda assim, é um ponto a não perder para ficar a conhecer os típicos pregões à portuense.

Aproveitando a proximidade do mercado, nada como ir até à zona comercial da baixa portuense, a Rua Santa Catarina, onde se encontra o emblemático Café Majestic. Se após as compras o fôlego permitir, subir a rua para visitar o Coliseu não é nada mau pensado.

Depois de uma manhã divertida, está na altura de seguir em direção à sala de estar da Invicta, a Avenida dos Aliados. Nestas duas praças é onde se encontram os filhos da terra para celebrarem diversas festividades, sobretudo o São João, padroeiro da cidade. Entre outros edifícios, aqui se encontra a Câmara Municipal do Porto, num edifício emblemático e que serve como postal.
Vir até ao Porto e não ir aos Clérigos é como ir a Roma e não ver o papa, pelo que a visita a este campanário de 75 metros de altura é obrigatória. Aqui poder-se-á ter uma vista panorâmica e única da cidade. Além da Torre, a Igreja dos Clérigos merece ser visitada. Mais ao lado, o Jardim da Cordoaria, a Igreja do Carmo e a Praça dos Leões, onde se encontra a reitoria da Universidade do Porto, encantam todos os que lá passam.

Para explorar esta zona da melhor forma, nada melhor do que dar um saltinho à Livrara Lello & Irmão, que inspirou J. K. Rowling para escrever a saga Harry Potter.
Cortando o Jardim da Cordoaria, pode-se seguir em frente, na rua onde está a Universidade de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em direção aos Jardins do Palácio de Cristal ou, então, ao miradouro do Parque das Virtudes.

A Rotunda da Boavista fica ali perto, pelo que se houver tempo dá ainda para visitar a Casa da Música e a Avenida da Boavista para repor energias.

2º dia: a outra ponta da cidade - Locais a visitar no Porto

viagens na cidade porto

Se no primeiro dia se conheceram os costumes e o modo de vida portuenses, neste segundo dia está na altura de conhecer a outra ponta da cidade. Começando pela Sé do Porto, onde se encontra a casa-torre da Rua D. Pedro Pitões e onde a parte velha da cidade domina. Além disso, é aqui que começa o Caminho Central Português de Santiago e o Caminho Português da Costa.

No Terreiro da Sé, é possível observar a Torre dos Clérigos, o rio Douro e o cais de Gaia noutra perspetiva.
Saindo da Sé do Porto, nada como aproveitar a proximidade do tabuleiro superior da ponte D. Luís I para chegar a um dos melhores miradouros da cidade, o Jardim do Morro, onde se pode desfrutar de uma magnífica paisagem e de relva convidativa a um repouso à sombra.

Do lado esquerdo, encontra-se o Miradouro da Serra do Pilar, inserido no mosteiro com o mesmo nome. Em ambos os pontos é possível ter perspetivas incríveis do Porto, sobretudo ao fim do dia.
Junto à Estação de São Bento, uma das mais bonitas do mundo e que também é de visita obrigatória, encontra-se a Rua das Flores, uma das mais movimentadas da baixa portuense. Seguindo em frente, vai-se encontrar o Palácio da Bolsa, o Mercado Ferreira Borges (que acolhe o restaurante-cervejeira O Mercado e o Hard Club) e, continuando o caminho, chega-se à Ribeira, podendo-se desfrutar de paisagens magníficas com o rio Douro como pano de fundo. Se aproveitaste a dica e atravessaste o tabuleiro superior da ponte, agora podes-te aventurar e atravessar o tabuleiro de baixo em direção ao cais de Gaia.

Já que se está no lado de Gaia, pode-se sempre aproveitar a diversão constante e as esplanadas convidativas a um bom repasto, observando também os barcos Rabelos, que outrora transportaram as pipas do vinho do Porto por esse mundo fora. Contudo, existe um programa ainda mais apetecível para quem adora um bom vinho: visitar as caves do vinho do Porto. Certamente que será uma experiência única e repleta de sabores.

Descobre os restaurantes românticos na cidade do Porto para levares a tua cara metade. 

De estômago cheio e alma aconchegada, no regresso à Ribeira do Porto, apanha o funicular dos Guindais que faz a ligação entre a Ribeira e a Batalha. Assim, entre outras vistas, poderás desfrutar da perspetiva aproximada das Muralhas Fernandinas, o maior troço que sobrevive até aos nossos dias, juntamente com 3 das suas torres. Caso haja energia, podes-te aventurar a visitar o Bairro de Miragaia, em parte ocupado pela Alfândega do Porto. Aqui poderás observar as casas típicas portuenses, os fontanários comunitários como o Chafariz da Colher ou a Fonte do Bicho e as igrejas revestidas a azulejo azul e branco. Podes apanhar o elétrico e percorrer a Foz, onde existem paisagens maravilhosas ao fim do dia e muitos restaurantes românticos para um belo jantar a dois.

Como podes ver, em apenas 2 dias é possível visitar o Porto, uma das cidades mais bonitas e históricas da cidade. Contudo, podes sempre consultar a nossa página onde poderás encontrar sugestões de roteiros de outras cidades.

Se  queres procurar outras opções para saires ao fim de semana no Porto, podes ler este artigo. 

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Solteiros contra Casados
Average rating:  
 1 reviews
by Ricardo on Solteiros contra Casados
Muito bom roteiro pelo Porto

Muito bom roteiro . 😀

Resumo
O que fazer no Porto - Roteiro no Porto 2 dias
Article Name
O que fazer no Porto - Roteiro no Porto 2 dias
Description
Roteiro para 2 dias na cidade do Porto. Roteiro simples e rapido para visitar a cidade do Porto.
Author
Publisher Name
Solteiros contra Casados