Melhores francesinhas de Lisboa – Atualizado

melhores restaurantes para comer francesinha lisboa

Pode parecer controverso, mas não faltam opiniões positivas em relação ao tema. Embora seja uma iguaria típica do Porto, a verdade é que em Lisboa já é possível comer boas francesinhas! E muitas delas com o verdadeiro toque nortenho e outras reinventadas.

Independentemente de estares de passagem ou de forma permanente na capital, quando estiveres com saudades desta maravilhosa sandes, lembra-te de consultar este artigo. Desde a versão mais clássica até à mais elaborada, existem francesinhas para todos os gostos em Lisboa e em diferentes localizações.

Queres saber mais? É só continuares a ler!

Francesinhas em Lisboa - OS spots

Meat Me ( Lisboa)

Nada mais adequado do que a francesinha estar presente na carta deste templo das carnes. Aliás, é um dos ex-libris do espaço. Por isso, às terças-feiras poderás comer esta bela sandes no Meat Me, visto que é o prato do dia. A interpretação desta iguaria está a cargo do chef Tomás Pires, que é natural do Porto. As batatas fritas e o molho extraordinário são os acompanhamentos desta maravilha. Tudo para que te delicies sem arrependimentos.

Tudo começou em Vila Nova de Famalicão, quando a Marco Cervejaria abriu há duas décadas. Desde então tem marcado a sua posição e tem sido reconhecida como um dos melhores locais para comer uma francesinha. Os proprietários foram mais longe e decidiram conquistar Lisboa com a abertura de dois espaços: um em Odivelas e outro em Santos. Os enchidos do Norte não deixam de dar o toque especial das inúmeras versões desta iguaria.

Se a tua cara metade também gostar de brunch, temos mais sugestões de sitios por lisboa: 

Tappas Caffé

Outra casa que é do Norte, o que por si só já é um bom cartão-de-visita. Chegou à capital em 2016 com uma vasta experiência a servir francesinhas a forno de lenha. Por Lisboa as coisas não mudam: o bife de jarrete é o diferencial desta iguaria, bem como a salsicha crioula, salsicha fresca e linguiça. Podes pedir a opção com frango, batatas extra e ovo estrelado para rebentar no topo, mas todas elas têm a característica de terem oito fatias de queijo gordo gratinado na cobertura.

Imperial de Ourique

Na Estrela consegues encontrar uma boa casa que serve esta iguaria portuense: trata-se da Imperial de Ourique, onde existem variedades de francesinha para todos os gostos, incluindo a versão clássica com bife ou, então, uma mais alternativa com hambúrguer. Existem ainda algumas com presunto e bacon, contudo, o grande segredo é o molho.

Dote Cervejaria Moderna

Créditos: Dote.pt

O Porto está um pouco por todo o lado, e em Lisboa também marca presença graças ao Dote. Esta cervejaria conta com espaços em Barata Salgueiro, Alvalade, Avenida da República e Odivelas, para que todos se possam deliciar com uma bela francesinha. O molho é picante q.b. e não é enjoativo, pelo que não tens que ter qualquer problema em escolheres este espaço. Caso não consigas comer uma inteira, podes pedir meia francesinha.

Porque não uma noite de fados ? Temos uma lista para te ajudar

Dom Tacho

O Campo Pequeno acolhe o Dom Tacho, um espaço lisboeta onde podes degustar a bela iguaria com todo o sabor tradicional do Porto. Tal não é de admirar pois a receita do Norte é feita por pessoas do Norte recorrendo aos produtos de maior qualidade. Quanto ao espaço, recomendamos que faças reserva antes de lá ires, pois o restaurante é pequeno mas bastante acolhedor.

Lucimar

Este restaurante em Entrecampos está sempre à pinha, e tal se deve, em parte, às francesinhas, que são famosíssimas na capital. Há quem diga que são as melhores de Lisboa, pelo que não podes deixar de visitar e provar. Os ingredientes são frescos e de grande qualidade, dois fatores que aliados ao molho extraordinário tornam o prato ainda mais apetecível.

Tanite

Este espaço é pequeno mas acolhedor. Além de restaurante é pastelaria e snack bar, pelo que poderás encontrar vários pratos tradicionais portugueses, tais como o bitoque, o bacalhau e a açorda. Contudo, a francesinha é um dos pratos obrigatórios deste espaço. Tal como seria de esperar, o molho é o grande segredo e o toque especial deste prato portuense. No Tanite tens a vantagem de poderes reforçar a meio da refeição.

Não te esqueças: uma boa francesinha pede um bom fino (ou imperial, como queiras)! Além disso, não deixes de parte as batatas fritas envolvidas com o molho desta sandes – não tenhas medo de pedir um reforço da dose do molho, afinal, as batatas querem-se bem “regadas”.

Como dissemos no início, estes são alguns dos espaços que poderás encontrar em Lisboa para comeres uma bela francesinha. Contudo, certamente que existem outros restaurantes a servir este prato do Porto, afinal, esta foi considerada uma das melhores sandes do mundo.

FAQ's

É possivel comer um boa francesinha em lisboa?  
Sim, tens cada vez mais e boas opções. Vê a nossa lista de restaurantes. 

Preços médios das francesinhas em lisboa?  Depende muito do restaurante. Aqui na nossa seleção poderás encontrar desde os mais baratinhos aos que são pouco mais caros. Mas uma coisa é certa, são todos ótimos! Preços a rondar dos 10 aos 20 euros.