Melhores francesinhas de Lisboa

melhores restaurantes para comer francesinha lisboa

Pode parecer controverso, mas não faltam opiniões positivas em relação ao tema. Embora seja uma iguaria típica do Porto, a verdade é que em Lisboa já é possível comer boas francesinhas! E muitas delas com o verdadeiro toque nortenho e outras reinventadas.

Independentemente de estares de passagem ou de forma permanente na capital, quando estiveres com saudades desta maravilhosa sandes, lembra-te de consultar este artigo. Desde a versão mais clássica até à mais elaborada, existem francesinhas para todos os gostos em Lisboa e em diferentes localizações.

Queres saber mais? É só continuares a ler!

Francesinhas em Lisboa - OS spots

Meat Me ( Lisboa)

Meat Me lisboa restaurante
Créditos: nit

Nada mais adequado do que a francesinha estar presente na carta deste templo das carnes. Aliás, é um dos ex-libris do espaço. Por isso, às terças-feiras poderás comer esta bela sandes no Meat Me, visto que é o prato do dia. A interpretação desta iguaria está a cargo do chef Tomás Pires, que é natural do Porto. As batatas fritas e o molho extraordinário são os acompanhamentos desta maravilha. Tudo para que te delicies sem arrependimentos.

Tudo começou em Vila Nova de Famalicão, quando a Marco Cervejaria abriu há duas décadas. Desde então tem marcado a sua posição e tem sido reconhecida como um dos melhores locais para comer uma francesinha. Os proprietários foram mais longe e decidiram conquistar Lisboa com a abertura de dois espaços: um em Odivelas e outro em Santos. Os enchidos do Norte não deixam de dar o toque especial das inúmeras versões desta iguaria.

Se a tua cara metade também gostar de brunch, temos mais sugestões de sitios por lisboa: 

Tappas Caffé

Outra casa que é do Norte, o que por si só já é um bom cartão-de-visita. Chegou à capital em 2016 com uma vasta experiência a servir francesinhas a forno de lenha. Por Lisboa as coisas não mudam: o bife de jarrete é o diferencial desta iguaria, bem como a salsicha crioula, salsicha fresca e linguiça. Podes pedir a opção com frango, batatas extra e ovo estrelado para rebentar no topo, mas todas elas têm a característica de terem oito fatias de queijo gordo gratinado na cobertura.

Imperial de Ourique

Imperial de Ourique francesinha lisboa
Créditos:observador

Na Estrela consegues encontrar uma boa casa que serve esta iguaria portuense: trata-se da Imperial de Ourique, onde existem variedades de francesinha para todos os gostos, incluindo a versão clássica com bife ou, então, uma mais alternativa com hambúrguer. Existem ainda algumas com presunto e bacon, contudo, o grande segredo é o molho.

Dote Cervejaria

Créditos: Dote.pt

O Porto está um pouco por todo o lado, e em Lisboa também marca presença graças ao Dote. Esta cervejaria conta com espaços em Barata Salgueiro, Alvalade, Avenida da República e Odivelas, para que todos se possam deliciar com uma bela francesinha. O molho é picante q.b. e não é enjoativo, pelo que não tens que ter qualquer problema em escolheres este espaço. Caso não consigas comer uma inteira, podes pedir meia francesinha.

Porque não uma noite de fados ? Temos uma lista para te ajudar

Dom Tacho

O Campo Pequeno acolhe o Dom Tacho, um espaço lisboeta onde podes degustar a bela iguaria com todo o sabor tradicional do Porto. Tal não é de admirar pois a receita do Norte é feita por pessoas do Norte recorrendo aos produtos de maior qualidade. Quanto ao espaço, recomendamos que faças reserva antes de lá ires, pois o restaurante é pequeno mas bastante acolhedor.

Lucimar

Este restaurante em Entrecampos está sempre à pinha, e tal se deve, em parte, às francesinhas, que são famosíssimas na capital. Há quem diga que são as melhores de Lisboa, pelo que não podes deixar de visitar e provar. Os ingredientes são frescos e de grande qualidade, dois fatores que aliados ao molho extraordinário tornam o prato ainda mais apetecível.

Tanite

Este espaço é pequeno mas acolhedor. Além de restaurante é pastelaria e snack bar, pelo que poderás encontrar vários pratos tradicionais portugueses, tais como o bitoque, o bacalhau e a açorda. Contudo, a francesinha é um dos pratos obrigatórios deste espaço. Tal como seria de esperar, o molho é o grande segredo e o toque especial deste prato portuense. No Tanite tens a vantagem de poderes reforçar a meio da refeição.

Não te esqueças: uma boa francesinha pede um bom fino (ou imperial, como queiras)! Além disso, não deixes de parte as batatas fritas envolvidas com o molho desta sandes – não tenhas medo de pedir um reforço da dose do molho, afinal, as batatas querem-se bem “regadas”.

Como dissemos no início, estes são alguns dos espaços que poderás encontrar em Lisboa para comeres uma bela francesinha. Contudo, certamente que existem outros restaurantes a servir este prato do Porto, afinal, esta foi considerada uma das melhores sandes do mundo.

FAQ's

É possivel comer um boa francesinha em lisboa?  
Sim, tens cada vez mais e boas opções. Vê a nossa lista de restaurantes. 

Preços médios das francesinhas em lisboa?   
Depende muito do restaurante, aqui na nossa seleção, poderás encontrar desde os mais baratinhos a um pouco mais caros, mas de uma coisa é certa, são todos otimos! Preços a rondar os 10 a 20 euros.