Tascas Porto – As melhores tasquinhas do Porto para visitares

tascas na cidade do porto

Apesar de durante muitos anos ter tido numa conotação negativa, a verdade é que as tascas porto voltaram “à moda”.

Passar pela tasca antes de ir para casa era um costume bastante comum na época dos nossos avós ou até pais. Contudo, num determinado momento, essa prática perdeu-se. Felizmente, e graças a diversos fatores, incluindo o turismo, “tascar” tornou-se numa prática de muitos.

Engana-te se pensas que as tascas têm mau ambiente ou não conseguem surpreender com o que servem. Para te provar isso mesmo, decidimos reunir as nossas sugestões das melhores tasquinhas do Porto para que possas, com razão de causa, experimentar e, temos nós a certeza, aprovar.

Lista com as 12 melhores tascas porto

A Tasca a Badalhoca

tascas porto a badalhoca
Créditos: matosinhosturismo

Sem dúvida que já conheces esta tasca, nem que seja só de ouvir falar. É o verdadeiro ex-líbris da Invicta, sobretudo por causa das suas famosas e deliciosas sandes de presunto. Contudo, neste lugar mítico existem outras sugestões, incluindo a de tripa ou a de fígado.

Casa Expresso

Casa Expresso baixa porto
Créditos: timeout

Nesta tasca, as sandes servidas são as grandes protagonistas da casa. Panados de porco, rojões e fígado de cebolada são algumas das opções de sandes que tens disponível. Para adoçar o bico, conta com uma mousse divinal. Ao almoço, encontras diversos pratos económicos para encher o bucho. Entre as sugestões, destacamos o pratinho de feijoada a 4 euros e as alheiras com ovo.

A Viela (Campanhã)

Créditos: tascasporto

Seja de passagem ou numa mudança de comboio, se puderes, aproveita para fazeres uma pausa para desfrutares de um belo repasto. Onde? Nesta tasquinha fantástica. Fica pertíssimo da estação de Campanhã, pelo que não tens que andar muito. Ao almoço, o bife da casa, servido com batatas fritas e arroz seco, é uma opção que não podes perder. Caso haja, experimenta um pudim de ovos caseiro. Caso vás durante a tarde, para petiscar terás tripas enfarinhadas, morcela frita, panados, presunto e bucho.

Fica a conhecer as caves de vinho do porto. Toda a lista aqui. 

Petiscaria Santo António (Clérigos)

Créditos: evasoes

Esta é a verdadeira tasca dos tempos modernos. O ambiente interior denota isso mesmo, com detalhes de outras épocas que se fundem com a criatividade contemporânea. Quanto à carta, como não podia deixar de ser, predomina as boas iguarias portuguesas. Destacam-se o bacalhau com natas, os rojões, as bifanas e o bacalhau com grão-de-bico. A par de boa comida, não te esqueças de olhar para a carta de vinhos.

Venham mais 5 - Preguinho do porto

tasca do porto - venham mais 5
Créditos: svsc

O venham mais 5 é uma das melhores tasquinhas da cidade do porto e mais emblemáticas. Gostas de um prego recheado com queijo da serra? Tens de vir conhecer o venham mais 5. Para sobremesa, podes também pedir o famoso bolo de chocolate que segundo dizer- “o melhor bolo de chocolate do mundo”. 

Tascö (Baixa)

Tascö na baixa
Créditos: ondevamosjantar

Na Rua do Almada, nesta tasca a comida portuguesa é partilhada sem sofrer qualquer tipo de alteração ou twists. Seja um bom caldo verde, papas de sarrabulho, pataniscas de bacalhau, alheiras de Mirandela ou tripas à moda do Porto, aqui encontras boas sugestões para forrares o estômago. Quanto aos acompanhamentos, conta com os bons e tradicionais arrozes caldosos e salada mista.

Lareira (Baixa)

tasca lareira
Créditos:lifecooler

As tascas costumam ser simples mas encantadoras. É o caso da Lareira, que une essas características numa sala luminosa e com um ambiente fantástico. Daqui não irás querer sair tão cedo, por isso, o melhor é atacar a carta. As tábuas são o clássico (enchidos e queijos), mas a salada de polvo, o pica-pau, as alheiras, a chanfana, as pataniscas e o presunto são, igualmente, opções a considerar.

Casa Louro (Santa Catarina)

casa louro tasca em santa catarina porto
Créditos:tripadvisor

Como em qualquer tasca que se preze, o presunto é o rei das sugestões e uma das primeiras escolhas dos tasqueiros de serviço. Nesta em específico, certamente que será a tua eleição. Porquê? Porque chega de Chaves, Felgueiras e Amarante, acompanhada de uma boa broa de Avintes. Quanto ao pagamento, não te admires: o preço é calculado ao quilo, sendo que ninguém leva menos de 50 gramas no prato. Para acompanhar, pede um bom copo de vinho e sairás recarregado da Casa Louro.

Adega do Quim (Baixa)

adega quim baixa porto
Créditos: visitporto

Entre algumas das muitas iguarias servidas nesta maravilhosa adega, as sandes de panado de porco, as moelinhas fumegantes, os croques e as bifanas são as prediletas de quem por aqui passa. Por isso, se prevês um dia agitado ou se simplesmente tens fome, sabe que podes vir aqui comprar o que pretendes antes de embarcares no comboio. Isto porque a Adega do Quim fica no outro lado da rua onde está a estação de São Bento.

Casa Guedes - Pernil

casa guedes cidade do porto
Créditos: magg

Não podiamos fazer esta lista, sem falar também da famosa casa guedes. Conhecida pelas suas sandes de pernil que não vais querer perder. Situa-se mesmo na praça dos poveiros, no centro da cidade do Porto. Vamos conhecer? 

Adega Viseu no Porto (Baixa)

tascas no porto - adega viseu
Créditos: lifecooler

“Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu”, já diz a canção. Não sabemos se irás apanhar o comboio para ires até lá, temos é a certeza de que vais passar por esta tasquinha para te lambuzares. Seja antes ou na pós-viagem, aqui podes aproveitar para comeres alguns dos pratos tradicionais portugueses ao almoço ou, então, comeres alguns dos pestiscos do dia (rissóis, bolinhos de bacalhau ou polvo em molho verde). Acompanha com um bom fino e ficarás satisfeito para o resto do dia.

Esplanadas Porto – Aproveita par conhecer as melhores esplanadas do porto 

Cervejaria Gazela (Batalha)

Créditos: timeout

Os verdadeiros cachorrinhos que todos os portuenses falam são da Cervejaria Gazela. Tal não é de admirar, não fosse esta a especialidade do espaço. São pequenos, têm pão estaladiço, salsicha fresca, queijo derretido e um molho picante divinal. Acompanha com uma boa cerveja e boa companhia.

Agora diz-nos: tens o hábito de tascar? Já visitaste alguma das nossas sugestões? Se sim, já sabes: dá o teu contributo e partilha a experiência que tiveste.

FAQ's

O que faço para conhecer as melhores tascas do porto?
Tens de ver a nossa lista. Para além disso, são tascas com imensas tradições que duram ao longo dos anos. Um verdadeiro sabor de gerações que se mantém no porto

Quais são os preços das tascas porto?   
No geral, são bastante acessíveis os preços. No entanto, tu tens que ter em atenção ao que comes. Se fores ao gazela e pedires 10 cachorros, claro que vai sair caro ! ahah