A receita do pica-pau é uma das mais consultadas quando se trata de surpreender os convidados com um bom petisco. Sobretudo no verão, não há que resista a este prato acompanhado de uma boa cerveja.
Apesar de parecer uma receita complicada de se fazer, a grande verdade é que este é um dos pratos mais práticos e rápidos que tens para fazer! Contudo, existem pequenos truques e dicas que deves seguir para teres um resultado final divinal. Mas para isso estamos cá nós.
Queres saber como fazer e qual é a receita do pica-pau? Continua a ler e põe em prática!
Como fazer um bom pica-pau?
Como te dissemos, esta é uma receita bastante apreciada em Portugal, sobretudo para petiscar entre refeições. Por isso, é importante saber confecioná-lo de forma quase perfeita para que os desejos entre uma e outra refeição fiquem saciados.
Para que nada te falte na hora de confecionares este prato, deixamos-te algumas sugestões:
- Escolhe carne de boa qualidade – quanto mais tenra for, mais saborosa e agradável será para quem comer;
- O segredo está no tempero! Por isso, não te inibas de fazer um refogado “caprichado”, isto é, cheio de sabor;
- Podes adicionar outras especiarias como piripiri, pimentão-doce ou grão de mostarda;
- Caso queiras sair fora da caixa, podes deixar a carne em vinha de alhos de um dia para o outro no frigorífico. Depois, podes usar 100ml dessa vinha de alhos para o refogado;
- Se possível, faz os teus picles caseiros – o prato ficará ainda mais saboroso;
- Em vez de vinho branco, podes usar brandy ou cerveja artesanal para usar na confeção deste prato;
- Tenta cortar a carne em cubos pequenos mas que possam cozinhar devidamente – se os cortes de forma muito grossa corres o risco de eles não cozinharem no centro;
- Descongela sempre a carne ao natural, isto é, de um dia para o outro. Se usares a carne congelada corres o risco de ela ficar demasiado seca e dura.
Como acompanhar o pica-pau?
Embora este prato tipicamente português se trate de um petisco, a verdade é que podes acompanhá-lo e transformá-lo num prato principal.
Caso queiras comer como petisco, podes acompanhá-lo com pão de alho caseiro ou tostinhas de broa com manteiga. No caso de quereres servires como prato principal, podes acompanhar com arroz ou batata frita.
Como fazer um bom pão de ló. Simples, original e ideias para todos os gostos!
Receita de pica-pau
Tempo de preparação: 30 minutos
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas
Começa por cortar 650g de carne de novilho aos cubos e reserva. Em seguida, esmaga 4 dentes de alho e leva-os a alourar em azeite. Assim que estiver alourado, junta a carne aos cubos e tempera com sal e pimenta a gosto. Quando corar, rega com 100ml de vinho branco. Deixa reduzir e só depois tira do fogão.
Agora, junta 2 colheres de sopa de manteiga ao molho e retifica os temperos. Acrescenta 2 colher de sopa de picles picados, queijo feta aos cubos e mexe tudo bem. Decora com salsa picada e azeitas pretas sem caroço. Serve ainda quente.
Dica: caso não tenhas vinho branco, podes usar a mesma quantidade de brandy. Outra dica, que fica muito bem com o pica-pau, é o molho de francesinha. Aprende a fazer o molho francesinha à moda porto aqui.
Outras sugestões para esta receita
Apesar de ser fácil fazer o pica-pau, existem outras indicações e sugestões que podem ser seguidas para tornar a receita ainda mais saborosa. Para tornar o refogado mais saboroso, podes acrescentar metade de um pimento vermelho, outra metade de pimento verde e outra metade de pimento amarelo, tudo cortado aos cubos. Refoga antes de qualquer outro ingrediente para libertar sucos e sabor para o refogado.
Podes ainda acrescentar mais um toque de acidez, bastando espremer meio limão. Caso queiras apurar sabores e reduzir a quantidade de sal que usas, podes juntar algumas folhas de louro ao refogado, tirando-as quando fores servir.
Pica-pau de frango
Seja por uma questão de gosto ou por questões de dieta, podes sempre adaptar esta receita e torna-la mais “saudável”. Como? Basta trocar a carne de novilho por peitos de frango cortados aos cubos. Depois, o processo de confeção é igual à da receita anterior.
Pica-pau vegetariano
Pensavas que não existia uma versão vegetariana deste prato? Eis que estás muito enganado! O que precisas é de substituir a manteiga pela margarina vegetal e a carne pelo seitan. De resto, o modo de confeção é praticamente igual à receita original (mas com o seitan precisas de deixar a marinar em vinho, limão, louro, sal e pimenta).
Como vês, não existem desculpas para não fazeres um bom e saboroso pica-pau. Agora que tens a receita, tudo o que tens de fazer é pôr mãos à massa! Claro, não te esqueças de partilhar a receita e os resultados com os teus amigos.
Procuras mais receitas? Temos aqui receitas de crepes doces e salgados para aprenderes.