Numa altura em que promover o convívio familiar se torna importante, nada melhor do que as festas temáticas para promover bons momentos em conjunto. Aliás, podes até tirar algumas ideias de festas temáticas para futuramente realizares com os amigos!
O que são festas temáticas?
Embora muitos não saibam muito bem do que se tratam, as festas temáticas são, em suma, uma festa onde se faz referência a um determinado tema ou época. Por exemplo, festa vintage. Contudo, muito mais do que disfarces, é necessário criar todo um ambiente de acordo com o tema escolhido, desde a decoração até à comida.
Muito comuns para celebrar casamentos ou aniversários, este tipo de festa também é interessante para ter um bom motivo para reunir os amigos ou a família. Tudo o que é preciso é planear e adequar a festa aos convidados que vais ter.
As melhores ideias de festas temáticas
Agora que sabes o conceito e estás com uma vontade imensa de reunir os teus amigos e familiares, está na altura de escolheres o tema da tua festa. Não te preocupes, tens diversas opções que, certamente, te vão agradar. Bora lá?
Tudo de pernas para o ar
Certamente que já ouviste alguém te perguntar se a roupa está do avesso por causa das bruxas. O que não sabes é que este pode ser um excelente mote para uma festa temática!
Para criar o ambiente adequado, só precisas de colocar todos os elementos da festa “de pernas para o ar” e a comida na mesa ao contrário. No caso do dress code, todos os convidados têm de comparecer com a roupa virada do avesso.
Como podes prever, a diversão está mais do que garantida nesta festa!
Sangria para a tua festa é uma boa ideia? Sim, claro! Fica com a nossa lista de receitas de sangria.
Recordar o passado
Seja por gostares de uma determinada época ou por quereres recordar o que já viveste (lembra-te que não és velho, és vintage ;)), uma festa temática ao som de boa música é uma excelente ideia. Abaixo poderás encontrar algumas ideias de acordo com as épocas mais adoradas.
Anos 20
Gostas dos loucos anos 20 e pretendes recriar o ambiente vivido nessa época? Então tens que pensar em detalhes como o burlesco e os cabarets, que eram muito comuns na época.
Saída do cenário pós-guerra, grande parte da população mundial quis aproveitar a vida como se não houvesse amanhã. Por isso, esta terá que ser a tua vibe nesta festa.
Quanto à decoração, aposta em detalhes como candelabros e outros aspetos mais glamorosos. Relativamente à indumentária, nada como um fato para fazer um tributo aos gangsters dos anos 20.
Anos 50
Considerada a época dos “anos dourados”, os anos 50 têm tudo para ser glamoroso. Porquê? Porque pode ser baseada nos astros e estrelas de Hollywood.
Assim, inspira-te nos elementos mais luxuosos para a decoração e veste-te da tua estrela favorita. Será Elvis Presley? Marilyn Monroe? Bom, seja ele qual for, esmera-te e diverte-te!
Anos 80
Os anos 80 marcaram o início da era da tecnologia e das inovações, pelo que os videojogos começaram a tomar conta do quotidiano de muitos adolescentes da época.
Dado que tudo o que marca esta década é muito peculiar e característico, na tua festa procura usar bastante cor, sobretudo em tons néon, e detalhes associados aos jogos. Quanto à indumentária, aposta no estilo desportivo, que se popularizou nesta época.
Festa gastronómica
Português que se preze tem sempre boa comida na mesa. Por isso, que tal aproveitares esse tema para criares a tua festa temática?
Atualmente, existem diversos disfarces em forma de comida que ajudam a compor o ambiente. Assim sendo, poderás aproveitar e lançar o desafio: só poderão comer aquilo de que estão disfarçados! Por exemplo, quem está disfarçado de doce só poderá comer doces.
Caso queiras ser menos radical, poderás fazer uma espécie de comida pelo mundo. Dispondo comidas de diferentes países, as pessoas têm que se mascarar como se fossem cidadãos de cada país (ex: indiano, chinês, etc) e só poderão comer a comida do país a que corresponde o seu disfarce.
Festa do bigode
Tal como podes entender, nesta festa ninguém entra sem um bigode. Vale tudo: deixar crescer, desenhar com tinta, usar um bigode falso… Digamos que esta é a senha para a entrada nesta festa!
Relativamente à decoração, poderás recriar uma barbearia e ter disponível comida com formato de bigode ou que lembrem todo esse universo.
Para dinamizar a festa, podes criar uma espécie de concurso cujo objetivo é ver quem tem o bigode mais bonito. Acreditamos que com uma competição em jogo, os convidados vão-se esmerar para conseguirem levar o prémio. 😉 E claro, diversão não vai faltar!
Festa da cor
Esta pode parecer uma festa mais simples, contudo, é igualmente interessante. O objetivo é selecionares uma cor, decorares o espaço com essa cor e dizeres aos convidados que só poderão comparecer com uma peça nessa tonalidade.
Dica extra: aproveita e “joga” com a luz para criares efeitos interessantes na tonalidade escolhida.
Como vês, ideias de festas temáticas não faltam! O que precisas é de escolher o que pretendes, isto é, se queres algo mais simples ou elaborado e depois colocares mãos à obra. Mas uma coisa é certa: quer na preparação quer no grande dia, a diversão é garantida!
Se com sangria, estavas bem, agora pensa se também tiveres receita de mojitos para a tua festa. Mais um artigo para teres em conta.
FAQ's
O que são festas tematicas?
Embora muitos não saibam muito bem do que se tratam, as festas temáticas são, em suma, uma festa onde se faz referência a um determinado tema ou época. Por exemplo, festa vintage. Contudo, muito mais do que disfarces, é necessário criar todo um ambiente de acordo com o tema escolhido, desde a decoração até à comida.
Quais as melhores festas temáticas para fazer?
Tens de ler o nosso artigo para descobrires as nossas ideias.