Museus Lisboa – Lista atualizada de museus a visitar em lisboa

museus lisboa para visitar hoje

Visitar os museus de Lisboa é um excelente pretexto para marcar uma viagem à capital. Afinal, por lá não faltam espaços que contam a história de diversos setores da nossa cultura e sociedade. Contudo, quando não se sabe onde ir, fazer um itinerário de locais a visitar fica complicado.

De modo a poderes organizar a sua ida à capital portuguesa, aqui no Solteiros vs. Casados decidimos criar uma lista com aqueles museus que não podes mesmo perder na tua ida a Lisboa. Claro, existem muitos museus que ficaram de fora e nada te impede de visitá-los caso tenhas tempo. Vamos a isso? Continua a ler!

Os museus de Lisboa que tens mesmo de conhecer

1. MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Belém)

O MAAT nasceu em junho de 2016, porém, só foi inaugurado nesse mesmo ano em outubro e a funcionar em pleno em março de 2017. Mas sem dúvida que o mais chama a atenção são as curvas desenhadas pela inglesa Amanda Levete, que dão um belo pano de fundo para fotografias nas redes sociais. Contudo, se te sentes impressionado com o exterior, experimenta ver a agenda de exposições, marcar uma visita e ver o interior deste museu.

Lista com os melhores parques de campismo em portugal

2. Museu do Dinheiro (Baixa Pombalina)

Embora não compre a felicidade, ajuda muito a construi-la, não é verdade? Falamos do dinheiro, como é óbvio. Por falar nele… Sabias que existe um museu em sua homenagem em Lisboa? Isso, há um Museu do Dinheiro em plena Baixa Pombalina!

Apesar de a descoberta da muralha que D. Dinis construiu no século XIII na atual baixa de Lisboa ter atrasado as obras do museu, esse acontecimento trouxe ao museu relevância arqueológica. Lá dentro, a geopolítica e a história cruzam-se numa coleção de notas de todo o mundo. Além disso, a evolução do dinheiro mostra-se nas máquinas de cunhagem. 

3. Museu do Oriente (Estrela/Lapa/Santos)

A relação entre Portugal com o Oriente é longa, algo que a História faz questão de salientar. Porém, neste museu essa história é contada através de peças do tempo dos Descobrimentos e de algumas raridades, como é o caso do chapéu Namban de papel e da laca que os japoneses inventaram para imitar o modelo de abas dos portugueses.

4. Museu Nacional do Azulejo (Beato)

Estrangeiros e nacionais não perdem a oportunidade de visitar o antigo Mosteiro da Madre de Deus, construção datada do século XV, onde se encontra o Museu Nacional do Azulejo. Para quê? Ver a evolução da história deste elemento que ganhou relevo na decoração.

Em 1508, D. Manuel encomendou em Sevilha um lote de 10 mil azulejos para o Palácio Real de Sintra. Mas tal como ele, existem outros casos que a história conta. Isso é o que podes ver neste museu, além de vinte e três metros de azulejos, com o retrato vivo da cidade vista do rio, de Algés até Xabregas, antes do terramoto de 1755, um painel pintado por Gabriel del em 1700. 

5. Museu do Fado (Alfama)

Património da humanidade, o fado ganhou casa própria em 1998 no coração de Alfama. Aliás, melhor localização era impossível, já que aqui se encontram grande parte das casas de fado em Lisboa. 

O que podes ver neste museu? Diversas coleções cedidas por centenas de intérpretes, autores, músicos, compositores, construtores de instrumentos, investigadores ou, resumindo, de amantes de fado. O objetivo? Contar um pouco da história deste estilo musical tão português.

6. Museu da Farmácia (Chiado/Cais do Sodré)

Embora se chame Museu da Farmácia, este é um espaço que dá, de um modo geral, a conhecer a história da saúde em todo o seu esplendor. O melhor de tudo é que esta é uma história além-fronteiras, que começa numa rudimentar mó do neolítico e vai até ao mais moderno kit de medicamentos da Estação Espacial MIR.

Além dos objetos, poderá ver reconstituições de farmácias portuguesas (e uma chinesa), dando destaque à única farmácia datada do século XVIII, a Farmácia Barbosa.

7. Museu Nacional do Traje (Lumiar)

Aberto há quarenta anos, o objetivo deste museu é só um: mostrar, através das indumentárias e acessórios, a história desde o século XVIII até à atualidade. Além de ter uma exposição permanente, existem exposições temporárias, ambas imperdíveis.

Quanto às instalações do Museu do Traje, são nada mais, nada menos, do que o Palácio Angeja-Palmela, que ao lado tem o Parque Botânico do Monteiro-Mor.

Depois de te termos sugerido espaços para visitares, não podemos deixar de sugerir também os restaurantes mais aconchegantes de Lisboa para te deliciares. Boa viagem!

Uma lista com algumas sugestões de restaurantes com esplanadas. Vê abaixo:

FAQ's gerais:

Existe museus grátis em lisboa?  
Sim, tens de estar atento às promoções e novidades nos websites dos museus que apresentamos em lisboa.

Vale a pena visitar museus em lisboa?  
Sim! Muita história e museus apresentados completamente diferentes uns dos outros. Tens de conhecer a nossa lista.