Queima das fitas lisboa 2022

queima das fitas lisboa

A Queima das Fitas surgiu no fim do século XIX, em Coimbra, e espalhou-se para outras cidades do país, como o Porto e, lá acabou por também chegar a Lisboa.

Até então, esta semana era conhecida como a Semana Académica de Lisboa, cuja primeira ocorreu em Maio de 1985. Com a primeira edição da Queima das Fitas de Lisboa, a Associação Académica de Lisboa (AAL) quis apostas na tradição académica, nas relações estabelecidas entre padrinhos e afilhados e num evento que, à semelhança da Queima das Fitas de Coimbra e Porto, unisse os estudantes à cidade e ao espírito académico.

Se és finalista, estamos aguardar todas as novidades para a queima das fitas de lisboa de 2022.

Momentos académicos presentes na queima das fitas de Lisboa que acontecem todos os anos.

Os finalistas levam uma pasta preta, normalmente com o nome do curso, o ano de conclusão do curso e o nome do aluno, e desta pasta saem fitas de várias cores, cheias de mensagens de carinho e boa sorte escritas pelos colegas, família, entre outros. Esta pasta será abençoada numa celebração especial, a Missa da Bênção das Pastas.

Apesar de ser uma festa recente, a primeira Queima das Fitas em 2019 teve muitos momentos marcantes, tais como Jam Sessions, Doação de Sangue e Torneios de Futebol de Praia, entre outros.

A Serenata e a Missa da Bênção das Pastas

Marca o início da semana, com atuações das Tunas das diferentes faculdades de Lisboa na Alameda da Cidade Universitária. Esta celebração é gratuita e começa ao fim de tarde e estende-se até à meia-noite. É uma noite inesquecível e arrepiante que não quererás perder.

Casas de Fado lisboa? Olha a nossa lista das casas de fados mais emblematicas de lisboa. 

Tuna M’isto

Organizado em 1997, trata-se de festival de tunas, onde várias tunas da cidade atuam e recebem prémios em várias categorias, como Melhor Tuna, Melhor Canção Original, Melhor Solista, entre outros. O evento é pago, mas depois do espectáculo imperdível tens também uma divertida after-party.

Missa da Bênção das Pastas

Realizada na Alameda da Universidade de Lisboa, é uma celebração católica antiga, na qual o Padre pede a Deus que abençoe as pastas dos finalistas, que as levantam na direção do céu. Lembra-te que, como celebração religiosa, é importante respeitar este momento solene.

Visto que é uma cerimónia ao ar livre, e em Maio já costumam estar temperaturas altas, não te esqueças de levar uma garrafa de água, um chapéu, protector solar, uma merenda e, caso tenhas possibilidade, um banco para te sentares.

Noites Académicas Lisboa

Para além dos momentos solenes, as tuas noites serão preenchidas com muita música e animação no Queimódromo de Carcavelos, perto da Universidade Nova SBE (School of Business and Economics) e da praia. Aqui irás assistir todos os dias a variados concertos, de artistas nacionais e internacionais, que te permitirão festejar o fim do teu curso em grande. O evento é marcado por diferentes estilos de música para todos os gostos, tais como hip-hop, pop, rock, trance, funk e até pimba.

Ainda não terminaste o curso? Não te preocupes, esta festa está aberta a todos os estudantes. Boa disposição e momentos de convívio são obrigatórios nesta festa.

Informações a ter em consideração para 2022:

Bilhetes queima das fitas lisboa

Os concertos são pagos normalmente, pelo que recomendamos que compres os bilhetes com antecedência. 

Nos outros anos, podias optar pelo passe geral, que te permitia ir a todos os dias da festa sem preocupações, ou pelos bilhetes diários, caso só possas ir um dia. Os bilhetes poderiam ser adquiridos na tua Associação de Estudantes, nos pontos de venda comuns, tais como a FNAC, a Worten, os CTT, ou on-line.

Transportes

Durante os dias da Queima das Fitas, a CP disponibiliza um comboio de ida e volta para a festa em Carcavelos, com a última partida às 4h30. Com a apresentação do bilhete de entrada para o Queima das Fitas, o bilhete de ida e volta fica a apenas 2€, pelo que podes deixar o carro em casa e divertir-te.

Jantares de grupo nesta semana nao falta em lisboa. Conhece aqui alguns restaurantes em lisboa para jantares com os teus amigos

Estacionamento

No dia da Missa da Bênção das Pastas convém ir cedo para estacionar pois, devido à grande afluência, os lugares desaparecem rápido num raio grande de quilómetros, e a partir de uma certa hora o trânsito fica condicionado.

Caso decidas levar o carro para o Queimódromo, na zona envolvente costuma haver lugares para estacionar mas, mais uma vez devido à grande afluência, convém ires cedo.

Cartaz queima das fitas 2022

Depois de 2 anos sem se realizar devido à pandemia de COVID-19, a Queima das Fitas de Lisboa está de regresso em 2022, desta vez, entre os dias 12 e 17 de maio. Podes consultar as informações nesta publicação da página oficial da Queima de Lisboa.

FAQ's

Onde comprar bilhetes queima das fitas lisboa?
Os bilhetes poderão ser adquiridos na tua Associação de Estudantes, ou ticket line.

Quantos dias é queima das fitas em lisboa?  
Este ano, a queima realiza-se nos dias 12 a 17 de Maio.