Queima das fitas evora 2022

queima das fitas evora

Aquela que é a melhor festa da vida académica e que qualquer estudante gosta de viver também existe em Évora e vamos aguçar-te a curiosidade e fazer-te acrescentares esta cidade à tua ‘Queima das Fitas 2022 tour’.

Em Évora o diz-se que é uma festa de estudantes para estudantes e com objectivo de enaltecer e fazer apaixonar quem visita esta cidade! Por norma, costuma-se realizar no final de Maio, mas assim que tivermos a data para 2022, serás o primeiro a saber. Sobre o cartaz queima das fitas evora 2022, podes ver aqui. 

Momentos académicos presentes na queima das fitas de evora que não deves perder

Celebra-se o fim do ano académico e é neste evento que os caloiros passam a poder vestir, pela primeira vez, o tão famoso traje académico. Em Évora também é tudo feito a rigor e segue a tradição tendo direito ao cortejo, à música das tunas e claro a muita música num cartaz cheio de caras conhecidas.

Existem alguns momentos imperdíveis para quem adora uma boa festa, vamos deixar-te um cheirinho de alguns dos eventos principais deste evento académico:

Cerimónia da Bênção das Pastas

queima das fitas evora bençao pastas
Créditos: dianafm

É assim que se dá início à Solenidade da Queima das Fitas, que decorre num dos templos religiosos da cidade. E que é um simbolismo para o encerramento do percurso académico de um estudante universitário. Todo ele é elaborado com muito rigor, o que ajuda a seja um momento bonito não só para quem participa, como para quem assiste.

Se estás a pensar numa despedida de solteiro ou outra ideia para os teus amigos. Ve as nossas dicas

O cortejo da queima de evora

A ordem do cortejo é sorteada todos os anos, para que haja alguma igualdade entre todos os cursos e não haver favorecimentos. Começa no Rossio de São Brás e passa pelos principais pontos da cidade. Uma caravana de carros dos respetivos cursos é acompanhada por alunos a pé. De forma a promover a participação de todos, o corteja em Évora é feito para celebração e integração de todos e tem a característica de ser muito integro.

Noite do Porco, do Vinho e do Fado

É um convívio organizado por estudantes para estudantes. Comida, bebida e boa música não falta e serve para integrar e recordar bons momentos junto dos colegas e amigos. Aqui fomes não passas e se és bom de boca então provavelmente vais sair é a rebolar! As comidas mais tradicionais portuguesas são servidas e cozinhadas à moda antiga (em fumeiros e brasas ao ar livre).

Para quem gostar de fado, está aqui uma boa oportunidade! 

Noite das Tunas em Evora

Nem tudo é caos académico, a noite das Tunas proporciona um serão de boa música tipicamente academicamente, dando o estrelato às diversas tudo existentes na cidade. É um excelente espetáculo para quem aprecia estes momentos tradicionais, e é uma boa forma de recarregar as baterias. O nosso conselho é que vale mesmo a pena assistir!

Cerimónia da Queima das Fitas evora

É, o momento mais importante deste evento. Decorre no ‘lugar mais nobre’ da cidade: O Claustro dos Gerais do Colégio Espírito Santo (que para quem não sabe é o berço da Universidade). Tal como é tradição queima-se as fitas como simbolismo de final de percurso académico

Se procuras um restaurante bom e barato, tens de ver esta lista:  

Cerimónia do Banho

Depois de queimar a fita, os alunos presentes banham o colega numa forma de o limpar das impurezas e diz a tradição que desta forma finalista transmite pela memória da água a sua sabedoria aos seus sucessores.

Transportes da queima de evora

O local é de fácil acesso quer por transportes públicos, quer por transporte próprio. Existem autocarros nas imediações e que fazem o serviço normal, e por vezes até reforçado durante estes eventos. Para mais informações podes entrar em contacto com a entidade organizadora do evento.

Localização da festa

Queima de evora amiga do ambiente

Onde há pessoas, há lixo, por isso na Queima de Évora são postos à disposição copos utilizáveis em todo o recinto, para diminuir a produção de lixo e a poluição que acaba por ser consequência destes eventos com muitos participantes.

Cartaz e Bilhetes queima das fitas evora 2022

Existem dois tipos de bilhetes diários e as pulseiras. Os preços de ambos as modalidades de bilhete distinguem-se em :

  1. Sócios, bolseiros e Erasmus;
  2. Estudantes universitários e funcionários da Universidade de Évora;
  3. Não estudantes;

Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais específicos na Universidade ou na tickeline.

Após dois anos de pandemia, a Queima das Fitas de Évora está de volta em 2022! Como tal, a associação académica revelou que, em 2022, a queima realiza-se entre 3 e 11 de junho.

O Cartaz para 2022 será apresentado em breve. Fica atento às nossas novidades! 

FAQ's

Onde comprar bilhetes queima das fitas Evora?  
Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais específicos na Universidade ou na tickeline. Podemos ajudar-te com todas as informações

Quantos dias é queima das fitas de Evora? 
Uma semana bem intensa. Prepara bem a tua disposição, para a festa!