Seja para surpreender alguém ou para satisfazer desejos, descobrir uma receita de arroz de pato saborosa torna-se essencial. Afinal, este é um dos pratos mais apreciados e conhecidos da nossa gastronomia.
Embora muitos adicionem queijo, outros comprem já o pato e o caldo preparados, a boa e antiga moda é começar por cozer a proteína e preparar um caldo caseiro. Só assim se consegue um prato cheio de sabor e um resultado final que agrada até aos mais críticos e exigentes paladares.
Por isso, se tencionas encontrar a melhor receita de arroz de pato, sugerimos-te que continues a ler no nosso artigo. Porquê? Porque vais encontrar 3 receitas diferentes que te vão deliciar e surpreender pelo seu sabor!
Arroz de pato escuro com vinho tinto
Tempo de preparação: 60 minutos
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas
De modo a ter um arroz de pato mais saboroso e apurado, poderás usar vinho tinto, um dos elixires mais apreciados e adequados para o efeito. Assim, vamos pôr mãos à massa!
Começa por colocar num tacho 1,5 litros de água, 100ml de vinho tinto, metade de um chouriço de carne, 175g de toucinho fumado, folhas de louro a gosto, 5 peitos de pato e sal a gosto. Deixa cozer durante 40 minutos. Quando terminar este tempo, coa e reserva o caldo da cozedura. Assim que o pato arrefecer, desfia-o e reserva.
Entretanto, corta a outra metade do chouriço e cerca de 100g de toucinho fumado aos cubos e reserva. De seguida, noutro tacho, faz um refogado com 1 cebola picada e 3 dentes de alho picados com 3 colheres de sopa de azeite. Deixa alourar e junta 1 colher de sopa de polpa de tomate ao fim de 3 minutos. Deixa apurar por mais 6 minutos.
Agora adiciona as carnes ao refogado e adiciona um pouco do caldo, deixando apurar por 4 minutos. Adiciona 350g de arroz agulha e mais 400ml do caldo da cozedura. Tempera com pimenta preta e colorau a gosto. Assim que levantar fervura, baixa o lume e deixa cozer por mais ou menos 10 minutos.
Enquanto o arroz coze, vai cortando umas rodelas de chouriço para colocar por cima do arroz quando o levares ao forno. Quando o arroz cozer, coloca num tabuleiro e decora com rodelas de chouriço. Leva ao forno a 170˚C até alourar.
Sugestão: caso queiras, podes espremer o sumo de meia laranja e coá-lo para juntar ao caldo. Podes ainda adicionar algumas raspas para tornar este arroz de pato ainda mais saboroso.
Arroz de pato com laranja
Tempo de preparação: 60 minutos
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas
Como já deves ter entendido, o segredo de um bom arroz de pato está no seu caldo. Afinal, ninguém quer um arroz seco e sem sabor, não é verdade?
Tal como viste na receita anterior, o vinho pode ser usado para aromatizar o arroz. Contudo, a laranja é também um excelente aliado para o efeito. Por isso, a sugestão que te damos é a do arroz de pato com laranja.
Quanto à preparação, o que difere da receita anterior é a substituição do vinho pela laranja. Ao contrário da receita anterior, deves adicionar as raspas de 1 laranja no refogado para o arroz e o sumo de 2 laranjas assim que este acabar de cozer, envolvendo muito bem.
Relativamente ao restante processo, nada se altera. Basta seguires a receita anterior!
Como fazer um bom pão de ló. Simples, original e ideias para todos os gostos!
Arroz de pato à antiga - tradicional
Tempo de preparação: 60 minutos
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 pessoas
Por último, se quiseres resgatar os sabores antigos (quem sabe aquela receita de arroz de pato da avó), esta é a sugestão mais adequada.
Por isso, começa por colocar meio pato partido aos pedaços com 1 chouriço de carne e 200g de presunto num tacho. Acrescenta 1 cenoura, 1 cebola e 2 dentes de alho, tudo descascado mas inteiro. Leva ao lume com água (até cobrir os ingredientes), meio cálice de vinho do Porto e pimenta a gosto durante 45 minutos. Assim que estiver cozinhado, retira o pato e deixa arrefecer.
Retira os enchidos, coa o caldo e a gordura da cozedura e reseva tudo. De seguida, prepara o refogado do arroz com 1 cebola picada e a gordura do pato. Junta 2 chávenas de arroz agulha para fritar ligeiramente e adiciona 4 chávenas do caldo da cozedura, adiciona sal (se vires que é necessário) e deixa cozer durante 10 minutos. Entretanto, corta o chouriço às rodelas e o presunto em pedaços pequenos.
Quando o arroz estiver pronto, dispõe o arroz, os enchidos no topo e rega com meia chávena do caldo. Leva ao forno a 180˚C até lourar.
Agora que tens aqui aquela receita de arroz de pato que te vai agradar, já não tens desculpas para não arrasares entre tachos e panelas!
Pensavas que não existia uma versão vegetariana deste prato? Eis que estás muito enganado! O que precisas é de substituir a manteiga pela margarina vegetal e a carne pelo seitan. De resto, o modo de confeção é praticamente igual à receita original (mas com o seitan precisas de deixar a marinar em vinho, limão, louro, sal e pimenta).
Como vês, não existem desculpas para não fazeres um bom e saboroso pica-pau. Agora que tens a receita, tudo o que tens de fazer é pôr mãos à massa! Claro, não te esqueças de partilhar a receita e os resultados com os teus amigos.
Procuras mais receitas? Temos aqui receitas de crepes doces e salgados para aprenderes.