Bolo de bolacha receita

bolo de bolacha receita

Muito popularizada nos anos 80, a receita do bolo de bolacha é daquelas que está praticamente na ponta da língua. Porquê? Porque além de ser delicioso é fácil de fazer. Assim, surpreender os convidados ou familiares num jantar é muito fácil.

Dada a sua popularidade, foram surgindo novas versões da receita original do bolo de bolacha. Desde creme de chocolate até à versão vegana, atualmente existem variantes da receita que tornou tão popular este doce.

Embora seja feita com manteiga e bolacha Maria, podes encontrar receitas com bolacha torrada, natas ou leite condensado. Contudo, o mais importante é usares os ingredientes que tens em casa e, claro, aqueles que mais gostas. Mas opções não te faltam, podes ter a certeza disso!

Andas à procura da receita do bolo de bolacha perfeito? Não precisas de procurar mais, estás no sítio certo! Só tens que continuar a ler e seguir as nossas sugestões. 

Bolo de bolacha tradicional

bolo de bolacha tradicional
fonte: svsc

Tempo de preparação: 30 minutos

HTML tutorial

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 pessoas

Gostas muito daquele bolo de bolacha que era servido nos restaurantes e queres reproduzir em casa? Então temos aqui a receita de que precisas!

Começa por juntar 300g de manteiga, 200g de açúcar em pó, 1 chávena de café forte e 2 gemas. Bate tudo até que fique um creme fofo. Reserva e, de seguida, começa por dispor num prato camadas de 300g bolachas torradas demolhadas em café e creme de manteiga. Quando terminares as bolachas, cobre com creme. Decora a gosto (pode ser com bolacha triturada) e leva ao frigorífico até solidificar. Serve frio.

Bolo de bolacha com leite condensado

bolo de bolacha receita
fonte: docerar.pt

Tempo de preparação: 30 minutos

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 pessoas

Caso não tenhas manteiga ou não gostes do sabor do creme da receita tradicional, tens aqui uma excelente opção. 

Começa por bater 400ml de natas (junta um pouco de sal e açúcar q.b). Depois, acrescenta 1 lata de leite condensado e bate até ficar tudo bem misturado. Entretanto passa 300g de bolacha Maria por café forte. 

Num prato, coloca uma camada de bolachas e depois de creme. Vai intercalando até terminar as bolachas, sendo que a última camada tem de ser com creme. Leva ao frigorífico ou ao congelador até solidificar. Retira quando fores servir e polvilha com bolachas trituradas.

Nota: para tornar esta opção mais “leve”, opta pelas natas magras e leite condensado magro.

Como fazer um bom pudim de leite condensado

Bolo de bolacha com creme de café

Tempo de preparação: 30 minutos

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 8 pessoas

Embora o café desempenhe um papel essencial no que toca a sabor, a verdade é que possível potenciar ainda mais o seu sabor neste bolo. Por isso, se não vives sem a tua dose de cafeína diária, segue a nossa receita! Garantimos-te que é deliciosa.

Mistura 200g de manteiga com 2 gemas e 100g de açúcar até teres uma mistura homogénea. Junta um pouco de café e reserva um pouco desta mistura.

Começa a demolhar 400g de bolacha Maria em café para que comecem a ganhar sabor. Cria uma camada com bolachas numa tarteira sem fundo e, de seguida, uma camada de creme. Assim que os ingredientes terminarem, leva ao frigorífico.

Junta 1 lata de leite condensado, café bem forte e a mistura que reservaste num tacho e leva ao lume. Mexe até levantar fervura. Retira e deixa arrefecer. 

Retira o bolo, cobre-o com este preparado e volta a pôr no frigorífico. Antes de servir podes decorar a gosto.

Bolo de bolacha com creme de chocolate

Tempo de preparação: 35 minutos

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 pessoas

Caso sigas uma alimentação sem produtos de origem animal, fica a saber que podes igualmente deliciar-te com esta bela sobremesa! Como? Nós explicamos-te!

Começa por bater 100gr de creme vegetal para barrar à temperatura ambiente com 45gr de açúcar amarelo. Assim que formar um creme, para e reserva. Entretanto, prepara café forte e adiciona uma pequena porção ao creme.

Com o café que sobrar, demolha 1 pacote de bolachas Maria vegan e vai montando camadas num prato de servir. Começa por uma camada de bolachas, outra de creme e repete até os ingredientes terminarem (a última camada é a de creme).

Caso queiras, decora a gosto (com pepitas de cacau, por exemplo) e leva ao frigorífico até solidificar.

Agora que aprendeste a fazer bolo de bolacha de diferentes formas, diz-nos: qual é a receita que mais te agradou? 

Procuras mais receitas? Podes encontrar mais receitas de bolos neste artigo.