Strogonoff receitas e como fazer

Strogonoff receita original

Apreciado em todo o mundo, existem inúmeras receitas de strogonoff que fazem as delícias de muitos povos. Por exemplo, no Brasil é muito comum o strogonoff ser servido com batata palha.

Mas além das receitas, é muito importante saber como fazer um bom strogonoff. Afinal, o segredo de um bom prato está nos ingredientes e nas técnicas usadas.

Queres saber como fazer um bom strogonoff e as receitas que podes seguir? Só tens que continuar a ler o nosso artigo!

Como fazer strogonoff original?

Strogonoff receita original
fonte: receitashumquedelicia

Apesar de ser um prato simples e muito apreciado em diversos pontos do mundo, a realidade é que existem algumas dicas e técnicas que ajudam na hora de fazer um bom strogonoff. Mas não te preocupes que nós partilhamos contigo!

  • Escolhe sempre ingredientes frescos e de qualidade;
  • Corta a proteína em tiras na espessura certa – nem muito finas nem muito grossas;
  • Deixa aquecer bem a frigideira antes de salteares a proteína;
  • Não salgues a carne antes de cozinhar pois poderá libertar água. Opta por fazê-lo após selá-la;
  • Ao temperar a proteína, além do sal, usa pimenta, paprika e noz-moscada;
  • Aproveita sempre os sucos libertados pela proteína quando a fritas – é isto que dá o sabor ao strogonoff. Por isso, após cozinhares a proteína, refogas a cebola no suco que libertou;
  • Assim que o molho engrossar, adiciona a proteína e, por fim, as natas;
  • Não deixes que as natas talhem. O ideal é só aquecer rapidamente.

Receita de Strogonoff de frango

Tempo de preparação: 30 minutos (preparação + cozedura)

HTML tutorial

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 pessoas

Começamos a lista de receitas com a versão mais conhecida: a de frango. Além de saborosa, é fácil de confecionar pois em menos de 30 minutos se tem a refeição pronta.

Em primeiro lugar, começa por lavar 4 peitos de frango e corta-os em tiras. Coloca numa tigela e tempera com sumo de 1 limão, 3 dentes de alho esmagados, sal e pimenta. Envolve bem e deixa a repousar.

Entretanto, leva ao lume um tacho com 30g de manteiga e deixa derreter. De seguida, junta as tiras de frango e aloura-as. Adiciona 2 pacotes de natas para culinária e 45g de ketchup, mistura e deixa o molho engrossar. 

Retifica temperos e desliga o fogão. Serve com arroz branco.

Como fazer um bom pudim de leite condensado

Strogonoff rápido receita

Tempo de preparação: 20 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 pessoas

Se achas que a receita anterior já era rápida, então é porque ainda não conheces esta! Em menos de 20 minutos consegues ter um verdadeiro manjar pronto. 

Para isso precisas de começar a lavar e cortar em tiras 600g de carne de vaca. Antes de prosseguires, cozinha o teu acompanhamento: arroz ou massa.

Entretanto, aloura a carne numa frigideira com 50g de manteiga com 2 dentes de alho esmagados. De seguida, junta 100g de cogumelos frescos e salteia.

Junta 2 colheres de sopa de farinha para engrossar o molho, mistura e adiciona 1 lata de tomate pelado em pedaços e meio copo de vinho branco. Vai mexendo até se dissolver tudo.

Tempera com sal e pimenta e tapa. Deixa cozinhar por 15 minutos. Caso o molho esteja espesso, adiciona 1 colher de sopa de água ou até a espessura estar ao teu gosto. Assim que a carne estiver macia, adiciona 1 pacote de natas culinárias e retoma a fervura.

Dica: caso gostes de te aventurar, podes usar carne de avestruz e substituir as natas pelo leite de coco. Caso optes por este último ingrediente, sugerimos ainda que acrescentes algumas raspas de lima para dar um toque cítrico ao prato.

Strogonoff receita de camarão

Tempo de preparação: 60 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 8 pessoas

Se te apetece comer camarão de uma forma diferente, temos aqui uma forma perfeita para fazê-lo! Para isso precisas de comprar 500g de camarão cozido ou cozê-lo previamente. Tira as cascas e cabeças (podes usar para fazer um caldo de camarão), limpa-o e tempera com limão e pimenta. Reserva.

De seguida, aquece uma frigideira com azeite e refoga os camarões em fogo alto com 2 dentes de alho picados. Retira os camarões e coloca 1 colher de sopa de manteiga na mesma frigideira. Coloca 1 cebola picada e deixa dourar. 

Depois, acrescenta os camarões e 1 cálice de conhaque e deixa reduzir o álcool. Junta 100g de cogumelos frescos, tapa a frigideira e deixa apurar uns minutos. Acrescenta o puré de 2 tomates, 1 colher de sopa de mostarda e 2 de ketchup. Mexe e envolve tudo bem. Acrescenta 1 pacote de natas culinárias, envolve e deixa levantar fervura. Serve com arroz branco.

Strogonoff vegetariano receitas

Tempo de preparação: 30 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 pessoas

Caso não comas nada de origem animal, tens aqui uma opção adequada a ti. Semelhantemente às receitas anteriores, é muito simples de seguir.

Começa por aquecer uma frigideira com azeite para refogaes 1 cebola e 1 dente de alho picados. De seguida, junta 2 chávenas de chá de palmito em rodelas e 200g de cogumelos frescos fatiados.

Assim que ficarem ligeiramente refogados, despesa 2 colheres de sopa de conhaque e flambe o strogonoff. Quando terminar a chama, retifica temperos e adiciona sal, pimenta, 1 colher de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de ketchup e 2 tomates picados. Mistura tudo bem.

Por fim, incorpora 1 pacote de alternativa às natas ou 1 lata de leite de coco. Deixa aquecer ligeiramente, liga tudo bem e desliga o forno. Serve com arroz branco ou outro acompanhamento a gosto.

Procuras mais receitas? Podes encontrar mais receitas de bolos neste artigo.