Cheesecake: receitas deliciosas e fáceis (+ receita da base)

cheesecake receita frutos vermelhos

Tal como o próprio nome indica, o cheesecake é um bolo feito com queijo (e não só). Por ser tão popular e apreciada, neste artigo irás encontrar X receitas desta sobremesa maravilhosa.

Embora não haja uma confirmação oficial, crê-se que esta deliciosa sobremesa tenha surgido na Grécia. Por lá o cheesecake era servido aos atletas que participavam nas competições por ser uma grande fonte de energia. Além disso, era muito comum ser servido nos casamentos.

Atualmente, esta sobremesa é muito associada aos Estados Unidos. A base é o cream cheese (queijo cremoso), porém, existem outras variações e outros ingredientes que o compõem.

O cheesecake é caracterizado por ter:

  • Massa crocante (normalmente com bolacha);
  • Recheio cremoso à base de queijo;
  • Cobertura (normalmente à base de frutas).

Cheesecake: 3 receitas práticas e fáceis de fazer

receita de cheesecake fácil
fonte: svsc

Agora que conheces um pouco melhor a origem e a composição desta sobremesa, está na altura de passarmos às receitas. Abaixo irás encontrar versões que certamente te agradarão – só tens que as pôr em prática. Mas antes disso, vamos-te dar a receita para a base “clássica” deste doce.

HTML tutorial

Receita fácil da base do cheesecake

Começa por triturar 1 pacote de bolacha Maria. Envolve-a com 100g de manteiga sem sal e 50g de açúcar para formares a base. Assim que formares uma mistura consistente, utiliza-a para forrar o fundo de uma tarteira.

Dependendo dos ingredientes e das receitas, podes substituir as bolachas Maria por bolachas digestivas ou outras a teu gosto.

Descobre as melhores receitas de panquecas connosco. 

Cheesecake de frutos vermelhos

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 30 minutos

Tempo de refrigeração: 3 horas

Prepara a base do cheesecake e reserva. Bate 200g de queijo mascarpone, 2 pacotes de natas para bater e 150g de açúcar. Quando tiveres um creme consistente, verte para a base de bolacha e leva ao frigorífico por 2 horas, para que o creme fique solidificado.

Quando estiver a terminar o tempo da refrigeração do creme, leva ao lume uma frigideira com 100g de açúcar e 250g de frutos vermelhos à escolha (podem ser congelados). Deixa cozinhar e assim que se formar um doce, retira e deixa arrefecer. Quando esfriar, espalha sobre o creme de queijo e leva ao frigorífico por mais 1 hora. Se quiseres, serve decorado com frutos vermelhos frescos.

Cheesecake de leite condensado

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 50 minutos

Tempo de refrigeração: 3 horas

Começa por fazer a base e reserva-a. Depois, demolha 3 folhas de gelatina em água fria e derrete-as. Enquanto isso, bate 2 pacotes de natas com 150g de queijo mascarpone. Assim que a mistura estiver consistente, adiciona as folhas de gelatina derretidas. Verte sobre a base de bolacha, alisa e leva ao frio durante 2 horas ou até solidificar.

Repete o mesmo processo com 2 folhas de gelatina e mistura-as com 1 lata de leite condensado cozido. Mexe bem e espalha sobre o creme na forma. Leva ao frio por mais uma hora. Caso pretendas, decora a gosto e serve frio.

Cheesecake de limão

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 60 minutos

Tempo de refrigeração: 3 horas

Começa por fazer a base (podes usar bolachas digestivas e adicionar umas raspas de limão) e reserva-a. Depois, leva um tacho ao lume com 200g de açúcar e o sumo e raspas de 3 limões. Assim que o açúcar se dissolver, reduz o lume e adiciona 4 ovos e 4 gemas. Mexe sempre até engrossar.

Desliga o lume e passa a mistura por um coador para dentro de uma tigela. Adiciona 150g de manteiga amolecida. Bate 90g de queijo creme com 50g de açúcar em pó e o sumo de meio limão.

Começa a montar o teu cheesecake: vira a mistura com gemas e depois a mistura de queijo creme, distribuindo tudo muito bem. Leva ao frigorífico por 3 horas.

Cheesecake de limão

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 60 minutos

Tempo de refrigeração: 4 horas

Começa por fazer a base (usa 1 pacote de bolachas Oreo e 50g de chocolate derretido) e reserva-a. Depois, bate 1 pacote de natas até elas ficarem firmes. Acrescenta 150g de queijo creme, 1 lata de leite condensado, 1 colher de chá de essência de baunilha e 4 folhas de gelatina demolhadas e derretidas. Assim que obtiveres um creme consistente, verte-o para a forma com a base de bolacha e leva ao frigorífico por 2 horas.

Leva um tacho ao lume com 1 pacote de natas. Assim que começar a ferver, desliga o fogão e adiciona 100g de chocolate preto aos pedaços. Mexe bem e quando o chocolate se dissolver, deixa arrefecer. Deita o creme sobre o cheesecake e leva ao frigorífico durante 2 horas (ou até solidificar).

Uma lista com receitas de bolo de iogurte para descobrires

FAQ's

Receita de cheesecake é fácil?
Sim, muito fácil. Temos várias receitas onde só necessitas de três ingredientes. 

Duração de fazer cheesecake? 
Temos receitas que apenas demoram 30 minutos de preparação, mas também temos receitas com 60 minutos. Tens de ler o nosso artigo e escolher a melhor receita para o melhor momento. Não te esqueças que o cheesecake necessita de ir ao frigorifico para solidificar.