Como fazer polvo congelado

como fazer polvo congelado

Seja por uma questão de ser prático ou não, cozer polvo congelado é sempre uma dor de cabeça. Porquê? Porque costuma ficar duro, o que compromete o resultado final de qualquer prato. Mas isso está prestes a mudar! Como? Com as nossas dicas.

Além de este ser um dos ingredientes para um dos pratos mais típicos de Portugal, o polvo à Lagareiro, o polvo cai sempre bem em qualquer ocasião. Por isso, cozinhá-lo na perfeição torna-se obrigatório. Se só tens polvo congelado em casa, não te preocupes: há pequenos truques que fazem toda a diferença. Queres saber quais são? Continua a ler o artigo!

Como fazer polvo congelado tenro

Antes de passares às receitas, tens que, obviamente, cozer o polvo. Contudo, no caso do polvo congelado, tens que ter alguns cuidados para que ele não fique com uma textura parecida à borracha.

Em primeiro lugar, tens que descongelar o polvo. Sim, isso mesmo: coloca o polvo numa bacia e deixa descongelar durante 24 horas. Assim tens a certeza de que a carne deste molusco conseguirá cozer toda à mesma temperatura sem choques térmicos.

Mal o polvo esteja descongelado, separa os tentáculos do corpo. Para isso, estica o molusco numa tábua plana e corta-o desde a sua base. Assim que separares a parte central e dura do corpo da cabeça, corta a cabeça pela metade. Desfaz-te da parte central do polvo, que não tem sabor, e coze os tentáculos com a cabeça.

Dicas para cozer o polvo de forma perfeita

Agora que o polvo está preparado, chegou a altura da verdade: a cozedura. O que é que tens de fazer para que o polvo coza bem? Calma, nós explicamos-te.

Enche 2/3 de uma panela com água e coloca sal e aromáticos (ervas aromáticas, especiarias e legumes como alho francês, cebola ou cenoura). Deixa levantar fervura. Assim que a água ferver, mergulha aos poucos o polvo na água a ferver. Para isso, mergulha o polvo, sem largar, duas ou três vezes nesta água. Depois deste processo, os músculos do polvo irão começar a ceder com a diferença da temperatura, garantia de que a carne ficará tenra e saborosa.

Agora que o polvo está na panela, deixa-o lá durante meia hora. Vai testando com um garfo a sua textura para ver se está no ponto que pretendes.

Como assar e grelhar o polvo

Se porventura não queres cozer mas sim grelhar o polvo, fica a saber que o podes fazer sem qualquer problema. Começa por forrar um tabuleiro com papel de alumínio. Depois, coloca o polvo previamente descongelado 24 horas antes, polvilha com sal, tapa com papel de alumínio e leva ao forno pré-aquecido a 130°C. Deixa cozinhar por duas horas.

Assim que passar o tempo, deixa arrefecer e pré-aquece a churrasqueira ou o grill. Pincela a grelha com azeite e aquece-a durante 10 minutos em temperatura alta. Rega o polvo com azeite e tempera com sal e pimenta a gosto. Leva o molusco à brasa por 5 minutos até ficar moreno. Serve regado com azeite, sumo de limão e salsa com o acompanhamento que mais gostares.

Receitas no forno? Aqui um conjunto de ideias de como fazer um bom salmão no forno.

Outros truques para um polvo tenro

Já te mostramos as técnicas para cozeres, assares e grelhares o polvo de forma perfeita, porém, sabias que existem outros truques que permitem que o polvo fique tenro? Abaixo dizemos-te quais:

  • Coloca este molusco num saco de plástico e passa com o rolo da massa por cima; 
  • Coze o polvo com uma cebola para ajudar a amaciá-lo; 
  • Se comprares polvo fresco, congela-o. Os especialistas dizem que a congelação ajuda a “melhorar” a textura do polvo;
  • Para ajudar na descongelação, podes adicionar água fervida na bacia onde o polvo está a descongelar.

Dica zero desperdício: aproveita a água da cozedura

Embora haja o hábito de deitar tudo fora, na cozinha tudo se aproveita, incluindo a água da cozedura do polvo. Para quê? Para, por exemplo, fazer um delicioso e aromático arroz de polvo. Verás que assim o teu arroz ficará muito mais saboroso. Confia em nós!

Além de seguires estas dicas, deves, claro, ter a certeza de que compras um bom polvo. Para isso, tens que, obrigatoriamente, escolher o local adequado. Nesse sentido, recomendamos-te que leias a nossa lista de sugestões com as melhores peixarias do Porto. Certamente que virás de lá com o que pretendes!

Como vês, cozinhar um polvo congelado não é um bicho-de-sete-cabeças. Tudo o que precisas é de comprar um molusco com qualidade e, claro, ter alguns cuidados com a sua preparação e confeção. Só assim conseguirás ter um bom produto para um bom prato! 

Assim que este molusco estiver pronto, já sabes, só tens que pôr mãos na massa! Desde um arroz de polvo a um polvo à Lagareiro, tens imensas opções para uma refeição deliciosa. Caso queiras algo mais rápido para petiscar, experimenta uma salada de polvo temperada com pimentão-doce ou polvo com molho verde. Não te esqueças de acompanhá-lo com um bom cocktail!

Agora partilha connosco: estás pronto para fazeres pratos deliciosos com este molusco? Temos a certeza que sim! Por isso, não percas mais tempo, corre para a cozinha e arrasa!

Receitas e ideias para fazer bacalhau com broa. Aqui no artigo abaixo: