Comida Indiana e restaurantes indianos no porto

comida indiana

Não é necessário ir à Índia para comer comida indiana. Hoje em dia existem cada vez mais espaços para fazê-lo, sobretudo no Porto. Mas antes de ires, sobretudo se é a primeira vez que experimentas, convém saberes um pouco mais sobre os sabores indianos.

Pratos indianos famosos

Conhecida pelos seus sabores exóticos, a comida indiana é rica em especiarias, com um travo picante em muitos pratos. Mas antes de passarmos a eles, vamos desmistificar uma curiosidade.

Os indianos são todos vegetarianos?

Como deves saber, os indianos não comem carne de vaca, pois consideram-no um animal sagrado. Por alguns indianos serem muçulmanos, muitos deles acabam por não comer porco. Por isso é que muitos indianos são vegetarianos, pelo que não é difícil para quem segue esta dieta alimentar conseguir encontrar alternativas adequadas nos restaurantes indianos. Contudo, os indianos que não são vegetarianos comem carne de aves e cordeiro.

Tascas porto, as melhores tasquinhas para conheceres no porto. 

Pratos Típicos comida indiana

Samosa

Estes pásteis fritos são recheados com lentilhas ou algum tipo de carne, tudo temperado com especiarias indianas.

Chamuça

Este salgado é um dos ex-líbris da comida indiana. A sua forma triangular não deixa enganar: no seu interior encontra-se uma mistura deliciosa. É recheado com uma mistura condimentada de feijão ou grão, vegetais e muitas ervas aromáticas. Depois, podem levar batata ou carne picada, dependendo se são ou não vegetarianos.

Frango na manteiga

Este prato é muito popular no norte da Índia. Basicamente o frango é marinado em iogurte e numa mistura de especiarias cozidas com um molho de manteiga e pasta de tomate. Para acompanhar, lentilhas pretas, salada verde ou pão Naan.

Vada Pav

Se queres provar uma comida de rua, aqui tens uma especialidade indiana. Trata-se de uma sanduíche vegana feita com hambúrguer de batata e pão Pav.

Lassi

sta é uma bebida que acompanha muito bem um momento de descontração ao final do dia. É feito com iogurte, água de rosas, gelo e fruta à escolha.

Caril (ou curry)

Não incluir este prato nesta lista seria um crime tremendo à comida indiana! Sem dúvida que este é dos pratos mais famosos e apreciados da cozinha indiana. O segredo para tanto sucesso é a mistura de especiarias que dá nome ao prato. Quanto à proteína usada, tanto pode ser frango ou peixe (muito tradicional na Índia) que, tal como acontece noutros países, a forma de confeção difere de região para região.

Restaurantes indianos no Porto

Espalhados um pouco pela Invicta, existem alguns espaços com comida indiana que merecem, certamente, a tua visita. Abaixo, poderás ver algumas das nossas opções.

Real indiana - foz do douro

restaurantes indianos porto
fonte: realindiana

Além deste, o Real Indiana tem outros espaços em Gaia e Lisboa. Mas muito mais do que um restaurante, este é um projeto que pretende trazer uma verdadeira experiência indiana. Desde a decoração à ementa, a Índia está bem presente. Quanto à carta, os sabores são inspirados sobretudo na região de Pujab. Tal se verifica através dos pratos ricos em especiarias e temperos naturais com um toque exótico.

Caso procures restaurantes para comer uma boa hambúrguer na cidade do porto, tens de conhecer esta nossa nova lista. 

Indian Tandoori (Campanhã)

Não muito longe da estação de comboio de Campanhã encontra-se o Indian Tandoori. O espaço pode ser informal, mas é muito acolhedor. A condizer com a ementa, que dispõe de inúmeras especialidades indianas. Como seria de esperar, o caril e as chamuças não faltam, porém, existe espaço também para as opções vegetarianas. Seja numa pausa ou depois de uma viagem de comboio, não te vais arrepender de aconchegares o estômago neste espaço.

Thali - Aromas e Sabores da Índia (Baixa)

O nome deste restaurante não podia ser mais adequado. É que por aqui os aromas e os sabores da Índia estão plenamente presentes em toda a carta. Assim, é possível fazer uma autêntica viagem ao país através da comida. O destaque vai para o pão típico indiano, o Peshwari Naan, recheado com amêndoas e coco. Mas existem outras especialidades que terás mesmo que provar

Mendi - Indiano Porto

Nesta lista não podia faltar o restaurante indiano mais antigo do Porto. Com mais de 20 anos de história, o Mendi tem uma áurea intimista e autêntica em termos sensoriais. A gastronomia da zona norte da Índia tem grande destaque neste restaurante. Como sempre, o caril é rei, mas também as sobremesas, com destaque para o Mango Lassi (batido feito com manga e iogurte) e o Kulfi (gelado tradicional indiano), são um ex-líbris na Invicta.

Portugandhi (Marquês)

O ambiente acolhedor e elegante vai conquistar-te assim que entrares neste restaurante. Contudo, o que te vai fazer apaixonar pelo Portugandhi serão as refeições criativas resultantes da fusão entre o tradicional e o contemporâneo.

Caso procures mais restaurantes com os famosos cachorros, tens uma lista aqui com os melhores sitios para comer um cachorro na cidade do porto. 

FAQ's Gerais:

Comida indiana, sugestões?   
Estás no sitio certo, muitas sugestões para te apresentar, mas deves ver com os teus próprios olhos. 

Preço médio de comida indiana?
É um pouco mais caro que vai depender do que pedires, mas com a nossa seleção de restaurantes vais ficar fã de comida indiana, podes ter a certeza.