ilhas cies – O que visitar

ilhas cies espanha

A pouco mais de hora e meia de viagem de carro do Porto, as Ilhas Cíes são um dos tesouros mais bem-guardados de Vigo. Por isso, este é um excelente destino para uma escapadinha romântica ou ter o devido repouso longe da agitação da cidade.

Apesar de desde sempre ter existido, este pequeno paraíso só começou a ser divulgado e conhecido há pouco tempo. Contudo, este arquipélago é composto por 3 ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño. As duas primeiras estão unidas pelo areal da praia de Rodas. Tudo bons motivos para dares uma fugida até aqui.

Quando visitar as cies?

cies ilha - quando visitar
fonte: volta ao mundo

Comecemos pelo planeamento da viagem. Caso te interesse ir até às Ilhas Cíes, fica a saber que as melhores épocas são entre junho e setembro, altura em que existem mais barcos de forma frequente e onde podes aproveitar a praia e todos a natureza desta ilha. 

O que precisas para entrares nas Ilhas Cíes e como chegar?

Apesar de fazer parte do território espanhol, necessitas de uma autorização prévia da Xunta da Galicia para entrares nas ilhas. Para o efeito, entra neste site e pede a autorização. Assim que receberes a autorização, copia o número da pré-reserva para comprares o bilhete de barco. Ou então, caso, desejes, podes deslocar-te aos pontos turisticos perto do porto, para te ajudarem na reserva. Dica: Compra sempre com um dia pelo menos de antecêdencia, pois a ilha têm entradas limitadas.

Para chegares à ilha, a única forma de chegar aqui é, como seria de esperar, de barco. Para tal, podes entrar num ferry boat a partir de Vigo, Baiona ou Cangas. Os bilhetes podem ser comprados online.

Caso queiras aproveitar a noite noturna de vigo, sabe aqui, onde podes sair à noite em vigo!

Alojamento

fonte: tempo de viajar

Para dormir nas Ilhas Cíes, a única forma é acampar com uma vista fantástica sobre a lagoa. Podes levar a tua própria tenda ou alugar uma tenda ou cama no Parque de Campismo das Ilhas Cíes. Numa situação ou noutra, é obrigatório fazeres a tua reserva antecipada. Caso faças o teu pedido de reserva no parque de campismo, não necessitas de pedir autorização de entrada na ilha, já que esta última é dada automaticamente aquando a autorização da primeira.

Onde comer nas ilhas cies

Por aqui as opções não são muitas: existem dois ou três cafetarias e restaurantes nas Ilhas Cíes. Caso só vás um dia, opta por levares comida leve para fazeres um piquenique. Mas prepara-te: nas ilhas não há contentores nem caixotes do lixo, pelo que terás que trazê-lo para o continente.

O que fazer nas Ilhas Cíes

ilhas cies espanha
fonte: iatseguros

Esta pérola de Vigo oferece paisagens deslumbrantes e verdadeiramente encantadoras, algo que podes comprovar graças aos seus trilhos. Existem alguns mais pequenos, outros mais longos, mas todos possuem pontos de interesse que te permitirão desfrutar da fauna e flora das ilhas.

Os quatro percursos estendem-se nas ilhas de Monteagudo e O Faro, ligadas pela ponte que passa pelo Lago Nenos.

Monte Faro

Este é o percurso mais extenso dos quatro existentes. Tem 7,4km e demora cerca de 2h30min (ida e volta) e envolve uma subida ao monte o Faro de Cíes. Depois de passar a Praia de Rodas, o Lago de Nenos e o parque de campismo, encontrarás uma subida na Praia de Nossa Senhora. No topo, poderás deslumbrar a Ilha Sur. Encontrarás um miradouro e um observatório de aves.

O Faro da Porta

Tem 5,2km de extensão e demora 2h (ida e volta). Termina no farol da ilha, o Faro da Porta, coincidindo com o Monte de Faro e quase à Praia de Nossa Senhora. Daqui poderás desfrutar do pôr-do-sol na ilha.

O Monte Agudo

Estende-se até à extremidade da ilha Norte, oposta à do Faro de Cíes, e tem uma extensão de 5,6km (demora 2h, ida e volta). Passa pela Praia de Figueiras, debaixo das árvores e junto ao areal, indo em direção à Praia de Cantareira.

Alto del Príncipe

Metade deste percurso coincide com o de Monte Agudo, podendo, até, combinar ambos. Possui 3km (demora 1h ida e volta) e termina no Alto do Príncipe, uma formação rochosa na costa oposta à da Praia de Rodas.

Praias

Quando se fala em ilha, é inevitável pensar em praias. Não te preocupes, nas Ilhas Cíes tens opções incríveis e bastante tropicais (só na paisagem, porque na água é tudo menos tropical).

A Praia da Figueira, conhecida também como a praia dos alemães, é pequena mas intimista, com um areal fantástico e rochas que formam pequenas piscinas naturais. Caso sejas fã do nudismo, aqui poderás praticá-lo pois é permitido. Na Praia da Nossa Senhora, as águas são calmas e transparentes, podendo, inclusive, praticar-se snorkel. Já a Praia de Rodas é, segundo o The Guardian, uma das melhores praias do mundo. Tal se deve ao facto desta grande praia ter um areal extenso e águas azuis transparentes.

Caso procures pequenos refúgios, a Praia da Cantareira, a Praia das Margaridas, a Praia dos Bolos e a Praia de Cala de Areña são as mais indicadas. Com floras e paisagens diferentes, estes pequenos recantos localizam-se em diversos pontos da ilha que te permitem desfrutar de belezas únicas.

Aventuras no mar

As duas atividades anteriores são gratuitas, contudo, não são as únicas nas ilhas. Existem outras que são pagas e que podem ser do teu agrado. Caso disso é o paddle surf, os percursos guiados em caiaque, mergulho e snorkeling.

FAQ's gerais:

Reservas ilhas cies? 
Para comprar bilhete convém ser com um dia ou dois de antecedência. Tens algumas dicas neste artigo que te podem ajudar.

Ilhas cies campismo?  
Para dormir nas Ilhas Cíes, a única forma é acampar com uma vista fantástica sobre a lagoa. Podes levar a tua própria tenda ou alugar uma tenda ou cama no Parque de Campismo das Ilhas Cíes.