As melhores praias do algarve

praias do algarve

Quando se fala em praia, água quente e verão é impossível não pensar logo no Algarve. Esta região é um dos lugares turísticos mais escolhidos não só pelos portugueses, como também pelos estrangeiros e a verdade é que há praias para todos, umas mais escondidas, outras mais conhecidas.

Aqui o difícil mesmo é escolher para onde ir, porque são todas excelentes opções. Como gostamos de te poupar trabalho deixamos-te aqui o nosso top daquelas que consideramos as melhores praias da região algarvia.

Fica atento à nossa seleção abaixo: 

Vê a nossa seleção de discotecas no algarve!

Praias do Algarve - A nossa seleção:

Praia de Odeceixe, Aljezur

fonte: dinheirovivo

Com um extenso areal esta é a praia ideal para longas caminhadas à beira mar, especialmente quando a maré está baixa. Esta praia tem duas opções para dois tipos de público alvo muito diferentes – podes optar por ficar do lado do oceano onde as águas são mais agitadas e são mais procuradas por surfistas e outros aventureiros, ou podes ficar do lado do rio onde as águas são mais calmas, o ambiente mais relaxante e que por norma é o favorito das famílias.

Esta praia está bastante bem equipada com boas instalações sanitárias e chuveiros. Tem um bom e grande parque de estacionamento gratuito e tem também um bar onde te podes refrescar ou comer qualquer coisa para recuperar as energias gastas com tanta diversão na praia.

Não deixes de subir as escadas de pedra até ao topo da falésia, para te presenteares com uma vista magnifica da paisagem em redor!

Praia da Rocha, Portimão

praia da rocha algarve
fonte: algarvetips

É uma das melhores e mais procuradas praias da zona algarvia, com cerca de um quilometro de areal acolhe milhares de turistas e locais todos os anos. Os seus largos passadiços de madeira que percorrem o areal são ideias para passeios enquanto se decide em qual dos diversos e excelentes restaurantes que aqui se podem encontrar, se vai almoçar. Também são muitos os bares e discotecas onde podes beber um copo ao fim da noite em portimao, algarve.

A praia de bandeira azul, está muito bem equipada e tem uma área desportiva muito elogiada por quem a frequenta. Existem dois miradouro onde é possível observares a incrível vista panorâmica da linha da costa. Tem também um centro náutico, posto de primeiros socorros e nadador salvador. Os chuveiros e as instalações sanitárias são bastante limpos e cuidados.

Esta é uma das praias acessíveis espalhadas por Portugal e que permite a pessoas com mobilidade reduzida a oportunidade de aproveitarem a época balnear.

Praia da Marinha, Lagoa

fonte: algarvetips

Esta é uma das 100 praias mais bonitas do mundo segundo o Guia Michelin, também recebeu em 1998 o galardão de Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente.

Esta praia rodeada por falésias recortadas em tons de ouro, e com águas transparentes daquelas em que consegues ver o fundo do mar forma muito nítida. É muito procurada por amantes de snorkeling (prática desportiva de mergulho em águas rasas) que procuram avistar estrelas-do-mar, cavalos marinhos e tantas outras espécies não só de fauna, mas também da flora marinha deste local. É preciso ter em atenção que para chegar a esta praia é necessário descer uma longa escadaria, o que pode limitar o acesso a algumas pessoas. No entanto se puderes, não deixes de a visitar e tira muitas fotos para recordar.

Deixamos a dica para os mais aventureiros: visitem os túneis naturais aqui esta praia tem e fiquem fascinados com a beleza do local.

Apesar de ser muito concorrida é uma praia que consegue ser calma e de muito fácil acesso!

Praia da Ilha da Armona, Olhão

melhores praias do algarve para visitar
fonte: portugal travel guide

Esta praia fica a 15 minutos do continente, localiza-se numa ilha de beleza indescritível! A sua aromática e diversa flora atrai quase tantos visitantes como o seu extenso areal. Para aqui chegares precisas de apanhar um barco em Faro, Olhão ou Fuseta e atravessar a peculiar Ria Formosa.

Para colmatar o paraíso que é por si só, também a existência de alojamento torna este local tão procurado por quem quer passar as férias perfeitas no país com as melhores praias e com o clima mais agradável.

É o sítio ideal para uma fuga a dois, ou para pegar na família e sair da metrópole tão apinhada de gente especialmente na altura do verão. Se gostas de desportos náuticos então é aqui que tens de vir, uma vez que este lugar é perfeito para a prática de windsurf, canoagem e vela.

Visita os locais e delicia-te com a confeção perfeita do peixe fresco acabado de apanhar, a experiência é inesquecível, é garantido!

Praia da Quarteira, Loulé

praias do algarve
fonte: solteirosvscasados

Localizada numa antiga aldeia de pescadores que se tornou numa vila turística, a praia da Quarteira é dos destinados mais procurados pelos portugueses para aproveitarem as suas férias no verão. O seu extenso areal de 3km e os seus toldos colocados ao longo do mesmo, torna este local muito sofisticado e por isso um dos lugares mais falado dos guias turísticos da zona algarvia.

É uma praia com todas as infraestruturas necessárias para que possas ter um dia de praia perfeito ou apenas umas férias relaxantes! Nas suas imediações podes encontrar muitos restaurantes e bares, assim como lojas de lembranças ou de conveniência, tudo o que precisas para estares confortável e satisfeito!

A proximidade a Vilamoura faz com que muita gente escolha ficar por aqui, uma vez opções de alojamento não faltam e existem para todos os gostos e feitios.

Se aqui vieres, aproveita e fica a conhecer a animada e bonita vida noturna da Quarteira!

Este é o nosso top 5 das melhores praias do Algarve! Esperamos que te divirtas e se achares que falta aqui alguma praia, já sabes conta-nos tudo, afinal de contas gostamos muito da tua opinião!

Aproveita os parques de diversão do algarve. Descobre aqui todas as opçoes.

FAQ's gerais:

Epoca balnear das praias do algarve? 
Por norma começa mais cedo que outras partes do pais. Cerca de 15 de maio a 15 de outubro. 

Quantas praias de bandeira azul existe no algarve?  
Em 2019 havia cerca de 92 locais com bandeira azul.