Caldo verde receita simples e como fazer

caldo verde como fazer e receitas

Presente em todas as festas populares portuguesas, o caldo verde é a receita que aconchega os estômagos durante a época fria. Afinal, quem é que resiste a uma sopa tão substancial e deliciosa?

Embora seja muito apreciada, a verdade é que existem diversas receitas para esta iguaria. Sabias que, por exemplo, há uma versão vegan? Ou uma versão que não é servida na tigela mas sim num pão? Claro que, a estas versões, se junta a receita de caldo verde simples, tudo para que possas ter uma receita para diversas ocasiões e estados de espírito.

Sem mais demoras, queres ficar a conhecer as receitas de caldo verde que temos preparadas para ti? Então continua a ler o nosso artigo e escolhe a versão que mais te agrada!

Receitas de caldo verde de fazer crescer água na boca

Caldo verde simples

Dificuldade: Fácil

Tempo: 25 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Coze 4 batatas num litro de água temperada com sal com 2 cebolas e 2 dentes de alho. Assim que estiverem cozidas, tritura tudo e leva novamente ao lume.

Junta 300g de caldo verde previamente escaldado e deixa cozer durante 10 minutos. Quando terminar este tempo, retira a sopa do lume, salpica com dentes de alho finamente picados, um fio de azeite e rodelas de chouriço.

Dica: para tornares este caldo verde mais interessante, acompanha com fatias de broa de milho tostadas. Vai ser sucesso garantido!

Vários pratos tipicos portugueses para conheceres…

Caldo verde vegetariano e sem batata

Dificuldade: Fácil

Tempo: 30 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Caso não queiras incluir nenhum produto de origem animal no teu caldo verde, esta é a receita que tens de seguir! Além disso, tens como bónus o facto de não haver a adição de batata, tornando a receita ainda mais saudável e leve.

Em primeiro lugar, descasca 200g de cebolas e corta-as em cubos. De seguida, faz o mesmo com 2 dentes de alho. Entretanto, lava 600g de couve-flor e corta-a grosseiramente.

Num tacho, leva as cebolas, os dentes de alho e a couve-flor. Cobre com água e tempera com sal. Assim que a água ferver, deixa tudo a cozinhar durante 20 minutos. Tritura tudo e retifica o sal.

Lava o caldo verde e junta à sopa. Deixa cozinhar por 5 minutos e, por fim, junta o azeite. Serve com broa de milho e azeitonas. É delicioso!

Dica: caso queiras fazer esta receita com batata, basta substituir a mesma quantidade de couve-flor por batata.

Receita fora do normal: caldo verde em pão alentejano

Dificuldade: Fácil

Tempo: 30 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Se acreditas que o caldo verde só tem que ser servido numa tigela, esta é a receita que te prova exatamente o contrário! Mas muito mais do que falar, vamos-te mostrar como fazer.

Numa panela com água, coloca 6 batatas aos cubos e leva-a em fogo médio. Quando a água ferver, deixa as batatas cozinharem durante 15 minutos. Coa as batatas e reserva um pouco da água. Coloca as batatas e a água reservada num liquidificador e bate. Reserva.

Numa frigideira, frita 200g de bacon picado e meio chouriço às rodelas. Quanto dourar, junta 1 cebola picada e 1 colher de sopa de óleo e refoga até a cebola ficar transparente. Reserva o bacon.

Adiciona a mistura da batata esmagada, 150g de caldo verde escaldado e cozinha durante 5 minutos até levantar fervura. Tempera com pimenta e transfere para o pão alentejano. Polvilha com bacon frito e serve.

Caldo verde com mandioca

Dificuldade: Fácil

Tempo: 60 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Começa por colocar 750g de mandioca aos pedaços numa panela de pressão e cobre com água e sal. Deixa cozinhar durante 30 minutos e, depois que a pressão for iniciada, desliga. Retira a pressão sob a água corrente e abre. Retira os filamentos da mandioca e bate no liquidificador com a água do cozimento até obteres um caldo com espessura a gosto.

Entretanto, numa frigideira, aquece 1 colher de sopa de óleo e refoga 1 cebola picada e o paio fatiado durante 5 minutos. Verte a mistura de mandioca neste preparado e deixa levantar fervura. Acrescenta 200g de caldo verde e deixa cozinhar durante 5 minutos. Retifica temperos, acrescenta pimenta e serve.

Tal como podes ver, existe uma receita para cada ocasião. Agora tu é que escolhes como é que queres acompanhar: talvez um belo churrasco ou uma salada caiam bem. Seja como for, temos a certeza de que vai criar uma refeição bem composta e saborosa que nunca mais vais esquecer! Por isso, só tens que pôr mãos na massa e seguir as nossas indicações.

Como fazer um bolo de caneca com receitas deliciosas só para ti!