Caldo verde receita simples e como fazer

caldo verde como fazer e receitas

Presente em todas as festas populares portuguesas, o caldo verde é a receita que aconchega os estômagos durante a época fria. Afinal, quem é que resiste a uma sopa tão substancial e deliciosa?

Embora seja muito apreciada, a verdade é que existem diversas receitas para esta iguaria. Sabias que, por exemplo, há uma versão vegan? Ou uma versão que não é servida na tigela mas sim num pão? Claro que, a estas versões, se junta a receita de caldo verde simples, tudo para que possas ter uma receita para diversas ocasiões e estados de espírito.

Sem mais demoras, queres ficar a conhecer as receitas de caldo verde que temos preparadas para ti? Então continua a ler o nosso artigo e escolhe a versão que mais te agrada!

Dicas para fazer um bom caldo verde

Antes de mais nada, é importante dar-te algumas considerações para que possas ter um caldo verde perfeito:

–  Escolhe batatas farinhentas, pois ajudam a dar uma textura pastosa às sopas;
–  Quando fizeres caldo verde, opta sempre pela couve galega (de caule alto e folhas
largas, de cor verde escura);
– Quanto ao chouriço, escolhe o que for defumado de forma tradicional, de
preferência de colorau, de vinho ou tipo salpicão;
– Usa bom azeite, de preferência virgem extra, quer nos refogados, quer na altura de
servir a sopa (dá um sabor completamente diferente ao prato).

Receitas de caldo verde de fazer crescer água na boca

Caldo verde simples

Dificuldade: Fácil

Tempo: 25 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Coze 4 batatas num litro de água temperada com sal com 2 cebolas e 2 dentes de alho. Assim que estiverem cozidas, tritura tudo e leva novamente ao lume.

Junta 300g de caldo verde previamente escaldado e deixa cozer durante 10 minutos. Quando terminar este tempo, retira a sopa do lume, salpica com dentes de alho finamente picados, um fio de azeite e rodelas de chouriço.

Dica: para tornares este caldo verde mais interessante, acompanha com fatias de broa de milho tostadas. Vai ser sucesso garantido!

Vários pratos tipicos portugueses para conheceres…

Caldo verde vegetariano e sem batata

Dificuldade: Fácil

Tempo: 30 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Caso não queiras incluir nenhum produto de origem animal no teu caldo verde, esta é a receita que tens de seguir! Além disso, tens como bónus o facto de não haver a adição de batata, tornando a receita ainda mais saudável e leve.

Em primeiro lugar, descasca 200g de cebolas e corta-as em cubos. De seguida, faz o mesmo com 2 dentes de alho. Entretanto, lava 600g de couve-flor e corta-a grosseiramente.

Num tacho, leva as cebolas, os dentes de alho e a couve-flor. Cobre com água e tempera com sal. Assim que a água ferver, deixa tudo a cozinhar durante 20 minutos. Tritura tudo e retifica o sal.

Lava o caldo verde e junta à sopa. Deixa cozinhar por 5 minutos e, por fim, junta o azeite. Serve com broa de milho e azeitonas. É delicioso!

Dica: caso queiras fazer esta receita com batata, basta substituir a mesma quantidade de couve-flor por batata.

Receita fora do normal: caldo verde em pão alentejano

Dificuldade: Fácil

Tempo: 30 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Se acreditas que o caldo verde só tem que ser servido numa tigela, esta é a receita que te prova exatamente o contrário! Mas muito mais do que falar, vamos-te mostrar como fazer.

Numa panela com água, coloca 6 batatas aos cubos e leva-a em fogo médio. Quando a água ferver, deixa as batatas cozinharem durante 15 minutos. Coa as batatas e reserva um pouco da água. Coloca as batatas e a água reservada num liquidificador e bate. Reserva.

Numa frigideira, frita 200g de bacon picado e meio chouriço às rodelas. Quanto dourar, junta 1 cebola picada e 1 colher de sopa de óleo e refoga até a cebola ficar transparente. Reserva o bacon.

Adiciona a mistura da batata esmagada, 150g de caldo verde escaldado e cozinha durante 5 minutos até levantar fervura. Tempera com pimenta e transfere para o pão alentejano. Polvilha com bacon frito e serve.

Caldo verde com mandioca

Dificuldade: Fácil

Tempo: 60 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Começa por colocar 750g de mandioca aos pedaços numa panela de pressão e cobre com água e sal. Deixa cozinhar durante 30 minutos e, depois que a pressão for iniciada, desliga. Retira a pressão sob a água corrente e abre. Retira os filamentos da mandioca e bate no liquidificador com a água do cozimento até obteres um caldo com espessura a gosto.

Entretanto, numa frigideira, aquece 1 colher de sopa de óleo e refoga 1 cebola picada e o paio fatiado durante 5 minutos. Verte a mistura de mandioca neste preparado e deixa levantar fervura. Acrescenta 200g de caldo verde e deixa cozinhar durante 5 minutos. Retifica temperos, acrescenta pimenta e serve.

Tal como podes ver, existe uma receita para cada ocasião. Agora tu é que escolhes como é que queres acompanhar: talvez um belo churrasco ou uma salada caiam bem. Seja como for, temos a certeza de que vai criar uma refeição bem composta e saborosa que nunca mais vais esquecer! Por isso, só tens que pôr mãos na massa e seguir as nossas indicações.

Como fazer um bolo de caneca com receitas deliciosas só para ti!

Receita de caldo verde low carb

Dificuldade: Fácil

Tempo: 40 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Sem dúvida que a versão mais conhecida do caldo verde é aquela que leva a batata. No entanto, e como pudeste ver, existem diversas receitas sem usar batata. Por isso, não te preocupes se seguires uma dieta low carb, pois existe uma versão adequada para o teu regime alimentar. É igualmente saborosa!

Começa por lavar todos os legumes: 2 dentes de alho seco, 2 alho-francês, 1 cebola média, 250g de couve para caldo verde, 600g de couve-flor e 1 curgete.

Numa panela com água, coze todos os legumes, exceto a couve, juntamente com salsa a gosto. Tempera com sal e deixa ao lume durante 20 minutos. Numa panela à parte com água a ferver, escalda a couve cortada em juliana durante 1 minuto e escorre. Reserva.

Tritura a sopa até obteres um puré homogéneo. Depois, deixa retomar a fervura e adiciona a couve. Mexe e deixa ferver durante 5 a 6 minutos. Serve a sopa (se quiseres, junta umas rodelas de chouriço ou com um ovo cozido).

Caldo verde com curgete

Dificuldade: Fácil

Tempo: 50 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Se achas que a receita de caldo verde só com chuchu não é uma boa opção para ti, então conhece a versão com curgete. Assim, consegues eliminar a batata e ter na mesma um delicioso caldo verde.

Descasca 750g de curgete e corta em pedaços. Reserva as cascas. Numa panela, junta a curgete, 2 cebolas médias, 1 chuchu e 3 dentes de alho. Junta água até cobrir tudo e tempera com sal. Leva ao lume até cozinhar.

Assim que tudo estiver cozido, tritura. Adiciona as cascas da curgete, cortadas em pedaços. Leva ao lume até estar tudo cozido. Serve a sopa com azeite e com chouriço (opcional).

Receita de caldo verde com chuchu

Dificuldade: Fácil

Tempo: 35 minutos

Rendimento: 5 pessoas

Se procuras mais uma sugestão sem batata, então esta receita de caldo verde com chuchu é a que tanto desejas! Além de ser deliciosa, fica bastante cremosa.

Em primeiro lugar, coloca uma panela ao lume médio com um fio de azeite para fritar paio aos cubos, 1 cebola aos cubos e 2 dentes de alhos picados. Mexe durante 5 minutos. Retira o paio, reserva-o e, na mesma panela, coloca 4 chuchus em cubos, 1 cubo de caldo de legumes (ou 250ml de caldo caseiro) e 1 litro de água. Cozinha até amaciar.

Quando estiver tudo cozinhado, tritura a sopa e volta a colocar no lume, adicionando o paio e a couve. Retifica temperos e deixa cozinhar por 3 minutos. Desliga e serve regado com azeite.

Caldo verde com batata doce

Dificuldade: Fácil

Tempo: 50 minutos

Rendimento: 4 pessoas

És um fã incondicional da batata doce? Então esta receita vem mesmo a calhar!

Descasca batata doce até obteres 500g. Assim que atingires este peso, lava-a e corta-a em pedaços. Leva-a ao lume com 2 cebolas médias cortadas em quatro, 3 dentes de alho descascados e 1 chouriço inteiro, em 1,5 litros de água temperada com sal, durante 25 minutos. Quando a batata doce estiver cozida, tira o chouriço e tritura o caldo, até obteres um creme macio. Junta 200g de couve galega cortada em juliana e deixa cozer mais dez minutos. Entretanto, braseia um segundo chouriço num recipiente de barro.

Assim que a couve estiver cozida, serve o caldo verde com um fio de azeite e 4 rodelas de chouriço cozido e do chouriço braseado. Acompanha com uma fatia de broa de milho torrada e pincelada com azeite.

Caldo verde com feijão branco

Dificuldade: Fácil

Tempo: 50 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Esta pode parecer uma receita um pouco destoada da tradicional, é certo, mas garantimos-te que está repleta de sabor. Por isso, se quiseres aventurar-te, continua a ler a nossa receita!

Num tacho com um fio de azeite, frita 200g de chouriço até ficar crocante. Retira-o e reserva. De seguida, no mesmo tacho, coloca 1 cebola aos cubos e 4 dentes de alho picados. Assim que ficarem louros, junta 200ml de vinho branco e 25ml de vinagre de vinho branco. Deixa evaporar ligeiramente.

Junta 1 litro de água e 300g de feijão branco cozido e deixa cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Quando o feijão estiver cozido, retira metade do feijão e reserva. Tritura o que ficou no tacho até obter um creme. Adiciona a couve cortada em juliana, o chouriço e o feijão, deixando apurar durante 15 minutos. Retifica os temperos e serve.