Seja na época ou fora dela, os doces de Natal são completamente irresistíveis. Quem é que não gosta do cheiro a canela e dos citrinos no ar? Certamente que todos gostam.
Apesar de ter um gosto especial comer algo feito pelos outros, a verdade é que o Natal não acontece todos os dias. Por isso mesmo, precisas de saber como fazer os teus doces favoritos para matar a gula, não é verdade? Olha que não é difícil! Sobretudo agora, que te trazemos uma lista de 5 receitas de doces de Natal que não podes mesmo perder!
Dificuldade: Média
Tempo de preparação: 35 minutos
Rendimento: 8 pessoas
Num tacho, leve ao lume 1 litro de leite (de preferência magro), 150g de açúcar, 200g de arroz carolino e 1 colher de café de sal. Quando ferver, adiciona 1 casca de limão e deixa cozer em lume brando. Vai mexendo para que o arroz não fique colado ao tacho. Assim que estiver cozido mas ainda caldoso, desliga o fogão.
Numa tigela bate 3 gemas de ovo e junta um pouco do arroz. Depois envolve a mistura no arroz no tacho até estar tudo ligado. Liga o lume muito fraco e mexe cerca de 1 minuto. Desliga e distribui numa travessa. Quando arrefecer, polvilha com canela e serve.
Dica: se quiseres, podes aproveitar as sobras de arroz branco que tenhas por casa. Tudo o que precisas é que só tenha sido cozinhado com água e sal, ou seja, sem refogado.
Pudim de Natal - receitas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 1h15min
Rendimento: 8 pessoas
Pega em 125g de açúcar branco e leva-o ao lume numa frigideira antiaderante até obteres caramelo. Depois, carameliza bem o fundo e as lateiras de uma forma de pudim.
Entretanto, junta num tacho 600ml de leite e 1 lata de leite condensado com 1 raspa de limão e 100g de açúcar. Deixa ferver e desliga o lume. Junta 200g de miolo de pão seco partido em pedaços numa tigela, verte a mistura de leite e deixa repousar 5 minutos. Adiciona 8 ovos batidos e tritura tudo com a varinha mágica. Adiciona frutos secos ao teu gosto.
Verte a mistura para a forma e leva ao forno pré-aquecido a 180˚C, em banho-maria, durante 45 minutos. Retira do forno, deixa arrefecer no banho-maria e desenforma.
Dica: podes optar pelas versões magras do leite condensado para uma sobremesa menos enjoativa. Para decorar, podes usar fios de ovos.
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 40min
Rendimento: 12 pessoas
Corta 1 pão cacete grande em fatias médias e reserva. Parte 4 ovos numa tigela, bate e reserva. Junta num tacho 400ml de leite com 1 cálice de vinho do Porto, 1 pau de canela e 1 raspa de limão e leva ao lume até ferver. Depois deixa arrefecer.
Passa as fatias pela mistura de leite, depois pelos ovos e leva a fritar em óleo abundante até dourarem de ambos os lados. Repete até terminar todas as fatias. Deixa-as repousar e escorrer sobre folhas de papal de cozinha para absorver a gordura do óleo. Depois polvilha-as com açúcar branco e canela em pó.
Pastel de belém ou pastel de nata, aprende também esta receita para o teu dia do lixo.
Tronco de Natal - Receita
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 1 hora
Rendimento: 8 pessoas
Começa por fazer o creme. Para isso precisas de juntar 25g de açúcar branco, 500ml de leite e 1 pacote de natas num tacho. Leva-o ao lume e mexe até ferver. Depois junta 400g de chocolate cortado aos pedaços e 1 colher de sopa de manteiga sem sal. Mexe tudo até que o chocolate fique derretido. Reserva.
De seguida forra 2 tabuleiros com papel vegetal e unta com margarina. Entretanto, liga o forno a 180C. Para fazeres a massa do tronco, bate 10 claras em castelo com 175g de açúcar branco até ficarem firmes. Junta as 10 gemas, adiciona 50g de farinha e 200g de amêndoa triturada. Envolve tudo até que não haja grumos.
Divide a massa da seguinte forma: 1/3 num tabuleiro e a restante noutro. Leva ao forno e retira o primeiro tabuleiro ao fim de 12 minutos e o outro ao fim de 20 minutos. Desenforma-os, barra uma camada muito fina do chocolate e enrola-os com um pano. Assim que arrefecerem, apara a torta maior e corta a mais pequena. Depois dispõe de modo a que se forme um tronco e barra com o restante creme. Podes decorar a teu gosto com decorações natalícias.
Bolinhos de bolina
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 40 minutos
Rendimento: 6 pessoas
Leva ao lume um tacho com 250g de açúcar branco, 400ml de água, 1 casca de limão e 2 paus de canela. Deixa ferver e ao fim de 5 minutos desliga o fogo. Reserva a calda.
Numa tigela, junta 200g de abóbora bolina e desfá-la até que se formem fios separados. Junta 4 gemas e 40g de farinha e mistura tudo muito bem. Coloca óleo a ferver numa frigideira e assim que estiver quente, junta colheradas da mistura. Deixa-as fritar até dourarem. Retira-as e coloca sobre papel de cozinha para absorver o óleo. Pica com um garfo cada bolinha e junta-os à calda a ferver, deixando-as cozinhar durante 2 minutos. Desliga o fogão e deixa os bolinhos a arrefecer dentro da calda para que fiquem húmidos.
Dica: caso queiras, podes polvilhar os bolinhos com açúcar branco e canela em pó antes de servir.
Descobre os melhores ginasios da cidade do porto para ficares em forma depois dos doces de natal :p
Sonhos de Natal
Dificuldade: Difícil
Tempo de preparação: 60 minutos
Rendimento: 8 pessoas
Num tacho, leva 200ml de água ao lume com 75g de manteiga cortada aos cubos, cascas de limão a gosto e uma pitada de sal. Depois, acrescenta 200g de farinha e vai mexendo até formar uma mistura homogénea e sem grumos. Quando se formar uma bola na ponta da colher, volta a colocar o tacho ao lume brando para secar ligeiramente a mistura. Retira do lume e deixa arrefecer.
Enquanto a massa arrefece, bate 6 ovos numa tigela. Depois, bate a massa numa batedeira e junta aos poucos os ovos batidos. Assim que a massa tiver um aspeto cremoso, para de bater. Entretanto, aquece óleo numa frigideira para fritar os sonhos de Natal.
Molha duas colheres no óleo quente e forma pequenas bolas de massa. De seguida, leva a fritar. Quando a massa afundar, deixa alourar os dois lados. Quando estiverem alourados, coloca em papel absorvente e polvilha com canela e açúcar.
Dificuldade: Médio
Tempo de preparação: 50 minutos
Rendimento: 30 porções
Mistura 500g de farinha com 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de fermento e uma pitada de sal numa tigela. Faz uma cova no meio e, de seguida, junta 5 gemas de ovo, 50ml de vinho branco e 70g de manteiga derretida. Amassa tudo até a massa ficar lisa e uniforme. Assim que a massa estiver pronta, embrulha-a em película aderente e deixa descansar 5 a 6 horas.
Aquece o óleo numa frigideira. Estende a massa em tiras com a ajuda do rolo e recorta as filhoses com uma carretilha e, de seguida, frita-as em óleo quente. Coloca em papel absorvente e polvilha com açúcar em pó e canela.
Coscorões
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 50 minutos
Rendimento: 25 porções
Começa por aquecer 2 colheres de sopa de banha de porco em banho-maria e deixa arrefecer. Enquanto aqueces a banha, junta sal a 50ml de água morna e reserva.
Numa taça, coloca 500g de farinha de trigo e faz um buraco no centro. De seguida, acrescenta a banha e 2 colheres de sopa de azeite e envolve tudo muito bem. Vai acrescentando a água aos poucos e, enquanto isso, amassa até formar uma bola. Deixa a massa repousar durante meia hora.
Coloca o óleo a aquecer numa frigideira. Polvilha a bancada com farinha e estende a massa com um rolo. Retira um pouco da massa, estica-a muito bem e dá uns golpes com uma faca. Coloca-a na frigideira e deixa alourar. Quando a massa estiver frita, passa por uma taça com açúcar amarelo e canela
Bolos fáceis para a tua lista. Fica connosco e lê este artigo.
Aletria
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 45 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Leva um tacho com água e 100g de aletria ao lume durante 5 minutos. Assim que estiver cozida, junta 400ml de leite magro, 100g de açúcar, as cascas de limão, o pau de canela e 1 cálice de vinho do Porto. Deixa cozer em lume médio até a aletria ficar macia.
Tira o tacho do lume e mistura 50g de manteiga e 3 gemas previamente batidas. Leva ao lume novamente e mexe sempre até que as gemas cozam ligeiramente. Verte a aletria para uma travessa e polvilha com canela em pó.
Broinhas de batata-doce
Dificuldade: Média
Tempo de preparação: 180 minutos
Rendimento: 100 porções
Lava muito bem 1kg de batata-doce e coze-as com pele em água temperada com sal. Quando estiverem tenras, escorre a água, retira a pele das batatas e reduz a puré. Junta 300g de açúcar mascavado e a raspa de 1 limão, misturando tudo muito bem.
Peneira 500g de farinha de trigo fina com 1 colher de chá de fermento em pó e a noz-moscada, o carinho, a canela e o gengibre em pó. Adiciona esta mistura peneirada à mistura do puré de batata-doce com as mãos.
Pica 150g de miolo de noz com 150g de arandos e junta à mistura anterior. Acrescenta-lhe 2 ovos inteiros e amassa com as mãos até obteres uma massa uniforme. Enquanto isso, pré-aquece o forno a 160ºC. Unta as mãos com azeite e divide a massa em pequenas broinhas, colocando-as sobre tabuleiros forrados com papel vegetal. Pincela as broas com 2 gemas batidas e leva ao forno durante 25 minutos. Depois de frias, decora-as a gosto e embala em frascos ou saquinhos de celofane.
Azevias de grão e amêndoas
Dificuldade: Média
Tempo de preparação: 60 minutos
Rendimento: 22 porções
Coloca 25g de manteiga, 15ml de azeite, 150ml de água e uma pitada de sal numa taça e bate com a batedeira. Junta 280g de farinha e continua a mexer. Retira a massa para uma bancada enfarinhada e molda a bola, embrulhe-a com película aderente e deixa repousar enquanto preparas o recheio.
Coa uma lata pequena de grão-de-bico cozido, passa por água e esfrega entre as mãos até soltar a pele. Escorre bem e deita o grão numa taça juntamente com 75g de amêndoa laminada e raspas de limão e laranja para triturar no liquidificador ou com a varinha mágica. Acrescenta 120ml de água e continua a triturar o puré de grão. Adiciona canela em pó a gosto e 3 gemas de ovo e continua a triturar. Retira o recheio.
Estende a massa com o rolo até formar uma camada fina. Recheia com o preparado de grão e corta as azevias, pressionando os bordos para não abrirem. Frita-as em óleo quente até a massa dourar. Coloca-as sobre papel absorvente e passa-as por açúcar e canela.
Pudim bolo-rei
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 50 minutos
Rendimento: 6 porções
Se te sobrou bolo-rei, aproveita-o para fazeres este delicioso pudim. Para isso, começa por levar um tacho ao lume com 350ml de leite, 5 colheres de sopa de açúcar e 3 raspas de limão. Assim que ferver, retira do lume, tira a casca de limão e junta 1 lata de leite condensado e 3 colheres de sopa de brandy. Adiciona 7 ovos batidos e mexe muito bem.
Entretanto, barra uma forma retangular com caramelo e corta 400g de bolo-rei em fatias muito finas. Forra o fundo da forma e verte por cima o preparado do leite, deixando repousar uns minutos.
Leva ao forno pré-aquecido a 180°C em banho-maria durante 25 minutos. Retira, deixa arrefecer no banho-maria, desenforma e serve decorado a gosto.
Torta de laranja com 5 ingredientes
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 30 minutos
Rendimento: 8 porções
Queres um doce de Natal fácil de fazer? Então, esta deliciosa torta de laranja com 5 ingredientes é a receita que tanto procuras!
Começa por ligar o forno a 180°C, enquanto untas um tabuleiro com manteiga e o forras com papel vegetal. Reserva e faz a massa, batendo 200g de açúcar com 1 colher de sopa de amido de milho. Depois, acrescenta 500ml de sumo de laranja e 12 ovos, mexendo tudo muito bem. Verte para o tabuleiro a massa e leva ao forno até cozer.
Assim que estiver cozida, retira o tabuleiro do forno para cima de um pano polvilhado com açúcar e enrola a torta. Serve decorada a gosto.
Tarte de gengibre e chocolate
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 50 minutos
Rendimento: 8 porções
Em primeiro lugar, derrete 70g de óleo de coco, e junta-o a 40g de açúcar mascavado e a 1 gema de ovo, batendo até obteres um creme. De seguida, acrescenta 60ml de melaço, batendo até engrossar. Depois, junta, aos poucos, 200g de farinha, com 2 colheres de chá de gengibre em pó, 2 colheres de chá de canela, 1 colher de chá de cravinho em pó e outra de noz-moscada.
Assim que obtiveres uma massa, forma uma bola e envolve-a em película aderente. Leva ao frio durante 1 hora. Depois, coloca a bola entre 2 folhas de papel vegetal e estica-a com um rolo da massa, até obteres um círculo com 5mm de espessura. Forra uma tarteira com a massa, pressionando no fundo e nas laterais, e leva ao frio por mais 15 minutos. Pré-aquece o forno a 180C. Leva a massa a cozer por 15 minutos.
Numa taça, bate 300ml de natas e 300g de chocolate preto derretido com 50ml de vinho do porto e 40ml de mel. Quando o recheio estiver pronto, recheia a tarte.
Trança folhada com queijo e doce
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Procuras uma sugestão vegetariana e sem lactose para adoçar o teu Natal? Então, conhece esta deliciosa trança folhada com queijo e doce! Além de ser rápida de fazer, é muito fácil de confecionar.
Em primeiro lugar, pré-aquece o forno a 180C. De seguida, estica a massa folhada e barra o centro com queijo para barrar sem lactose. Por cima, espalha doce de maçã e canela a gosto.
Corta as tiras laterais sem terminar o corte, de um lado e de outro. Dobra o topo da massa e começa a entrançar as tiras. No final, fecha o fim da massa.
Com a ajuda de um pincel, pincela com um ovo batido e salpica com amêndoas laminadas. Leva ao forno até a massa ficar dourada. Serve polvilhada com açúcar em pó.
Farófias
Dificuldade: Média
Tempo de preparação: 40 minutos
Rendimento: 6 porções
Leva ao lume um tacho com 700ml de leite magro, 3 gotas de essência de baunilha, 1 casca de limão e 1 pau de canela. Mexe até levantar fervura.
Agora, separa as gemas das claras de 6 ovos, batendo as claras em castelo com sal. Quando fizerem espuma, deita um fio de mel e continua a bater até estarem firmes. Depois, quando o leite ferver, baixa o lume e adiciona as claras no tacho, deixando-as cozer 3 minutos. Retira com uma escumadeira e coloca-as numa taça.
No final da cozedura, coa o leite para um tacho. Depois, bate as gemas com 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de amido de milho, mexendo bem. Adiciona em fio à mistura do leite, levando a mistura ao lume até engrossar.
Rega as farófias com o creme, polvilha com canela em pó e serve de imediato.
Para acabar em beleza, nada como dicas como fazeres um bom leite de creme..
FAQ's
Sobremesa de natal são fáceis de fazer?
Sim, todas as receitas são de grau fácil e todas deliciosas.
Rabanadas receita?
Sim, temos aqui receitas de rabanadas e muitas mais.