Mousse de maracuja receita

mousse de maracuja receitas e ideias

Numa altura em que as festas se aproximam, a procura pela melhor receita de mousse de maracujá intensifica-se. Afinal, esta é uma sobremesa que agrada quase todos os paladares e, claro, adocica a boca sem grandes culpas.

Procuras a receita de mousse de maracujá perfeita? Então estás no sítio certo! Mas antes deixamos-te algumas dicas que farão toda a diferença na hora da confeção das nossas receitas.

Dicas e truques para fazer uma mousse de maracujá perfeita

Apesar de ser muito apreciada, nem sempre se consegue obter uma mousse de maracujá perfeita. Tal pode acontecer devido a inúmeras questões que estão relacionadas com as dicas que te vamos dar a seguir.

  • Caso optes por versões magras de leite condensado e natas, fica a saber que a tua mousse pode não ficar cremosa como pretendes;
  • Embora seja mais prático usar polpa de maracujá de conserva, o mais indicado é usares a fruta fresca e retirares a sua polpa;
  • Escolhe sempre o maracujá roxo, que é mais aromático;
  • Sempre que possível, reduz a quantidade de açúcar usado na receita;
  • Enriquece a tua mousse com uma bela calda e frutas frescas (as framboesas ligam muito bem).

Dadas algumas dicas, chegou a altura de responder a algumas questões mais comuns sobre esta receita. Vamos a isso?

A mousse ficou mole, o que faço?

Embora haja receitas sem gelatina, a verdade é que as sugestões mais clássicas aconselham o uso deste ingrediente para ficar mais consistente e com uma textura tipo nuvem. Por isso, é normal que te depares com alguns contratempos.

Se depois de seguires as indicações a tua mousse ficou mole, significa que as folhas de gelatina não foram bem dissolvidas ou foram diluídas a uma temperatura mais elevada do que o recomendado. Caso tenha acontecido isso, recomendamos que diluas em água morna uma nova porção de gelatina, mistures e leves novamente ao frigorífico.

Durante quanto tempo posso guardar a mousse no frigorífico?

Outra questão está relacionada com o tempo que se pode guardar a mousse no frigorífico. Por norma, podes guardar até 2 dias.

Posso congelá-la?

Caso a mousse tenha gelatina, não é recomendado pois perde a estrutura. Se na base da receita tiver apenas natas e leite condensado, podes congelá-la até 3 meses.

Receitas de mousse de maracujá

Mousse de maracujá clássica

Dificuldade: Média

Tempo de preparação: 25 minutos + tempo de frio

Rendimento: 6 pessoas

Em primeiro lugar, começa por demolhar 3 folhas de gelatina. Para isso coloca-as numa taça com água fria. Deita fora a água e derrete as folhas durante 10 segundos no microondas ou, então, acrescenta 1 colher de água a ferver para dissolver a gelatina.

De seguida, prepara 300g de maracujás: abre-os a meio e retira a polpa para uma taça. Entretanto, separa as gemas das claras de 2 ovos. Mistura as gemas com 35g de açúcar e 150g de queijo fresco batido. Assim que tiveres uma mistura uniforme, para de mexer.

Agora bate as claras em castelo e reserva. Junta a gelatina derretida à polpa dos maracujás, envolve bem e depois acrescenta à mistura com queijo. Envolve delicadamente as claras e verte para uma taça ou taças individuais e leva ao frigorífico até ficar consistente. Antes de servir, decora a gosto (com polpa de maracujá ou framboesas).

Mousse de maracujá no liquidificador

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 30 minutos + tempo de frio

Rendimento: 6 pessoas

Se gostas de sujar pouca loiça quando cozinhas, então estás perante uma receita que te vai deixar perfeitamente agradado!

Despeja para um liquidificador 1 lata de leite condensado e 1 pacote de natas. Usa a lata do leite condensado para enchê-la com polpa de maracujá e juntar ao liquidificador. Bate bem até que a mistura fique consistente e cremosa.

Verte a mistura da mousse para uma taça e leva ao frigorífico (no mínimo 4 horas ou, preferencialmente, de um dia para o outro). 

Entretanto, prepara a calda. Para isso precisas de retirar o conteúdo de 1 maracujá e juntar a restante polpa que sobrou numa panela. Acrescenta 2 colher de sopa de açúcar e leva a lume médio. Vai mexendo até que se pareça um xarope, o que pode demorar mais ou menos 10 minutos. Deixa arrefecer, guarda numa taça e leva ao frigorífico para servir à temperatura da mousse.

Antes de servires a mousse, verte a calda e et voilá!

Mousse de maracujá e lima com 4 ingredientes

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 20 minutos + tempo de frio

Rendimento: 6 pessoas

A mousse de maracujá é, por si só, um verdadeiro manjar dos deuses. Contudo, caso queiras dar um toque mais cítrico e exótico a esta sobremesa, tens aqui a opção perfeita.

Em primeiro lugar, bate 1 pacote de natas até que estas fiquem firmes. De seguida, junta 1 lata de leite condensado e envolve tudo muito bem.

Agora adiciona o sumo e as raspas de 2 limas e 300g de polpa de maracujá ao preparado anterior. Envolve tudo muito bem e transfere para uma taça. Leva ao frigorífico até solidificar.

Como vês, o que tens que fazer é pôr mãos à massa e surpreender todos aqueles que mais amas!

Mais receitas de mousse. Desta vez mousse de oreo também. Fica a conhecer!!!