Existem em vários pontos do país os Esquecidos, os Mulatos de Torres… E na Ericeira? Os Ouriços da Ericeira, um doce regional, claro.
De acordo com o livro «Ericeira, Cultura Gastronómica», o nome destas doçarias varia segundo a casa que os comercializa. No entanto, a mesma obra refere que o que se sabe de boca em boca é que esta iguaria começou a ser produzida na Casa das Cavacas, no princípio do século XX.
Se ficaste curioso com esta iguaria, continua a ler para saber mais da sua história e, claro, a receita. Vais adorar!
Como surgiram os Ouriços da Ericeira?
Conforme foi dito, estima-se que este doce começou a ser produzido no início do século XX. Porém, há quem indique que tudo começou pelos Xiquinhos, do já desaparecido Café Xico, e os Eiriços, que contaram com uma série de variantes em diferentes casas da região. Diferenças à parte, finalmente decidem chamar Ouriços da Ericeira.
Assim como o nome, a receita sofre variações de acordo com os diferentes gostos. Enquanto uns são mais cobertos, outros levam menos amêndoa, enquanto uns são mais claros, outros são mais morenos. Mas, independentemente disso, uma coisa é certa: todos podem degustar os Ouriços, tendo em conta os seus gostos.
À semelhança do que acontece com, por exemplo, com os Pastéis de Belém, os Ouriços da Ericeira têm a sua receita guardada a sete chaves. Por isso, a melhor forma de os conseguir reproduzir em casa é vendo algumas receitas semelhantes, fazendo as devidas adaptações. Caso já tenhas experimentado esta iguaria, poderás ajustar as receitas que te vamos dar a seguir, de modo a conseguires ter uma experiência semelhante à que tiveste.
3 receitas de Ouriços da Ericeira para te deliciares
Tal como sabes, os Ouriços da Ericeira têm ligeiras variações após a receita base. No entanto, como se trata de um doce conventual, a sua receita original está guardada a sete chaves.
Assim sendo, aqui encontrarás não só uma receita base dos Ouriços, isto é, que te permita ter uns doces semelhantes aos originais, como também versões mais saudáveis. Deste modo, garantimos que todos podem mesmo provar esta iguaria!
1. Bolo Ouriço
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 45 minutos
Rendimento: 12 porções
Já imaginaste ter uma versão gigante dos Ouriços da Ericeira? Tal é possível com o Bolo Ouriço!
Começa por bater 5 gemas com 175gr de açúcar, e as claras em nuvem. Mistura 125gr de farinha e leva o forno, a 180°C, durante 25 minutos.
Assim que acabar de cozer, parte o bolo ao meio e barra com 125gr de manteiga e com um creme feito com 3 colheres de sopa de açúcar e 1 gema. Junta as partes e espalha amêndoas torradas e laminadas por cima e dos lados.
2. Muffin de amêndoa - uma versão saudável da receita dos Ouriços da Ericeira
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 45 minutos
Rendimento: 12 porções
Embora não seja os verdadeiros Ouriços da Ericeira, estes muffins de amêndoa assemelham-se muito à textura da receita conventual. No entanto, têm a vantagem de não terem manteiga, glúten ou açúcares refinados.
Para fazeres esta receita, começa por triturar 200g de amêndoa até obteres uma farinha. Acrescenta raspas de limão para aromatizá-las. De seguida, leva 2 punhados de amêndoa ao forno a 160°C durante 10 minutos. Retira e tritura no processador até obteres uma espécie de manteiga de amêndoa.
Numa taça à parte, envolve meia taça de mel e sumo de 2 limões. Adiciona 3 ovos, envolve bem e, por último, envolve a manteiga de amêndoa e o óleo de coco. Acrescenta gengibre ralado (opcional), 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e o sal e envolve bem com um garfo.
Assim que a massa estiver feita, unta formas com óleo de coco e cobre com farinha. Verte para lá o preparado e leva ao forno a 160°C durante 15 minutos.
3. Ouriços de amêndoa
Dificuldade: Média
Tempo de preparação: 45 minutos
Rendimento: 30 porções
Já sabemos que a textura dos Ouriços da Ericeira são o que realmente te fazem salivar por este doce. Na falta da receita original, nada como procurar alternativas igualmente deliciosas, como é o caso desta receita dos ouriços de amêndoa.
Em primeiro lugar, verte 1 lata de leite condensado numa tigela, junta 6 gemas e junta 1 colher de sopa de água de rosas para uso alimentar. Mistura tudo muito bem com a vara de arames. Assim que estiver tudo envolvido, leva ao micro-ondas durante 6 minutos.
De seguida, adiciona 30gr de margarina ou manteiga para usos culinários e amêndoas finamente raladas. Mistura tudo bem com a colher de pau e muda a mistura para um tabuleiro. Deixa arrefecer e leva ao frigorífico até a massa ficar moldável.
Aloura 200gr de amêndoas laminadas. Molda a massa de amêndoa e leite condensado em bolinhas e rola-as sobre as amêndoas laminadas.
Sugestão: se quiseres dar um toque de gulodice a esta receita, experimenta caramelizar as amêndoas. Não te vais arrepender! Mas tem atenção ao açúcar: se optares por caramelizá-las, reduz a quantidade usada para fazer a massa dos Ouriços.
Como fazer um bolo de caneca com receitas deliciosas só para ti!