Peixe no forno assado e com receita

peixe no forno assado

Seja por questões de dieta ou para seguir um estilo de vida saudável, o peixe assado no forno é uma das opções prediletas. Além de saudável, é uma forma saborosa de comer esta proteína que não é muito apreciada por muitos.

Tal como acontece com outros pratos, o peixe no forno faz parte da gastronomia portuguesa. Algumas espécies ganham destaque, como é o caso do bacalhau, que tem diversas receitas fáceis e simples de serem feitas.

Queres saber como assar aquele peixe que tens aí guardado? Segue as nossas dicas – e receita!

Como fazer peixe assado no forno

peixe no forno assado
Créditos: svsc

Os peixes são excelentes opções para fazer no forno pois assam bastante rápido. Seja inteiro ou às postas, o peixe funciona como uma “esponja”. Porquê? Porque absorvem todos os temperos. Mas disso falaremos mais à frente.

Relativamente ao tipo de peixe, os melhores para o efeito são o bacalhau, a sardinha, o salmão e a truta salmonada. Outras opções passam pelo robalo ou dourada.

Temperos e marinadas - Peixe no forno

Ora como dissemos, o peixe é uma verdadeira “esponja” de sabores. Assim sendo, não tenhas medo de caprichar na marinada. Os ingredientes mais usados para o efeito o sal e o limão. Depois, quando se for colocar o peixe no tabuleiro de ir ao forno, regar com um fio de azeite. Pode-se ainda juntar pimentão-doce.

Tempo de marinada dos peixes

    • Para peixes pequenos ou postas, é aconselhável deixar marinar por meia hora;
    • Para peixes maiores, o ideal é deixar marinar por três horas.

Dica: dá uns cortes no peixe para que ele absorva melhor os condimentos.

Facil, bom e bastante delicioso. Vê as nossas receitas para fazer bolos saborosos

Tempo de confeção e temperatura

Tudo depende da altura, tamanho e se é assado inteiro ou às postas. Por exemplo, um peixe inteiro demora, em média, entre 25 a 60 minutos a assar se for ao forno a uma temperatura de 180˚C.

Como assar polvo

Apesar de ser um produto vindo do mar, o polvo tem que obedecer a algumas “regras” para ser perfeitamente assado. A primeira delas é ser cozido previamente em água abundante. Assim, o seu sabor fica intenso e a sua textura tenra.

Temperos para polvo

À semelhança do peixe, os ingredientes mais comuns são o sal e o limão, sendo depois regado com azeite antes de ir a assar. Porém, podes adicionar outros condimentos, como é o caso do pimentão-doce.

Tempo de confeção e temperatura do polvo assado

O polvo deve ir ao forno a 180˚C. Quanto ao tempo de cozedura, varia consoante o tamanho e tipo de polvo. Contudo, sabes que ele está cozinhado quando estiver dourado.

Uma lista para os verdadeiros amantes de doces. Aqui partilhamos como fazer umas panquecas fantásticas. 

Receita de peixe no forno à portuguesa

Ingredientes

  • 1kg de peixe para assar (à escolha)
  • 800g de batatas pequenas
  • 1 pimento verde
  • 3 tomates maduros
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 3dl de vinho branco
  • 0,5dl de azeite
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 1 pitada de paprica
  • Salsa q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação

  1. Amanha (arranja) o peixe, coloca-o num tabuleiro e tempera-o com os dentes de alho picados, um pouco de paprica, o vinho branco, um ramo de salsa, sal, pimenta e o caldo de legumes desfeito. Deixa marinar por meia hora;
  2. Descasca as cebolas e corta-as às rodelas;
  3. Lava e tira as sementes dos tomates. Corta-os às rodelas;
  4. Lava e tira as pevides e peles brancas aos pimentos. Corta-os aos cubos grandes;
  5. Descasca as batatas;
  6. Liga o forno a 180˚C;
  7. Adiciona os legumes ao tabuleiro, por cima e à volta do peixe, rega com o azeite e a água e leva ao forno previamente aquecido durante 50 minutos.

Fonte preparação: teleculinaria

Dica: se quiseres ter uma refeição com mais sabor, podes optar por lavar as batatas novas e assá-las com casca. Para isso, deixa, de um dia para o outro, as batatas numa bacia com água, vinagre e sal. Na hora de prepará-las, basta passar por água e raspá-las com uma faca de serrilha para tirar alguns vestígios de terra.

Como vês, assar peixe não é um bicho-de-sete-cabeças. Podes, inclusive, aproveitar algumas das sobras do peixe cozido para assá-lo ou, então, do peixe assado para conseguires fazer outras receitas. Quem sabe não te dedicas a fazer uma quiche de peixe ou uma deliciosa sopa de peixe.

Agora partilha connosco… És fã de peixe? De peixe no forno? Se estás reticente ou se nunca assaste um, já sabes: segue as nossas dicas e vê o quão delicioso é este prato. Depois partilha connosco o resultado – ou até uma receita – para que os outros solteiros possam também ver!

FAQ's

Como fazer bom peixe de forno? 
Segredo é ajustar as medidas, não exagerar nos temperos, e assar na medida certa. lê as nossas dicas.

Temperatura ideal para fazer uma bom peixe assado no forno?  
Para quase todos os preparados de peixe, a temperatura ideal do forno é 180 graus.