Frango da Guia Algarve – os melhores restaurantes

frango da guia algarve

Apesar de as praias do Algarve serem bastante concorridas, existem outros motivos para visitar a região. Um deles é o frango da Guia, uma iguaria imperdível e apreciada por todos os que provam.

Dado que férias rimam com passeio e boa comida, decidimos trazer a lista dos melhores restaurantes para comer frango da Guia no Algarve. Mas antes, nada como conhecer a história deste prato que nasceu nos anos 60. Quem diria que se iria tornar no sucesso que é hoje!

Estás com curiosidade? Então continua a ler o nosso artigo!

Como nasceu o frango da Guia?

Num pequeno café, em 1964, o pai de José Ramires e Noélia Cabanita, donos do restaurante Ramires, criou aquele que se tornaria num prato de sucesso da freguesia da Guia, município de Albufeira. Com o passar dos anos, existiu a necessidade de ampliar o espaço, atribuindo o nome que todos conhecemos: restaurante Ramires.

Seguindo as pisadas do pai, Noélia, atual proprietária da casa, manteve a especialidade da casa, o frango da Guia à Ramires, que é um sucesso espalhado pelo mundo. Contudo, esta receita, para ser um sucesso, conta com diversos segredos que envolvem a preparação do frango em cru, o momento de grelhar e, claro, o molho. Tudo, claro, seguindo as direções do criador da receita.

Atualmente, o prato é servido com batatas fritas e, em muitos casos, com uma salada, sobretudo a montanheira (tomata e cebola às rodelas temperada com orégãos, azeite e sal). Mas, claro, tu é que sabes o que preferes para acompanhar um belo frango da Guia.

O frango da Guia é o mesmo que frango no churrasco?

Embora a forma de confeção seja a mesma, estamos a falar de pratos diferentes. Tal como o próprio nome indica, o frango da Guia é nasceu na freguesia da Guia, em Albufeira, enquanto o frango no churrasco é feito um pouco por todo o país. Por isso, tem em atenção a este detalhe para não compares gato por lebre! 

Algumas das mais famosas discotecas do algarve..

Os melhores restaurantes para comer frango da Guia no Algarve

Ramires

Tal como referimos antes, o frango da Guia nasceu na freguesia da Guia, município de Albufeira, no Algarve. Mas onde é que nasceu? Precisamente no restaurante Ramires.

Este espaço, que há mais de 50 anos serve aquele que é considerado o melhor frango da Guia do Algarve, tem três andares com ambientes distintos. Contudo, todos são amplos e confortáveis, incluindo a esplanada no último andar. Nela há uma vista panorâmica à espera daqueles que pensam vir até aqui deliciar-se.

Apesar de o frango ser o rei da casa, existem outras opções que podes e deves ter em conta quando estiveres de férias em Albufeira. Engana-te se pensas que só há peixe ou carne na ementa do Ramires, existem também opções vegetarianas. Só tens que escolher o que pretendes!

O Teodósio

À semelhança do espaço anterior, O Teodósio é outra das opções para quem quer comer um bom frango à Guia no Algarve. Aliás, é conhecido como o Rei dos Frangos, e talvez esteja explicado o porquê de ser muito concorrido.

Aberto desde 1982, este restaurante conta com um espaço amplo e com duas salas distribuídas em dois andares. Além disso, tem um parque de estacionamento privado para cerca de 600 automóveis. Haverá lá melhores condições para visitares O Teodósio?

No que diz respeito ao frango da Guia do Teodósio, ele é crocante e bastante saboroso. Recomendamos que o acompanhes com batatas fritas e com uma salada à montanheira (tomate e cebolas às rodelas, orégãos, sal e azeite). Não há como não gostar!

O Ribeirinho

Sabes qual foi o outro restaurante que abriu portas em 1982? Foi O Ribeirinho, uma churrasqueira situada na Guia, em Albufeira. O nome foi inspirado pelo Ribeiro de Espiche, que fica perto do restaurante, e que uniu ao apelido de um dos proprietários, José Cabrita Ribeirinho.

De um restaurante à beira da estrada passaram quase 10 anos depois para um espaço que conta com uma sala ampla e uma esplanada coberta para 280 pessoas com estacionamento privado. Por isso, não tens problemas para estacionares!

Tal como seria de esperar, aqui serve-se o franguinho da Guia, com pele estaladiça e com um segredo de sabores e aromas únicos. Contudo, se não quiseres provar o rei da casa, podes sempre experimentar outros pratos. Por exemplo, tens o bife da vazia grelhado ou o bife à Ribeirinho. Mas caso não queiras nada de proteína animal, tens também opções vegetarianas à tua espera. Para terminar, podes pedir um doce regional como a tarte de amêndoa, Morgado Serrano ou Dom Rodrigo.

O Vieira

Um dos restaurantes mais antigos da Guia é o restaurante O Vieira. Como tal, não é de admirar que seja também um dos mais afamados e concorridos da região.

Dada a sua localização, o ex-líbris deste restaurante dos anos 60 é o seu frango com piri-piri. Quem o prova diz que tem algo único e irreverente. Nós sabemos bem o que é: é o seu molho, que está no segredo dos deuses.

Seja antes ou depois de visitares os melhores restaurantes para comer um frango da Guia no Algarve, sugerimos-te uma atividade imperdível. Qual? A visita aos parques aquáticos do Algarve. Acredita, não há sugestão mais divertida do que esta! Se vais acompanhado, melhor ainda, confia em nós.

FAQ's

Restaurantes para comer frango da guia posso encontrar nesta lista?   
Sim, e esta lista será atualizada com os melhores restaurantes para comer frango da guia no algarve.

Podemos comer bem nos restaurantes?    
Sim, muito bem. É mais econômico que a maioria dos restaurantes do algarve e podemos comer muito bem.