Quando se está na Invicta, a par de inúmeras atividades que se podem fazer de forma gratuita, existe uma que é obrigatória: a visita às caves do vinho do Porto. Porquê? Porque a par da francesinha, o vinho do Porto é um símbolo incontestável da cidade, apesar de ser produzido na Região Demarcada do Douro. Como tal, merece ser provado.
Embora não seja uma atividade gratuita, a visita às caves deste ex-líbris da cidade é uma experiência única e que não podes de todo perder, independentemente de ires em visita ou como filho da terra.
Seja para degustar um Porto Ruby, Tawny, Branco ou Rosé, existem algumas dicas e indicações sobre caves do vinho do Porto que te queremos dar a conhecer.
Caso queiras conhecer e saber mais sobre WOW Porto situado nas caves do Porto – Carrega aqui.
Dicas sobre as caves do vinho do Porto a visitar
Antes de passar às indicações de caves, convém saberes algumas dicas e truques para conseguires desfrutar de uma boa experiência.
- A zona das caves do vinho do Porto é em Vila Nova de Gaia, bem junto à margem do rio Douro. Podes chegar lá facilmente: teleférico (basta apanhares o metro da linha D (amarela), saíres na paragem Jardim do Morro e comprares um bilhete de teleférico), autocarro, carro ou a pé se estiveres na baixa – nestas últimas três opções, basta atravessares o tabuleiro de baixo da Ponte D. Luís;
- Tem atenção ao número de provas que inclui cada bilhete que compres e quais são os vinhos contemplados. Por vezes, as degustações com preços mais baixos não incluem vinhos de reserva ou edições especiais;
- Aproveita eventuais promoções online das próprias caves ou outros operadores turísticos;
- Os horários das caves variam entre as 09h30 e as 18h (depende da que escolheres), podendo haver alterações de acordo com a estação do ano (verão ou inverno);
- Sabias que podes aproveitar uma experiência completa que inclui, entre outras coisas, a prova do vinho do Porto? É muito comum acontecer quando compras um bilhete para um cruzeiro pelo Douro, porém, também é regular acontecer quando compras um bilhete de autocarro turístico. Aproveita e sê um verdadeiro turista na Invicta!
Talvez das caves mais elegantes e seletivas que existe. Se queres fugir das multidões e ainda ter a oportunidade de experimentar as versões vintage do vinho do Porto da Graham’s, aqui está a solução. Sairás com uma verdadeira aula acerca desde elixir dos Deuses sem nunca te sentires apressado. Quanto a preços, eles começam nos 17€ e podem ir até aos 115€, dependendo da prova que escolheres.
Os preços podem ser um pouco mais elevados, daí a sensação é a de exclusividade. Tudo começa com a prova de dois vinhos, o Croft Pink e um Ruby, seguindo-se a visita propriamente dita. No fim, costuma ser servido um Tawny 10 anos. Não percas a oportunidade de acompanhar a prova com chocolates portugueses. A fusão é única e realmente incrível!
Real Companhia Velha
O nome podia ser um acaso, mas não o é. Já existe há mais de 260 anos, o que por si só já significa muita coisa. Além das tradicionais provas, de vez em quando existem alguns eventos imperdíveis e que, normalmente, incluem menus especiais. Aproveita e marca já a tua visita guiada.
Ramos Pinto
A par da experiência enológica vivida, poderás encontrar um local verdadeiramente histórico, podendo percorrer o legado do fundador da companhia, Adriano Ramos Pinto. Pósteres publicitários da Belle Époque, painéis de azulejos de 1909, mobiliário e utensílios dos anos 30 são apenas alguns dos exemplos do que podes ver aqui.
Cave Museu Sandeman
Dado sucesso, os responsáveis pelas caves Sandeman foram mais longe e criaram o museu que contextualiza e conta a história desta que é uma das marcas de vinho do Porto com mais impacto internacional. Sim, isso inclui a explicação sobre Don, aquele misterioso senhor vestido com a capa dos estudantes portugueses e com o sombrero espanhol.
Esta foi uma das primeiras caves a fixar-se em Vila Nova de Gaia. Corria o ano de 1692 quando a Taylor’s abriu portas, tornando-se numa das mais ilustres casas do vinho do Porto. Se és um verdadeiro apreciador desta bebida, fica a saber que esta marca possui uma das maiores reservas de vinhos raros envelhecidos em casco.
Caves Ferreira
Detida pela Sogrape Vinhos, as Caves Ferreira abriram em 1751 com o intuito de manter as tradições e o património. A áurea forte deste espaço deve-se à imagem de D. Antónia Ferreira, uma mulher que se destacou numa indústria dominada por homens no século XIX.
Cockburn's
Estás perante o maior armazém de vinho do Porto em Gaia, daí ser normal ver-se os trabalhos durante a visita. Entre filas de barris de carvalho, alternativas e diferentes versões deste vinho não faltam.
Estas são apenas algumas das muitas opções de caves do vinho do Porto que podes visitar, mas a escolha certa depende sempre, claro, da experiência que pretendes ter e do quanto podes dispensar. Mas independentemente da escolha, o importante é conheceres este verdadeiro elixir dos Deuses!
WOW Porto - The World of Wine - Caves de vinho do Porto
Em plena pandemia, eis que surge um novo espaço para alegrar todos os amantes de vinho, mais concretamente vinho do Porto. Falamos do World of Wine (ou WOW, como preferires).
Embora tenha surgido numa época atípica, a verdade é que este recente espaço tem sido um verdadeiro sucesso. Aliás, tal não é de admirar, dado a sua localização e, claro, o facto de ser dedicado ao vinho do Porto. Mas muito mais do que falar de forma vaga, vamos passar aos factos?
Como é a estrutura do WOW
Em suma, este espaço cultural e museológico é tudo aquilo que faltava para revolucionar a zona histórica de Vila Nova de Gaia. Ao todo, são cinco museus, oito restaurantes e cafés, um espaço de exposições e vários espaços onde poderão decorrer eventos. Mas queres saber o melhor? Tudo isto está concentrado num único quarteirão com um total de 55 mil metros quadrados!
Toda esta estrutura está unida por uma praça ampla que conta com uma vista magnífica sobre o rio Douro, além da cidade do Porto. Por isso, enquanto bebes um copo, poderás desfrutar de paisagens únicas e encantadoras.
Acesso ao quarteirão
Agora o que interessa: como é que podes ter acesso ao quarteirão dedicado ao universo do vinho? Simples: o acesso é livre. Porém, caso queiras visitar os museus, precisas de bilhetes. Para tal, podes adquiri-los na bilheteira online ou no próprio local, tu é que escolhes.
Entre visitas individuais, podes escolher pacotes de experiências, visitas em família ou em grupo. Uma vez mais, quem decide és tu!
Algumas das experiências que podes ter neste espaço
Apesar de este ser um espaço dedicado ao vinho, podes encontrar experiências ligadas a outras áreas. Começamos por falar da Wine Experience, na qual se aprenderá mais sobre os seus principais agentes como o solo, o clima ou as uvas, bem como os processos que interferem na qualidade do vinho. Além disso, vais aprender mais sobre os tipos de vinho que existem e como os podes degustar.
Passando para o Porto Region Across The Ages, aqui vais ficar a conhecer os tempos e os contratempos, bem como as guerras e as conquistas da Invicta. Em suma, o principal objetivo deste local é o de conhecer o carácter da cidade e do seu povo.
Gostas de chocolate? Então o The Chocolate Story vai ser uma deliciosa viagem desde a planta do cacau até ao chocolate. Assim, ficarás a conhecer a sua história e o seu processo de transformação numa autêntica fábrica de chocolate. Por último, podes-te deliciar no Vinte Vinte Café.
Não menos importante, na The Bridge Collection vais ter a oportunidade de conhecer a coleção privada da família de Adrian Bridge, o responsável pelo WOW. Entre mais de 1500 copos e taças, encontras peças que contam a história da humanidade através do simples gesto de beber. Poderás, inclusive, recuar até ao ano de 7000 a.C. com esta coleção!
Experiências gastronómicas para todos os gostos
Tal como te dissemos, além de poderes ter uma experiência cultural, no WOW poderás ter uma verdadeira viagem gastronómica, já que por aqui existe um conjunto de restaurantes e cafés para todos os gostos.
Entre todos, destacamos o restaurante 1828, data que assinala o início da Guerra Civil Portuguesa, sendo uma homenagem às adversidades que o povo portuense ultrapassou. Por isso, aos sabores portugueses, alia-se a contemporaneidade.
Caso queiras beber um copo num terraço coberto com vista para o rio Douro, então o Angel’s Share será a tua opção. Além de ter as características que pretendes, tens à tua disposição uma carta com perto de 50 referências de vinho que podes beber à garrafa ou ao copo. Aliás, esta é uma boa opção para colocares os conhecimentos adquiridos na Wine Experience à prova.
Agora deves estar a pensar: gostava muito de ir ao WOW, mas certamente que não há lugar para quem não come carne. Aí é que te enganas! Tens duas opções: o The Golden Catch, um restaurante que só serve peixe, e o Root & Vine, um restaurante vegetariana no qual a qualidade dos ingredientes é a chave para pratos cheios de cor e sabor.
Além dos espaços mencionados, tens ainda o VP, com sabores genuinamente portugueses, o Suspiro, um café com sobremesas deliciosas que se dividem entre a doçaria tradicional portuguesa e a pastelaria francesa, e o Vinte Vinte Café, com produtos produzidos na fábrica do The Chocolate Story.
Por isso, só tens que escolher onde queres comer, pois variedade não te falta!
FAQ's gerais:
Qual é horario das caves do vinho do Porto?
Os horários das caves variam entre as 09h30 e as 18h (depende da que escolheres).
Quais são as caves do vinho do Porto que posso visitar?
Das mais famosas são Graham’s, Croft, Real companhia velha, taylor’s, cockburns entre outras que podes ler no nosso artigo.