Metro Paris: tudo sobre o mapa, os preços e opções de viagem

Opções de viagem - metro paris

Viajar dentro de uma cidade europeia é sempre uma verdadeira aventura, sobretudo quando se trata de Paris. Afinal, qual é o melhor meio de transporte para fazê-lo? Quanto custa? Como funciona? Estas e outras questões estão respondidas neste artigo.

Caso não saibas, o Metro de Paris é, sem dúvida, a melhor forma de te moveres na capital francesa, tudo porque tem mais de 300 estações espalhadas pelos diversos pontos da cidade. Aliás, esta dimensão faz com que a rede de metro parisiense seja considerada a terceira maior da Europa, ficando atrás apenas das redes de metro de Londres e Madrid.

Esta distinção assusta-te? Se sim, continua a navegar no artigo e fica saber tudo sobre o Metro de Paris.

Mapa - Paris

À semelhança do que acontece em Portugal, as linhas de metro parisienses estão distinguidas por cores e estão devidamente numeradas.
Existem linhas que transitam acima do solo, permitindo aos visitantes usufruírem de vistas únicas da cidade.

Horário do metro

O serviço é garantido diariamente entre as 05:30 e as 01:00.

Procuras o que fazer nos teus dias de viagem a Paris? 

Bilhetes & Preços

À semelhança do que acontece noutras cidades europeias, incluindo nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, existem diversos tipos de bilhetes e preços. Existem bilhetes diários, semanais ou mensais, que possuem diferentes preços e vantagens.

Seja para uma viagem de 3 dias a Paris ou para estadias mais prolongadas, há que analisar todas as possibilidades e planear todas as movimentações durante a viagem, para que se possa fazer a compra mais acertada. Seja como for, o ideal é adquirir várias viagens numa única caderneta, pois assim poderás poupar dinheiro. A par disso, os bilhetes de metro podem ser usados na rede de comboios suburbanos, RER, e nos autocarros no centro.

Ticket t+

Este é um “bilhete simples”, adquirido no Metro de Paris, e pode ser usado de forma ilimitada durante 90 minutos após a 1ª utilização. Além do metro, é possível usar este mesmo bilhete na rede RER (somente dentro de Paris), nos autocarros, funiculares (incluindo o de Montmartre) e nos autocarros noturnos Noctilien.

Os transferes permitidos com o Ticket t+ são:
• Metro – Metro
• Metro – RER (dentro de Paris)
• RER – RER (dentro de Paris)
• Autocarro – Autocarro (incluídas as redes RATP e OPTILE)
• Autocarro – Elétrico
• Elétrico – Elétrico

Quanto a preços, um bilhete simples custa 1,90€ e um conjunto de 10 viagens 14,90€.

Procuras surpreender a tua cara metade? 
Muitos são os restaurantes românticos em Paris. 

Paris Visite Pass

Este cartão está disponível para períodos de 1, 2, 3 e 5 dias, permitindo viajar por diversas zonas da cidade. A sua validade conta a partir do momento em que há a primeira validação. Além disso, usar esta modalidade permite usufruir de ofertas exclusivas juntos dos parceiros.

Permite que se use o metro, os autocarros públicos, os comboios RER, os elétricos, o Orlyval, o Montemartrobus, o autocarro noturno Noctilien e o Funicular de Montmartre.

Tabela preços - Paris

Navigo

Os passes semanais e mensais Navigo permitem que se usufrua da rede de transportes das zonas escolhidas de forma ilimitada, o que inclui metro, RER, autocarro, funicular e comboio, com exceção do Orlyval.

Mobilis

Válido somente por um dia, o Mobilis permite que se viaje durante um dia, de forma ilimitada, dentro das zonas escolhidas. Com este passe, pode-se usufruir de toda a rede de transportes da região de Île-de-France, o que inclui metro, RER, autocarro, funicular e comboio, com exceção do Filéo e todas as conexões com o aeroporto. Para todos os passes, o período de validação começa às 12:00 do primeiro dia do período e termina às 23:59 do último dia.
Apesar destas informações, convém leres com atenção todas as sugestões e dicas de viagem dadas pela RATP, responsável pela mobilidade em Paris. Por isso, nada melhor do que visitar o site oficial.

Agora que possuis toda a informação necessária, estás em condições de viajares até à Cidade do Amor e explorá-la ao máximo sem desculpas!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Solteiros vs Casados - Viagem a Paris
Author Rating
51star1star1star1star1star