Situada no município de Portel, distrito de Évora, Alqueva é um dos destinos mais procurados por nacionais e estrangeiros para relaxar no Alentejo. Entre outras atrações, por aqui existe a Barragem do Alqueva e a maior criação de avestruzes de Portugal. Contudo, recentemente há mais um motivo para fazer uma visita a esta aldeia: a praia fluvial do Alqueva.
Criada junto à aldeia que deu nome à barragem, a praia fluvial do Alqueva surgiu fruto de um investimento de perto de 600 mil euros. Foi inaugurada em agosto deste ano e promete fazer as delícias dos amantes das praias fluviais do Alentejo. Cientes disso, decidimos fazer este artigo para te falar mais sobre esta nova praia fluvial. Quem sabe se não é por aqui que tomas os próximos banhos de sol nas férias!
Praia fluvial do Alqueva: o que precisas de saber
Em primeiro lugar, nada melhor do que falar sobre a localização desta nova praia fluvial. Para que saibas, ela foi criada a cerca de um quilómetro da aldeia de Alqueva, numa baía da barragem. No total, são 150 metros de areal com vigilância, por isso, estarás sempre seguro nos teus mergulhos.
Em segundo lugar, convém frisar que o acesso a esta zona balnear é feito através de uma estrada de asfaltada. Ou seja, não terás problemas quando às acessibilidades, ao contrário do que acontece com outras praias fluviais espalhadas pelo país. Tem ainda um ancoradouro nas imediações.
Por último, esta praia conta com alguns espaços e equipamentos que deves saber quais são. Além de um bar, conta com balneários, casas de banho e equipamentos de apoio, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida.
Como chegar à praia fluvial do Alqueva?
Conforme podes imaginar, a melhor forma de chegares até esta nova praia é, sem dúvida, através de carro. Contudo, poderás ter alguma dificuldade em encontrá-la no GPS, o que não é problema pois nós damos-te uma ajuda.
Segue pela A1, A13 e A6 em direção à N114 em Évora. Vira na saída 5 da A6. Em Évora, segue pela IP2 e depois pela N255.
Um investimento para Alqueva e para Portel
Tal como tiveste a oportunidade de ver, a praia fluvial de Alqueva vem mostrar que esta região do Alentejo é a ideal para proporcionar momentos de descanso e lazer. Contudo, não nos podemos esquecer que esta é a quarta praia do Alqueva e a segunda de Portel, algo que o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, referiu em declarações à agência Lusa. Aliás, o mesmo referiu que o investimento nestas infraestruturas vem movimentar o comércio e a restauração local.
De acordo com vários estudos e relatórios, as praias fluviais são a principal atração da região, pelo que têm contribuído para o desenvolvimento turístico do Alentejo.
Mais uma praia fluvial a caminho do Alqueva
Apesar de ser um grande investimento para o município, este não será o único a ser feito no que diz respeito às praias fluviais no Alqueva. De acordo com o autarca de Portel, há outra praia fluvial no Alqueva a ser construída. Desta vez, será perto da aldeia de Montes Juntos, no concelho de Alandroal, distrito de Évora.
Recorda-te que existem mais três zonas balneares nas margens portuguesas da albufeira do Alqueva. Situam-se em Amieira, em Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz) e em Mourão (distrito de Évora). Por isso, não há desculpas para não ires a banhos se tiveres nas proximidades!
Como ter umas férias inesquecíveis no Alentejo?
O Alentejo é por excelência um local dedicado à natureza, por isso, é normal que seja procurado por quem pretende descansar e relaxar longe da agitação das grandes cidades.
Dadas as suas características, esta é uma região propícia a atividades que envolvam campismo, desportos radicais, turismo rural, entre outros. Mas claro que existem outras atividades que merecem ser exploradas, como é o caso de experimentar a gastronomia local.
Estás perdido e precisas de ajudar sobre o que fazer no Alentejo? Além de visitares a praia fluvial do Alqueva, não podes deixar de ler os seguintes artigos e seguir as nossas recomendações:
- O que visitar no Alentejo
- Parques de campismo: os melhores parques de campismo em Portugal
- Restaurantes Vila Nova de Milfontes
Dadas as dicas, só tens que anotar tudo, fazer o planeamento da tua viagem e começar a preparar o que poderes para teres um descanso em beleza. Aproveita e convida aquele teu grupo de amigos que já não vês há muito tempo, de certeza que se vão divertir como nunca se divertiram!
Parques aquaticos no algarve que podes visitar neste verão.
FAQ's
Como chegar à praia fluvial do Alqueva?
Segue pela A1, A13 e A6 em direção à N114 em Évora. Vira na saída 5 da A6. Em Évora, segue pela IP2 e depois pela N255.
O que é uma praia fluvial?
Basicamente a melhor explicação que temos é quem procura umas férias diferentes no meio da natureza e não dispensa um mergulho, pode trocar o mar salgado pelas águas doces dos rios.