Praias Fluviais Norte

praias fluviais

Ainda há quem pense que as praias só existem à beira-mar. Contudo, o que desconhecem é que as praias fluviais são uma boa forma de não só desfrutar de banhos mais calmos como também de fugir às multidões dos areais banhados pelo mar.

Aqui no Solteiros vs. Casados, sabemos que muitos adoram dar um belo mergulho, independentemente do lugar. Porém, há um aviso que temos que dar à tripulação: as praias banhadas pelo rio são mesmo um pequeno pedaço do céu na terra. Por isso, deixamos-te hoje as nossas sugestões das melhores praias fluviais no Norte.

Lista com as melhores praias fluviais do norte

Praia Fluvial do Rabaçal (Vila Real)

Praia Fluvial do Rabaçal norte portugal
Créditos: sinal.tv

Inauguramos esta belíssima lista com uma indicação da terra onde cresce as vinhas que permitem que as caves do vinho do Porto existam. Trata-se da Praia Fluvial do Rabaçal, em Valpaços, distrito de Vila Real. À sombra de amieiros, aqui podes desfrutar deste refúgio transmontano único e indiscritível. Além de nadar e repousar, podes ainda fazer rafting, canoagem ou pescar.

Caso pretendas pernoitar perto, tens o parque de campismo próximo da praia do Alamal. Aproveita e tira uma fotografia na Ponte Romana.

Praia Fluvial da Fraga da Pegada (Bragança)

praia fluvial norte portugal
Créditos: pacoteferias

Inserida na albufeira do Azibo, sabias que esta praia é a que possui mais Bandeiras Azuis em toda a Europa? Aqui a temperatura média da água anda à volta dos 22ºC. Possui uma zona de Paisagem Protegida, onde podes descobrir e explorar muita coisa em segurança: gravuras rupestres, escavadas nas rochas, cruzes, fechaduras, covinhas e pegadas.

Praia Fluvial de Alqueirão (Braga)

Praia Fluvial de Alqueirão geres
Créditos: sol.sapo

O Gerês é um dos destinos prediletos de milhares de portugueses quando escolhem o Norte para passar férias. Tal não seria de admirar, não fosse esta região um verdadeiro paraíso. Como seria de esperar, um dos atrativos são as inúmeras praias fluviais que existem nesta região.

Banhada pelo Rio Caldo, a Praia Fluvial do Alqueirão, em Terras de Bouro, é uma das mais procuradas. Por aqui podes realizar passeios de gaivota, de moto aquática ou em barquinhos. Podes ainda tomar banhos ou explorar as redondezas.

Fica a conhecer as melhores tascas porto

Praia Fluvial da Ponte de Soeira (Bragança)

Praia Fluvial da Ponte de Soeira
Créditos: escapadinhas

Além das paisagens montanhosas, a região de Trás-os-Montes está repleta de pequenos tesouros. Um deles é a Praia Fluvial de Ponte de Soeira, em Vinhais.

As águas aqui apresentam temperaturas bastante agradáveis, parecendo, até, espelhos. Quanto à sua envolvência rústica e selvagem, faz desta praia um local maravilhoso para relaxar e fugir da agitação diária, já que está escondida.

Praia Fluvial de Estorãos (Viana do Castelo)

Créditos: escapadinhas

O Minho é sempre uma boa opção para descansar e desfrutar de umas férias no meio da natureza. Por isso, não podíamos deixar de te sugerir uma das praias mais encantadoras de Ponte de Lima.

Perto da Serra de Arga, junto à ponte romana do Rio Estorãos e duma azenha antiga, a Praia Fluvial de Estorãos possui uma áurea que deixa qualquer um maravilhado. As águas límpidas, onde andam muitas trutas e lampreias, junto com o silêncio fantástico, formam o par perfeito para qualquer momento relaxante.

Praia Fluvial de Espiunca (Aveiro)

Créditos: flickr

Distanciada 15km de Arouca, esta praia fluvial é uma das muitas do concelho que são banhadas pelo Rio Paiva, onde estão os conhecidos Passadiços do Paiva.

Depois de fazeres uma boa caminhada pelos passadiços, nada melhor do que esticares a tua toalha no areal e dares um bom mergulho nestas águas revigorantes e pouco fundas. Entre banhos, aproveita para apanhares um bocadinho de sol, para ganhares algum bronze.

Praia Fluvial de Congida (Bragança)

Créditos: joao correia

O Parque Natural do Douro Internacional faz com que a Praia Fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, tenha uma vista e envolvência maravilhosas.

A praia situa-se numa albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha. Está integrada num complexo de lazer que, além da praia, tem uma piscina flutuante nas águas da albufeira, piscinas municipais e os devidos equipamentos de apoio. A par de tudo isto, há ainda um cais fluvial de onde partem barcos para passeios turísticos pelo Rio Douro.

Praia Fluvial da Cascata da Cabreia (Aveiro)

Créditos: nit

Sabes aqueles cenários paradisíacos que surgem nos filmes? Pois bem, fica a saber que podes viver uma experiência semelhante sem saíres de Portugal. Onde? Nesta praia fluvial em Sever do Vouga. Porquê? Porque tem uma queda de água magnífica, com 25 metros de altura.

Embora seja alimentada pelo Rio Mau, esta cascata tem tudo de bom. É formada por irregularidades e contém pedras graníticas e xisto, responsáveis pelas erosões. Quanto à vegetação, por aqui existe uma diversidade de fauna e flora que ajudam a compor o cenário de tranquilidade.

Depois de relaxares e desfrutares do melhor que a natureza tem, aproveita para visitares as fragas da Serra da Cabreia e o Parque da Cabreia.

Claro, sabemos que gostos são gostos e, em algumas ocasiões, não é possível aceder a algumas destas praias. Mas independentemente de preferências ou outras questões, não te esqueças que tens sempre outras alternativas para dares um bom mergulho. Caso te interesse, consulta a nossa lista das melhores piscinas do Porto.

No caso das praias fluviais, não te esqueças de, depois de um bom mergulho e banhos de sol, com todas as medidas de proteção, explorar as vilas e aldeias onde estão inseridas. Afinal, esticar as pernas nunca fez mal a ninguém, não é verdade?

Esplanadas Porto – Aproveita par conhecer as melhores esplanadas do porto e aproveitar o sol.

FAQ's

Onde encontrar as melhores praias fluviais do norte?
Parece que encontraste o artigo certo, temos aqui as melhores listas de praias fluviais do norte. 

O que é uma praia fluvial? 
Basicamente a melhor explicação que temos é quem procura umas férias diferentes no meio da natureza e não dispensa um mergulho, pode trocar o mar salgado pelas águas doces dos rios.