São Miguel – Descobre a Ilha Verde dos Açores

sao miguel açores o que visitar

Os Açores são um maravilhoso arquipélago situado em pleno Oceano Atlântico, de origem vulcânica e com características singulares. Pertencente ao território de Portugal desde o séc. XV, quando os navegadores portugueses para aí levaram os colonos que iniciaram o seu povoamento, é constituído por nove ilhas divididas geograficamente em três grupos – Grupo Ocidental, Grupo Central e Grupo Oriental. Estas ilhas e ilhéus formam a chamada Região Autónoma dos Açores, administrativamente independente do continente, mas ligada a ele em todas as outras áreas.

A ilha de S. Miguel, no Grupo Oriental, é a maior e mais povoada das ilhas dos Açores e é também aquela onde se concentra o governo e a maior parte dos serviços nesta região insular. A sua capital é a cidade de Ponta Delgada constituindo-se como o ponto nevrálgico da vida política e económica do arquipélago.

S. Miguel é uma ilha ríquíssima em coisas para ver e fazer. Na cidade de Ponta Delgada, por exemplo, poderás visitar igrejas centenárias de características arquitetónicas muito próprias, jardins botânicos únicos com espécies exóticas de particular interesse, uma lagoa que constitui um postal ilustrado conhecido em todo o mundo, museus de referência e locais de interesse geológico de referência também mundial. Saindo para fora da cidade, poderás visitar locais de grande interesse paisagístico, como os que encontras em freguesias com as de Lagoa, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande ou Vila Franca do Campo.

Todos estes locais podem ser facilmente visitados, com conforto e ao teu próprio ritmo, através de um aluguer de carros da Auto Europe. Estabelecida há mais de 65 anos no mercado de aluguer de automóveis, a Auto Europe dispõem hoje de mais de 24.000 balcões de atendimento em 180 países por todo o mundo através dos nosso parceiros globais e locais de longa data, o que permite aos nossos clientes a flexibilidade de optar pelo local de levantamento que mais lhes convém, tirando o melhor partido das nossas tarifas, as mais competitivas do mercado, e aproveitando também as promoções e ofertas especiais que fazemos durante todo o ano. Em Portugal, a Auto Europe oferece-te serviços de aluguer de carros de excelência por todo o país, incluindo nos Açores e, claro, na ilha de S. Miguel. Podes facilmente alugar um carro em Ponta Delgada num dos balcões dos nossos parceiros, localizados em zonas muito convenientes da cidade, mas também podes levantar o teu carro logo à chegada, no Aeroporto de Ponta Delgada. A escolha é tua! 

Gostas de acampar? Gostas da natureza? Então este artigo é recomendado para ti. 

Férias e o que visitar em São Miguel Açores

Vais conhecer o verdadeiro significado de umas férias anti-stress para recarregar baterias com uma viagem a S. Miguel. Logo à chegada a Ponta Delgada, recomendamos-te uma visita às suas igrejas, deambulando pelos passeios da cidade e apreciando as suas praças mais famosas. Em cada uma encontrarás uma igreja, de arquitetura micaelense muito própria. É o caso da Igreja Matriz de São Sebastião, de estilo manuelino e barroco, construída no séc. XVI;  da Igreja de São José, no campo de S. Francisco, com um altar de talha dourada magestoso e belas pinturas no teto; da Ermida de Nossa Senhora Mãe de Deus, junto à Ladeira da Mãe de Deus, na freguesia de S. Pedro, notável pelas suas pedras angulares em basalto preto (de origem vulcânica e extremamente duro); ou da Igreja do Colégio dos Jesuítas (ou de Todos-os-Santos), no centro histórico de Ponta Delgada, um dos primeiros templos cristãos contruído pelos colonos portugueses no século XV.

Faz uma visita também aos ricos jardins e espaços ajardinados de Ponta Delgada. Começa pelo Jardim António Borges, um dos jardins históricos mais importantes da ilha pelo seu alto valor patrimonial, construído na segunda metade do séc. XIX, sendo um jardim público e gratuito de referência; passa pelo Jardim da Universidade dos Açores que, apesar de pequeno, te pode proporcionar a realização de atividades científicas e eventos sociais. Construído com o palacete do Visconde de Porto Formoso nos finais do séc. XIX, está também aberto ao público; a pouca distância, encontras o Jardim José do Canto, ideal para os amantes de paisagística e botânica, onde encontras grandes árvores que impressionam. Sendo imóvel de interesse público, faz parte da UNESCO e do Guia Mundial dos Jardins Botânicos; por fim, recomendamos-te uma visita ao Jardim do Palácio de Sant’Ana, também do séc. XIX, contendo espécies botânicas exóticas provenientes de várias partes do mundo.

Nomeada uma das Sete Maravilhas de Portugal, situada a curta distância de Ponta Delgada, encontras o ex-libris de S. Miguel, a famosa Lagoa das Sete Cidades. São, na verdade, duas lagoas que se uniram por um pequeno estreito com a elevação do nível das suas águas. Está situada na cratera do vulcão das Sete Cidades, sendo que cada uma destas lagoas é ecologicamente diferente da outra, como o comprovam, desde logo, as cores diferentes das suas águas. Rodeada por altas colinas – as paredes da cratera do vulcão – as lagoas estão carregadas de vegetação luxuriante à sua volta, proporcionando aos visitantes uma das vistas mais icónicas do mundo.

Visita ainda a Gruta do Carvão, uma cavidade rochosa de elevado interesse geológico, formada por atividade vulcânica entre 12.000 e 5000 anos atrás. Trata-se de um tubo natural de lava com quase dois quilómetros de extensão, constituído por quatro ramificações, uma delas (a do Paim) aberta ao público. É um monumento natural que apresenta uma grande variedade de estruturas geológicas de vulcanismo efusivo, com estalactites e estalagmites, pontes lávicas, estrias, bolhas de gás, etc., tornando este espaço um local bastante interessante de observar.

A cidade de Ponta Delgada é, sem dúvida, um destino turístico de excelência que te vai apaixonar. Mas tens muito mais para ver e fazer fora da cidade de Ponta Delgada. Aproveita a conveniência imbatível de teres contigo um carro alugado com a Auto Europe e aventura-te em belíssimas excursões de um dia por locais de sonho.

Vai até Lagoa, situada na costa sul da ilha. Trata-se de uma pequena cidade com vários locais de interesse para visitar, como a Biblioteca Municipal Tomaz, que inclui o Museu de Lagoa e o Arquivo Histórico; a Casa da Cultura Carlos César, um edifício de grande valor arquitetónico onde se promovem diversas atividades culturais; o Centro Cultural da Caloura; a Casa-Museu de Maria dos Anjos Melo; o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, que promove atividades relacionadas com a vulcanologia, sismologia, geotermia e ambiente; a Expolab ou Centro de Ciência de Lagoa; e ainda outros locais de interesse como o Complexo Municipal de Piscinas ou o Trilho “Rota da Água”.

Visita a vila de Nordeste e vai até ao Miradouro da Ponta do Sossego, o Miradouro da Ponta da Madrugada, a Serra da Tronqueira, o Farol do Arnel, o Parque Natural dos Caldeirões e outros pontos de interesse para usufruires de paisagens naturais de excelência, com vistas privilegiadas sobre o mar. É aqui o local onde mais nascem hortências e azáleas, flores muito características dos Açores; faz também uma visita ao Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha e uma zona rica em pequenas ribeiras que deslizam por entre a vegetação. Aqui é o lar do Priolo, uma ave endémica, e é também o lar de flora muito rara, sendo um local muito sossegado, ótimo para qualquer amante da natureza.

Faz um passeio até Povoação, uma pequena vila com pouco mais de 2100 habitantes, e visita a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, uma pequena maravilha arquitetónica, de estilo neo gótico, enriquecida por belos vitrais. Aqui é também obrigatória a visita à Lagoa das Furnas, muito conhecida pelas suas águas termais, divididas entre as piscinas térmicas, a Poça da Beija e as caldeiras. Aqui encontras o famoso Parque Terra Nostra, que aproveita as ditas águas termais, e também os tradicionais bolo lêvedo e o cozido açoreano, cozinhado debaixo de terra ao calor do vulcão ativo no subsolo, o que lhe confere um sabor diferente do cozido no continente.

Não te esqueças de passar também pela Ribeira Grande, uma pequena cidade onde vale a pena passear pela Ponte dos Oito Arcos, situada no centro histórico. Visita o Centro de Artes Contemporâneas onde, além de exposições, um centro documental e um centro de produção audiovisual, encontras também vários museus, como o Museu da Emigração Açoreana, o Museu Municipal, o Museu Casa do Arcano e o Museu do Tabaco da Maia, (este útimo dedicado à investigação, conservação e divulgação da agro indústria local do tabaco).

Finalmente, aceita a nossa sugestão de uma visita a Vila Franca do Campo. Esta foi, logo no séc. XV, a mais importante povoação da ilha de S. Miguel, onde se fixaram os primeiros administradores do território, conhecidos como capitães-donatários. Marcada, no séc. XVI, por um violento terramoto que provocou grande destruição, a povoação manteve-se mas acabou por ser suplantada por Ponta Delgada e Ribeira Grande. Ao largo existe a reserva natural do Ilhéu de Vila Franca, um importante sítio de nidificação para a vida selvagem local e com elevada importância turística pois atrai amantes da natureza de todo o mundo, coisa que sucede também com a Lagoa do Fogo, a Praia do Degredo, a Ribeira das Tainhas e ainda a Lagoa dos Nenúfares, todos locais de elevada importância para a bioesfera e o património natural locais. Visita, já agora, o Convento de Santo André, as várias ermidas espalhadas pelo concelho, a Igreja de S. Pedro, o Forte de Jesus, Maria e José e a Igreja do Senhor Jesus da Pedra.

Como vês, ideias não faltam. Faltam apenas tu e os teus para completarem esta história de deslumbramento constante que é uma visita a S. Miguel com a Auto Europe, o teu parceiro de viagem.

Se és uma pessoa de “mente aberta” conhece as melhores praias de nudismo de portugal.