Teatros em lisboa – Salas de teatro

teatros lisboa

Recheada de muitos encantos, Lisboa, a cidade das Sete Colinas, tem diversos locais que merecem ser visitados. Seja numa viagem de poucos dias à capital ou para uma estadia mais prolongada, existe também a necessidade de ter um programa de entretenimento pronto. 

Muito mais do que salas de espetáculo, os teatros são pequenos pedaços da história e cultura portuguesas. Por isso, são pontos de interesse quando se visita uma cidade, a par de pontos turísticos que existam. A capital portuguesa não é exceção, possuindo alguns teatros com uma arquitetura única e cativante para os apreciadores das artes cénicas e não só.

Curioso para saber quais os palcos que não podes perder em Lisboa? Então, continua a ler a nossa seleção de teatros em lisboa:

Principais Teatros do lisboa - Salas

Teatro Nacional D. Maria II

Teatro Nacional D. Maria II lisboa
Créditos: lisboa.convida

Este é o teatro mais icónico da capital. Como se pode verificar, deve o seu nome à rainha, tendo sido inaugurado em 1846. Tudo se sucedeu graças a Almeida Garret, que foi o principal responsável por dar um novo fôlego ao teatro. Para os apreciadores de arquitetura, convém frisar que este espaço possui traços do estilo neoclássico, um registo seguido pelo seu autor, o arquiteto Fortunato Lodi. 

Sofreu um grande incêndio em 1964, onde se perderam algumas pinturas originais de Colubano Bordallo Pinheiro, porém, na década seguinte o edificio foi reconstruído e hoje mantém-se referência no que diz respeito às artes cénicas.

O Teatro D.Maria II está a promover espetaculo onlines. Vê tudo aqui. 

Se estás em lisboa, e precisas de um jantar para o teu grupo de amigos, vê a nossa sugestão: 

Teatro Nacional de São Carlos

Teatro Nacional de São Carlos lisboa
Créditos: expresso

Conta com mais de 200 anos de existência, mas não é por isso que deixa de perder o seu encanto. Aliás, tal se deve, em parte, pelo facto de este ser o único espaço dedicado à ópera e à música sinfónica em Portugal. Destaca-se, ainda, o facto do Teatro Nacional de São Carlos ser um Monumento Nacional desde 1996. 

Toda a sua decoração é inspirada no estilo barroco, predominante na altura em que este teatro abriu portas. Por isso, não te admires se sentires que estás a viajar por outra época. De facto, além de estares a entrar num espaço cultural, estás a “navegar” num dos espaços históricos mais importantes da capital.

Teatro São Luiz

Teatro São Luiz lisboa
Créditos: abrilabril

Foi inaugurado com o nome Teatro Dona Amélia, referindo-se à então rainha de Portugal. Anos mais tarde, e após a implantação da República, chamou-se Teatro da República. Por fim, e quando a sua remodelação em 1928 após o incêndio ocorrido anos antes, passou-se a chamar, São Luiz Cine, para exibição de filmes. Após tantas trocas, finalmente chegou ao nome de Teatro Municipal de São Luiz em 1971.

A história do teatro pode ser confusa e o seu nome pode ter sido trocado imensas vezes ao longo destes anos, contudo, a sua programação é única e bastante apelativa, contando com nomes de relevo da atualidade.

Teatro da Trindade

Créditos: sicnoticias

Para se juntar à lista dos teatros com mais de 200 anos de existência, existe o Teatro da Trindade, localizado no Largo da Trindade. Devido à sua idade, este é um dos teatros lisboetas mais antigos e ainda em funcionamento. Foi recuperado em 2009, tudo para que possam ser recebidos espetáculos com todas as condições necessárias.

Casas de fado lisboa depois de uma noite de teatro? Vê as nossas sugestões: 

Teatro Politeama

Apesar de ser mais recente que os anteriores, este teatro centenário já é uma referência em Lisboa. Além da sua localização privilegiada, as peças que por aqui passam são todas dirigidas por Filipe La Féria, conhecido pelo seu trabalho notável neste ramo.

Teatro Maria Vitória

Teatro Maria Vitória lisboa
Créditos: tripadvisor

Este reconhecido teatro localiza-se no Parque Mayer, em Lisboa, e é uma das referências no que diz respeito ao Teatro de Revista. Nem mesmo o seu incêndio em 1986, que destruiu o edifício e recheios na íntegra a poucos dias da estreia de uma nova revista. Continua em funcionamento e a apresentar Revistas, um género pouco divulgado nos restantes espaços mas uma referência no Maria Vitória.

Teatro Tivoli

Créditos: visitportugal

A Avenida de Liberdade é conhecida pelas suas lojas de luxo, contudo, também por ser aqui que se localiza o Teatro Tivoli. Reconhecido como Monumento de Interesse Público em 2015, este espaço quase centenário começou por exibir filmes de qualidade, contudo, anos mais tarde começou a apresentar espetáculos que logo conquistaram os lisboetas.

Teatro Armando Cortez

De todos, este é o teatro mais recente. Localiza-se no recinto da Casa do Artista e foi inaugurado em 2003, contando, por isso, com menos de duas décadas de existência. Apesar da sua existência ser relativamente recente na cidade, por aqui passam espetáculos com protagonistas de peso, algo que não é de admirar, uma vez que esta é uma propriedade da Casa do Artista. A par dos espetáculos de entretenimento, por aqui passam alguns debates abertos ao público, como é o caso do “Prós e Contras”, emitido na RTP1.

Já visitaste algum destes teatros em Lisboa? Gostas de algum em particular?

A nossa seleção para restaurantes de brunch em lisboa. Dá uma olhada: 

FAQ's

Onde comprar bilhetes para assistir a peças de teatros?  
Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais específicos, como bilheteiras ou no online, através plataforma Bol. 

Preços dos teatros?  
Os preços variam muito de espetaculo para espetaculo ou eventos.