Jardim do Morro Vila Nova de Gaia

jardim do morro gaia

Certamente que já ouviste falar ou já passaste pelo Jardim do Morro, contudo, engana-te se pensas que é só mais um jardim da Invicta. Ao contrário do que possas imaginar, este é um dos spots mais procurados pelos locais para os mais variados eventos. Quais? Bom, isso é que o te vamos revelar.

Sejas um local que anda à procura de novas experiências ou um visitante que pretende conhecer melhor o Porto, então tens mesmo que conhecer este maravilhoso jardim. Mas antes de partires para a aventura, lê o nosso artigo para saberes como podes tirar o maior partido deste magnífico espaço verde! Acredita, vais-nos agradecer muito por te termos alertado para isto.

A história do jardim

Situado na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, o Jardim do Morro é um dos espaços verdes mais trendy do momento. Contudo, ele tem muito mais história do que aquilo que possas imaginar.

Este jardim foi construído em 1927 no local onde antes existia um morro, que entretanto foi destruído para abrir uma avenida para ligar Gaia ao tabuleiro superior da ponte D. Luís e ao Porto, a famosa Avenida da República. Mas uma coisa é certa: este jardim em Gaia tem uma vista privilegiada para a zona histórica do Porto, tendo como o destaque a Ribeira.

Devido aos sinais de degradação do tempo, esteve temporariamente fechado para remodelação em 2017, porém, a sua disposição e estrutura pouco mudaram ao longo dos anos.

Além de uma vasta área verde, o Jardim do Morro conta com um lago, uma gruta e bancos de pedra que dão ainda mais charme a este espaço verde.

Como chegar até ao Jardim do Morro?

Tal como te dissemos, este jardim surgiu na sequência da necessidade de ligar Gaia ao tabuleiro superior da ponte D. Luís e, consequentemente, à cidade do Porto. Por isso, poderás atravessar o tabuleiro a pé para chegares ao Jardim do Morro.

Caso tenhas medo de alturas, não há problema: o metro passa precisamente pelo tabuleiro de cima da emblemática ponte portuense. Nesse sentido, o que precisas é de entrar numa paragem da linha D em direção a Santo Ovídio e sair na paragem Jardim do Morro. No entanto, recomendamos que leias o nosso guia sobre o metro do Porto.

Lista de restaurantes para jantares de grupo porto

O que fazer no jardim do morro

Agora que já conheces a história deste jardim e sabes como chegar até ele, está na altura de te recomendarmos o que fazer.

Apreciar a paisagem e o convívio com os amigos

Para começar, podes fazer o básico: juntar o teu grupo de amigos, levar comida e conviveres no jardim. Seja a apanhar sol ou a refrescares-te na sombra, tens muito espaço para o fazer. De preferência, vai ao fim do dia, já que este é um dos melhores spots para ver o pôr-do-sol no Porto. Caso preferias mais conforto, podes ir até à esplanada e fazer tudo o que te acabamos de sugerir.

Ver um espetáculo ao vivo

Embora seja um bom spot para ver o fogo-de-artifício no São João, sabias que existe um auditório ao ar livre? Assim, não te admires pois é muito comum existirem vários espetáculos ao vivo neste local. Nesse sentido, aproveita e vê um espetáculo no Jardim do Morro, de preferência no fim do dia. 

Andar de teleférico

Sabias que existe aqui um teleférico que te liga ao Cais de Gaia? Por isso, caso queiras a qualquer momento ir para a parte inferior, basta entrares no teleférico e vais chegar à Praça da Super Bock no Cais de Gaia. Por lá poderás encontrar alguns dos melhores restaurantes de Gaia para repor energias.

Visitar a Serra do Pilar

Quase em frente ao Jardim do Morro encontramos a Serra do Pilar, uma elevação sobranceira ao Rio Douro. Nessa serra está o Mosteiro da Serra do Pilar, cuja construção se iniciou em 1538 e que durante muitos anos foi um quartel militar, Património Mundial da UNESCO e, atualmente, um dos pontos turísticos mais interessantes de Gaia. 

Ir às compras

Por último mas não menos importante, podes aproveitar para ir às compras. Não, não existem lojas ou um centro comercial no Jardim do Morro, contudo, estás perto de superfícies que te permitem fazer compras.

Por isso, seja para veres as novidades ou para te atualizares, podes entrar no metro ou andar a pé ao longo da Avenida da República (onde está localizada a linha do metro) para encontrares comércio tradicional. Aproveita e bebe um copo ou toma um café para tornar o teu dia ainda melhor!

Tal como podes ver, o Jardim do Morro em Vila Nova de Gaia não é só um jardim. Além de ter muita história, é, sem dúvida, um excelente espaço para poderes relaxar, seja depois de um dia de trabalho ou durante as tuas férias. O melhor de tudo é que é um espaço que podes visitar gratuitamente!

Por falar em férias, não és do Porto e não conheces algumas das expressões típicas da cidade? Então tens que resolver imediatamente isso! Como? Lendo o nosso artigo sobre as expressões típicas do Porto. Acredita que te vai ser muito útil conhecê-las!

Rooftops Porto? Uma lista cheia de novidades da cidade do Porto para veres: 

FAQ's gerais:

É gratuito ir ao jardim do morro?  
Sim, aproveita este espaço com uma vista maravilhosa sobre a cidade do Porto. 

Como posso ir até ao jardim do morro? 
No nosso artigo temos várias dicas como te podes deslocar até ao jardim do morro em gaia, incluindo coisas para fazer por lá e visitar.