Receita Bacalhau espiritual – Várias receitas para aprenderes

bacalhau espiritual receitas

Apesar de o bacalhau dar para ser cozinhado de diversas formas, um facto inegável é que o bacalhau espiritual é aquele que conquista quase todos os paladares. Isto deve-se, sobretudo, ao toque cremoso do molho Béchamel e do queijo gratinado.

Embora a versão clássica seja um verdadeiro sucesso, existem outras receitas de bacalhau espiritual que são uma verdadeira delícia. Por exemplo, se lhe acrescentares uma crosta de broa, esta receita vai ser um autêntico sucesso! 

Sem mais demoras, apresentamos-te as receitas de bacalhau espiritual que tens de experimentar para satisfazer os teus desejos. Só tens de continuar a ler este artigo

Dicas para fazeres um bom bacalhau espiritual

Existem receitas de bacalhau práticas e boas para se fazerem, é certo. Contudo, temos que admitir que o bacalhau espiritual é daquelas receitas que nos fazem perder de amores. Quem é que resiste ao toque cremoso do molho Béchamel e do queijo gratinado?

Nesse sentido, sugerimos-te que faças o teu próprio molho em casa – podes ver a nossa receita de molho Béchamel. Apesar de ser mais prático comprar já feito, nada se compara àquele que é feito em casa.

A par do molho, sugerimos-te que compres bons ingredientes, incluindo o bacalhau, já que ele é o ingrediente-chave da receita. Podes enriquecer a tua receita com miolo de camarão salteado, acredita que vai fazer toda a diferença e tornar o teu prato muito mais saboroso!

Por último mas não menos importante, recomendamos que uses uma travessa de barro para que os sabores fiquem ainda mais apurados e, claro, que uses e abuses de especiarias e reduzas a utilização de sal. 

3 receitas de bacalhau espiritual

Tal como te dissemos, a versão clássica deste prato é, sem dúvida, a mais conhecida. Acontece que existem outras receitas que, certamente, te irão deixar de queixo caído e a chorar por mais. Sim, mesmo que estejas de dieta, há uma solução para ti, não te preocupes! Tudo porque queremos que andes sempre na linha sem abrir mão do prazer de comer este belo prato.

Se não acreditas no que te falamos, confirma com os teus próprios olhos:

1- Bacalhau espiritual clássico

Dificuldade: Média 

Tempo: 60 minutos 

Rendimento: 6 pessoas

Começa por cozer 800g de bacalhau em 2,5 litros de água com 1 folha de louro, pimenta e sal a gosto. Assim que estiver cozido, retira as espinhas e as peles para lascares o bacalhau. Entretanto, pré-aquece o forno a 180°C.

Agora, embebe 2 pães secos em 250ml de leite magro. Quando se desfizer, escorre-o e reserva-o. Refoga 3 cebolas cortadas em meias luas, 5 dentes de alho picados, 5 cenouras raladas e 1 folha de louro. Assim que a cenoura perder a cor, acrescenta as lascas de bacalhau até ganharem gosto. 

Retira a folha de louro e junta o pão à mistura anterior, deixando cozinhar durante 5 minutos. Acrescenta 500ml de molho Béchamel e envolve tudo bem. Vira o preparado para um tabuleiro de ir ao forno, salpica com 150g de queijo e leva ao forno durante 10 minutos a gratinar. Serve de imediato acompanhado com salada.

Fica a par das receitas da famosa catarina gouveia:

2. Receita saudável de bacalhau espiritual

Dificuldade: Média 

Tempo: 80 minutos 

Rendimento: 6 pessoas

Começa por refogar 1 cebola e 6 dentes de alho, tudo picado, juntamente com azeite e 1 folha de louro. Assim que a cebola ficar transparente, acrescenta 1,2kg de bacalhau cozido e desfiado (limpo de peles e espinhas) e deixa ganhar sabor.

Acrescenta 6 cenouras raladas, 1 couve coração e 100g de espinafres e reduz para lume baixo. Deixa cozinhar tudo lentamente. Acrescenta pimenta preta a gosto e retifica o sal. Quando estiver tudo cozinhado, acrescenta 500g de queijo quark e envolve tudo muito bem até ficar homogéneo.

Num tabuleiro de ir ao forno, verte para lá uma parte da mistura com o bacalhau, uma camada de queijo ralado, outra de mistura de bacalhau, intercalando até se acabarem todos os ingredientes e a última camada ser de queijo. Polvilha com salsa picada e leva ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar dourado.

3. Bacalhau espiritual com crosta de broa

Dificuldade: Média 

Tempo: 80 minutos 

Rendimento: 4 pessoas

Coze 2 postas de bacalhau em água temperada com pimenta e louro. Assim que estiverem cozidas, desliga o lume, limpa de peles e espinhas e desfia. Reserva. De seguida, pica 2 cebolas médias e 5 dentes de alho e rala 6 cenouras. Leva tudo ao lume em azeite e deixa refogar. Quando a cebola estiver transparente, acrescenta o bacalhau e deixa ganhar sabor.

Amolece 2 fatias grossas de broa de milho em 4 colheres de sopa de leite magro quente. Pica-as numa picadora até ficarem totalmente envolvidas com o leite. Verte o preparado de bacalhau para uma travessa de ir ao forno, acrescenta 250ml de Béchamel e a mistura da broa. Envolve bem e acrescenta mais 250ml de Béchamel por cima.

Pica agora mais 3 fatias de broa de milho com 3 dentes de alho, pimenta a gosto, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 fatia de queijo flamengo e salsa a gosto para fazeres a crosta. Quando estiver tudo picado, salpica o topo do bacalhau espiritual com ela e leva ao forno pré-aquecido a 180°C até dourar.

Ideias de receitas vegetarianas e veganas para ficares a conhecer abaixo: