Legumes salteados – Como fazer + receitas deliciosas

legumes salteados receita

Perfeitos para acompanhar qualquer prato, os legumes salteados são de fácil preparação. Caso estejas com dificuldades ou não sabes como fazê-los, neste artigo explicamos-te tudo o que precisas.

Além de ser prático, este acompanhamento é uma excelente forma de reaproveitar legumes já cozinhados ou que estão em fim de validade. Mas não é só! Podes saltear os legumes para fazeres uma quiche, por exemplo.

Por isso, começa por lavar os legumes que queres cozinhar, arranja-os e põe mãos à massa!

Tascas porto, as melhores tasquinhas para conheceres no porto. 

Dicas para saltear os legumes

Antes de começares a saltear os teus legumes, existem algumas considerações a ter em conta. Uma delas é a confeção dos mesmos.

Apesar de existirem legumes que funcionam bem crus (como é o caso das cenouras), quando se fala em saltear, quase sempre é necessário cozer antes de saltear. Um exemplo muito prático é a couve ou os brócolos. Mas depois de cozer, é necessário realizar um passo antes de levar à frigideira: coar bem a água da cozedura. Para isso, basta usar um coador e deixar escorrer toda a água.

Como ter uns legumes salteados saborosos? Além de escolher produtos com qualidade, o uso de ervas aromáticas e de um bom refogado de alho fazem com que este acompanhamento se torne num verdadeiro manjar. Caso queiras, podes adicionar ainda presunto desfiado, fiambre ou bacon aos cubos.

Relativamente ao tempo de cozedura, existe algo que podes fazer para que todos os legumes cozam de forma igual. Basta que os cortes em pedaços uniformes, lembrando que quanto mais pequenos forem, mais rápidos cozem.

Dica extra: para parar a cozedura e fixar a cor dos legumes, assim que os retirares do lume, coloca-os numa tigela com água e gelo. Depois, dispõe papel de cozinha numa travessa e seca bem os legumes.

Receita de legumes salteados

Como foi dito, podes usar os legumes que bem pretenderes para fazeres o teu acompanhamento. Contudo, se queres ter uma receita para te guiares, aqui a tens. Reúne 3 cenouras, 2 curgetes, bróculos (um ramo é o suficiente) e 2 dentes de alho.

Começa por arranjar os legumes (descasca as cenouras e corta o pé dos brócolos), depois lava-os e, por fim, corta-os em pequenos pedaços uniformes. Leva uma panela com água e sal ao lume e, quando começar a ferver, escalda as cenouras e os brócolos. Quando estiverem crocantes (mas não rijos), retira-os e coloca-os numa bacia com água e gelo. Quando arrefecerem, seca-os com papel de cozinha. Num wok, leva os alhos esmagados a refogar no azeite e junta algumas folhas de tomilho. Quando apurar, põe os legumes e salteia. Retifica temperos.

Receita de cogumelos salteados

Começa por limpar os cogumelos com papel de cozinha. Depois, corta-os em tiras. Esmague os dentes de alho (sem pele) e pica-os de forma grosseira. Numa frigideira, coloca o azeite e, quando estiver quente, adicionar o alho e deixar fritar um pouco. Depois, coloca os cogumelos e cozinha em lume forte durante 8 minutos. Tempera com sal, pimenta moída na altura e um fio de vinagre (de preferência balsâmico). Reduz o lume e deixa apurar 2 minutos. Quando fores servir, salpica com salsa picada.

Dica: para dar mais sabor ao prato, podes adicionar tomate seco ao refogado.

Salteado de couve, cenoura e bacon

Esta receita mostra que o bacon e enchidos podem ter lugar para acompanhar os salteados de legumes. Precisas de 2 couves lombarda, 3 cenouras e 150g de bacon cortado aos cubos.

Começa por lavar as couves e corta as folhas em juliana. Lava as cenouras e descasca-as. Com o descascador, raspa as cenouras em tiras muito ficas. Num tacho com água e sal, coloca as couves e deixa cozer durante 15 minutos. No final, coloca as cenouras ripadas e deixa-as durante 2 minutos ao lume. Retira tudo com uma escumadeira e coloca num coador até deixar de cair água. Numa frigideira, leva o bacon até largar toda a gordura. Junta aos legumes, coloca numa tigela e rega com um fio de azeite.

Se adoras gastronomia italiana, tens de fazer a nossa receita com uma massa de pizza deliciosa.

Como acompanhar os legumes salteados

Como dissemos, os legumes salteados são um excelente acompanhamento de qualquer prato. Desde assados a estufados, passando ainda pelas massas, complementam perfeitamente uma refeição. Ainda assim, existem outras formas de acompanhá-los: arroz, couscous, massas ou até croutons.  Caso queiras ir mais longe, podes adicionar algumas sementes da tua preferência como linhaça ou chia.

Quiche de legumes fácil e deliciosa

Para fazeres quiche, basta forrares uma forma de ir ao forno com papel vegetal e massa folhada. Depois, adicionas os legumes (podes seguir as quantidades de uma das receitas que te demos) e as natas (ou leite + ovos batidos e temperados com pimenta) e levas ao forno por 180˚C durante 25 minutos ou até dourar. Caso queiras, podes ainda adicionar queijo fresco de cabra por cima do preparado antes de levares ao forno.

Como vês, opções e sugestões não faltam com legumes salteados. Além disso, pudeste reparar que são uma forma muito fácil e saudável de inserir mais hortícolas nas tuas refeições. Assim garantes que consegues ter todos os nutrientes necessários e, inclusive, manter a tua boa forma física – sabemos que te importas com ela :).

FAQ's Gerais:

Como preparar uma otima cozedura para legumes salteados? 
Uma dica extra, para parar a cozedura e fixar a cor dos legumes, assim que os retirares do lume, coloca-os numa tigela com água e gelo. Depois, dispõe papel de cozinha numa travessa e seca bem os legumes.

Ideias para fazer legumes salteados?    
Temos receitas de cogumelos salteados, quiche e legumes. Todas as receitas aqui. 

Legumes salteados é fácil de fazer? 
Sim, muito fácil. Tens tudo aqui o que precisas de saber.