Receitas pão e de pão caseiro

receitas de pão caseiro

Agora que se passa mais tempo em casa, há disponibilidade para pôr em prática receitas pão e fazer pão caseiro, não é verdade? Seja para dar “vazão” à fome ou para simplesmente poupar uns trocos, esta é a tendência que nasceu no anterior confinamento e que veio para ficar.

Apesar de existirem padarias excelentes no Porto, temos que confessar que o pão feito em casa tem outro sabor. Além de se poder adaptar as receitas e reduzir até a quantidade de sal, o processo de fabrico de pão caseiro pode ser até uma boa forma de reunir as pessoas que vivem contigo. Assim consegues cozinhar e divertir-te ao mesmo tempo! Não é fantástico?

Caso só agora tenhas aderido a esta prática, não te preocupes. Reunimos algumas receitas de pão para que possas aplicar já. Sim, pensamos em ti e colocamos algumas em que não é necessário amassar! Por isso, só tens que continuar a ler e pôr mãos na massa!

Pão caseiro receita

Pão caseiro para fazeres em casa

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 12 porções

HTML tutorial

Tempo de confeção: 60 minutos (preparação + cozedura)

Caso queiras recuperar os sabores tradicionais com um bom pão caseiro, eis que chegou a altura de colocares as mãos na massa. Para isso, junta numa bacia 500g de farinha de trigo sem fermento, 5g de sal e 10g de fermento seco de padeiro (se optares por fermento fresco, tens que usar 25g). Adiciona 400ml de água morna aos poucos e vai envolvendo tudo.

Assim que estiver tudo envolvido, amassa até que a massa não cole mais nas mãos. Depois faz um teste para ver se a massa está no ponto: estica a massa e vê se consegues olhar para o outro lado sem a massa partir. Deixa levedar no mínimo 2 horas.

Quando a massa estiver com o dobro do tamanho, está na altura de assar. Divide a massa em 2 e leva ao forno a 180 graus durante 35 minutos.

Receita de pão sem amassar

Dificuldade: Média

Rendimento: 12 porções

Tempo de confeção: 50 minutos (preparação + cozedura)

Se gostas de pão feito em casa mas detestas pôr as mãos na massa, não te preocupes. Esta é uma das receitas de pão que certamente vais passar a fazer de forma repetida e interminável!

Para começar, junta 400g de farinha de trigo, 1 chávena e meia de água morna, 1 colher de café de fermento de padeiro seco e 3 colheres de café de sal. Mistura tudo, tapa com um pano e deixa levedar, no mínimo, 8h. Se quiseres, podes deixar levedar 24h.

Assim que terminar o tempo de levedura, enfarinha a bancada (ou usa papel vegetal, que vai dar ao mesmo) e deita a massa. Vai puxando a massa de fora para dentro diversas vezes até conseguires formar uma bola. Entretanto, pré-aquece o forno a 250 graus com uma panela lá dentro. Vira a massa com a “costura” para baixo e deixa-a descansar até o forno estar aquecido.

Quando o forno estiver pronto, passa a massa para a panela, tapa e deixa cozer o pão durante meia hora. Para finalizar, tira a tampa e deixa assar o pão durante mais 10 minutos para ter uma crosta crocante.

Gostavas de saber como se faz massa de pizza? Fica a conhecer as nossas ideias! 

Pão com azeite e sementes no tacho

Dificuldade: Média

Rendimento: 12 porções

Tempo de confeção: 60 minutos (preparação + cozedura)

Se não gostas de pão simples ou se tens apetite por um feito com sementes, temos aqui a solução perfeita para ti!

Começa por torrar 100g de sementes e reserva. Depois, dissolve 12g de fermento de padeiro fresco e 1 colher de chá de sal em 400ml de água morna. Acrescenta 20ml de azeite, mistura e reserva.

Entretanto, junta 500g de farinha (400g de farinha de trigo + 100g de farinha de trigo integral) e as sementes à massa. Junta a mistura de água e mexe tudo muito bem com uma colher de pau. Tapa com um pano e deixa levedar até duplicar o volume.

Agora pré-aquece o forno a 220 graus com uma panela de ferro no interior durante meia hora. Passado este tempo, tira a panela, coloca lá a massa, faz um corte na superfície do pão, coloca a tampa e leva ao forno durante meia hora. Para ter aquela crosta crocante, destapa a panela e deixa cozer durante 10 minutos.

Em suma…

Fazer pão caseiro em casa não é difícil! Ao início pode não sair bem como idealizaste, porém, com a prática conseguirás adaptar as receitas e as técnicas ao teu gosto. É uma questão de persistência! Quem sabe se não surge aí uma ideia empreendedora para pores em prática. 🙂

Pão de queijo como fazer? Tens aqui ideias para fazer em casa.