Lisboa é, sem dúvida, uma das cidades mais turísticas de Portugal. Aliás, como já frisamos, pontos turísticos de lisboa não faltam.
Além do seu legado histórico e cultural, a capital portuguesa conta ainda com atrações que se tornam verdadeiros fenómenos a nível mundial. Caso disso é o Oceanário de Lisboa, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes anualmente.
Num espaço com uma área de mais de 22 mil metros quadrados e 32 aquários abastecidos, no total, por 8 milhões de litros de água, aqui poderás encontrar muito para ver e fazer. Queres saber mais? Então já sabes, só tens que continuar a ler e mergulhar neste tema.
Sobre o Oceanário de Lisboa
A propósito da Expo’98, foi criado com o nome Pavilhão dos Oceanos, em 1998, tendo posteriormente sido mudado para Oceanário de Lisboa. No sentido de promover a última exposição do século XX, sobre o tema “Os oceanos, um património para o futuro”, o Oceanário eternizou a sua ligação entre a capital portuguesa e os oceanos.
Quase uma década depois da sua existência, a instituição implementa o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, certificado pela SGS. Assim, torna-se no primeiro aquário público europeu a obter estas certificações.
Em 2011, nasce o Edifício do Mar, que permite alargar a oferta do Oceanário, inclusive a nível dos serviços prestados, bem como exposições.
Mais recentemente, em 2015, o Oceanário foi concessionado à Oceano Azul, que baseia a sua atividade em três pilares: Educação e Literacia, Conservação e Capacitação.
Situado numa das zonas mais movimentadas de Lisboa, o Oceanário localiza-se no Parque das Nações. Por isso, chegar até lá não é tarefa difícil. A par dos acessos rodoviários, existem diversas linhas de autocarro. Outras alternativas:
METRO
Linha vermelha, na paragem Estação ou Gare do Oriente
Comboio
Estação Gare do Oriente.
Transporte fluvial da Transtejo
Cais do Sodré ou Terreiro do Paço.
Fica a conhecer os melhores restaurantes para comer francesinhas de lisboa.
Atividades no Oceanário de Lisboa
Tal como referimos, é possível realizar inúmeras atividades no Oceanário. Existem concertos, festas de aniversário e edições de campos de férias com a temática marítima, isto para os mais pequenos. Contudo, não são os únicos a ser contemplados.
Exposição permanente
Para os mais crescidos, as exposições são, sem dúvida, o forte desta instituição. A “Um Planeta, Um Oceano”, que é permanente, conta com 8000 criaturas marinhas e com um total de 7 milhões de litros de água salgada. Entre aves, invertebrados, peixes, anfíbios e mamíferos, podes ainda ver uma diversidade incrível de plantas e algas.
Exposição temporária
Por outro lado, a exposição temporária que se destaca para 2020 é a “Florestas Submersas by Takashi Amano”. Aqui é possível observar a riqueza que as florestas tropicais albergam, não fossem elas dos habitats mais ricos e diversos da Terra, contudo, também dos mais ameaçados do Mundo.
De modo a reforçar o compromisso do Oceanário de Lisboa com a conservação da natureza e educação ambiental, a exposição mostra uma perspetiva especial, e m que a arte se une à natureza deste tipo de habitat. As sensações e emoções ficarão à flor da pele, deixando o quotidiano de lado. A par da criatividade de Takashi Amano, irás ser levado pela musicalidade do músico e compositor Rodrigo Leão.
Uma lista de teatros que podes encontrar na cidade de lisboa. vê mais abaixo os mais Emblemáticos da capital.
Compra de bilhetes Oceanário – TABELA ATUALIZADA
Certamente que não estás prevenido e pensas que o melhor é comprar no local, no dia em que quiseres visitar. Acontece que estás totalmente errado em relação a isso! A melhor forma de conseguires garantir a tua entrada no Oceanário de Lisboa sem stress é comprares os bilhetes no site oficial. Quanto aos preços, segue acima uma tabela dos preços praticados à data deste artigo.
Restrições
À semelhança do que acontece com outros espaços, existem algumas restrições para entrares no Oceanário de Lisboa. São elas:
- Não se pode fotografar com flash ou outro tipo de luz artificial;
- Não se pode fumar;
- Não se pode comer nem levar comida;
- Não se pode toar ou mexer nos animais e plantas.
No fundo, estas são a principais indicações e dicas que selecionamos para ti, caso planeies ir ao Oceanário de Lisboa. Contudo, nada como partilhares as tuas informações com a comunidade, que te fica profundamente agradecida!
Curiosidades
- O aquário, em forma de U, tem 160m3 de volume;
- Foram precisas 12 toneladas de areia, 25 toneladas de rocha vulcânica e 78 troncos de árvores para criar o cenário do aquário;
- Existem 40 espécies de peixes tropicais de água doce e 46 espécies de plantas aquáticas;
- Este é o maior trabalho desenvolvido por Takashi Amano;
- Este é o primeiro aquário do Oceanário de Lisboa a ter assinatura de autor;
- Desde a sua inauguração, já 3,3 milhões de pessoas visitaram esta criação.
FAQ's
Atividades do oceanario de lisboa?
Existem concertos, festas de aniversário e edições de campos de férias com a temática marítima, isto para os mais pequenos. Contudo, não são os únicos a ser contemplados. Fica a conhecer todas as atividades aqui.
Preços do oceanário de lisboa?
Os preços variam por idades, e até existe passes para familia. Tens todas as informações no nosso artigo.