Oceanario Lisboa – Preços, atividades para 2020

oceanario de lisboa

Lisboa é, sem dúvida, uma das cidades mais turísticas de Portugal. Aliás, como já frisamos, pontos turísticos de lisboa não faltam.

Além do seu legado histórico e cultural, a capital portuguesa conta ainda com atrações que se tornam verdadeiros fenómenos a nível mundial. Caso disso é o Oceanário de Lisboa, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes anualmente.

Num espaço com uma área de mais de 22 mil metros quadrados e 32 aquários abastecidos, no total, por 8 milhões de litros de água, aqui poderás encontrar muito para ver e fazer. Queres saber mais? Então já sabes, só tens que continuar a ler e mergulhar neste tema.

Sobre o Oceanário de Lisboa

oceanario de lisboa apresentacao das atividades
Créditos: oceanariodelisboa

A propósito da Expo’98, foi criado com o nome Pavilhão dos Oceanos, em 1998, tendo posteriormente sido mudado para Oceanário de Lisboa. No sentido de promover a última exposição do século XX, sobre o tema “Os oceanos, um património para o futuro”, o Oceanário eternizou a sua ligação entre a capital portuguesa e os oceanos.

Quase uma década depois da sua existência, a instituição implementa o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, certificado pela SGS. Assim, torna-se no primeiro aquário público europeu a obter estas certificações.

Em 2011, nasce o Edifício do Mar, que permite alargar a oferta do Oceanário, inclusive a nível dos serviços prestados, bem como exposições.

Mais recentemente, em 2015, o Oceanário foi concessionado à Oceano Azul, que baseia a sua atividade em três pilares: Educação e Literacia, Conservação e Capacitação.

Situado numa das zonas mais movimentadas de Lisboa, o Oceanário localiza-se no Parque das Nações. Por isso, chegar até lá não é tarefa difícil. A par dos acessos rodoviários, existem diversas linhas de autocarro. Outras alternativas:

METRO 
Linha vermelha, na paragem Estação ou Gare do Oriente

Comboio
Estação Gare do Oriente.

Transporte fluvial da Transtejo
Cais do Sodré ou Terreiro do Paço.

Fica a conhecer os melhores restaurantes para comer francesinhas de lisboa.

Atividades no oceanario de lisboa

Tal como referimos, é possível realizar inúmeras atividades no Oceanário. Existem concertos, festas de aniversário e edições de campos de férias com a temática marítima, isto para os mais pequenos. Contudo, não são os únicos a ser contemplados.

Exposição permanente

Para os mais crescidos, as exposições são, sem dúvida, o forte desta instituição. A “Um Planeta, Um Oceano”, que é permanente, conta com 8000 criaturas marinhas e com um total de 7 milhões de litros de água salgada. Entre aves, invertebrados, peixes, anfíbios e mamíferos, podes ainda ver uma diversidade incrível de plantas e algas.

Exposição temporária

Créditos: oceanariodelisboa

Por outro lado, a exposição temporária que se destaca para 2020 é a “Florestas Submersas by Takashi Amano”. Aqui é possível observar a riqueza que as florestas tropicais albergam, não fossem elas dos habitats mais ricos e diversos da Terra, contudo, também dos mais ameaçados do Mundo.

De modo a reforçar o compromisso do Oceanário de Lisboa com a conservação da natureza e educação ambiental, a exposição mostra uma perspetiva especial, e m que a arte se une à natureza deste tipo de habitat. As sensações e emoções ficarão à flor da pele, deixando o quotidiano de lado. A par da criatividade de Takashi Amano, irás ser levado pela musicalidade do músico e compositor Rodrigo Leão.

Uma lista de teatros que podes encontrar na cidade de lisboa. vê mais abaixo os mais Emblemáticos da capital. 

Compra de bilhetes oceanario

Créditos: oceanariodelisboa

Certamente que não estás prevenido e pensas que o melhor é comprar no local, no dia em que quiseres visitar. Acontece que estás totalmente errado em relação a isso! A melhor forma de conseguires garantir a tua entrada no Oceanário de Lisboa sem stress é comprares os bilhetes no site oficial. Quanto aos preços, segue acima uma tabela dos preços praticados à data deste artigo.

Restrições

À semelhança do que acontece com outros espaços, existem algumas restrições para entrares no Oceanário de Lisboa. São elas:

  • Não se pode fotografar com flash ou outro tipo de luz artificial;
  • Não se pode fumar;
  • Não se pode comer nem levar comida;
  • Não se pode toar ou mexer nos animais e plantas.

No fundo, estas são a principais indicações e dicas que selecionamos para ti, caso planeies ir ao Oceanário de Lisboa. Contudo, nada como partilhares as tuas informações com a comunidade, que te fica profundamente agradecida!

Curiosidades

  • O aquário, em forma de U, tem 160m3 de volume;
  • Foram precisas 12 toneladas de areia, 25 toneladas de rocha vulcânica e 78 troncos de árvores para criar o cenário do aquário;
  • Existem 40 espécies de peixes tropicais de água doce e 46 espécies de plantas aquáticas;
  • Este é o maior trabalho desenvolvido por Takashi Amano;
  • Este é o primeiro aquário do Oceanário de Lisboa a ter assinatura de autor;
  • Desde a sua inauguração, já 3,3 milhões de pessoas visitaram esta criação.

FAQ's

Atividades do oceanario de lisboa?   
Existem concertos, festas de aniversário e edições de campos de férias com a temática marítima, isto para os mais pequenos. Contudo, não são os únicos a ser contemplados. Fica a conhecer todas as atividades aqui. 

Preços do oceanário de lisboa? 
Os preços variam por idades, e até existe passes para familia. Tens todas as informações no nosso artigo.