Prometemos quando estávamos a escrever este artigo sobre a melhor francesinha já tínhamos jantado… A francesinha é um prato típico da zona Norte, mais especificamente da zona do Porto, mas a arte deste prato têm muito que se lhe diga. Existem milhões de artigos na internet a falar de francesinhas, mas achamos por bem abordar este tema de forma diferente!
Sendo assim, não vamos eleger a francesinha ideal, mas sim um conjunto de sítios que servem diferentes tipos de francesinha, ideais para as pessoas que têm gostos diferentes ou até mesmo para ocasiões/momentos diferentes. O Solteiro X pode gostar mais de francesinhas picantes, mas o Casado Y pode gostar da francesinha menos recheada.
Resumindo isto tudo, vamos então aqui criar um roteiro de francesinhas para os diversos gostos e momentos. Vamos desde Vila Nova de Gaia e paramos no Porto, a terra das francesinhas. Acompanha-nos 🙂
Escolhe o teu local para comer francesinha:
Tu escolhes ou Francesinhas Porto ou Francesinhas Gaia
Francesinhas Porto
A mítica francesinha do Santiago… Começamos muito bem…
Em reunião aqui com os Solteiros e Casados decidimos eleger o Santiago aqui no nosso roteiro. E Porquê? Pois bem, é uma francesinha bem recheada e com excelente relação qualidade–preço. A diferença está no molho, na qualidade dos ingredientes e na experiência e simpatia dos empregados desta casa.
Este famoso restaurante encontra-se situado na Rua Passos Manuel, Porto (em frente ao Coliseu e da discoteca Boîte).
Preço razoável (Qualidade/preço muito bom)!
Café velasquez Antas
Este é o sítio dedicado aos nossos noturnos! Quem já não saiu daquela discoteca cheio de fome? (Literalmente cheio de fome).
Pois, aqui na cidade do Porto podes encontrar dois sítios míticos para comer aquela francesinha depois de tantas horas a dançar e a beber copos. O Café Velasquez está situado nas Antas, na Praça Francisco Sá Carneiro e é o sítio mítico para comer aquela francesinha matinal que às vezes sabe tão bem.
Relativamente ao intervalo de preços, este restaurante situa-se no segmento médio.
O Cunha francesinhas
O Cunha é um dos espaços mais míticos da cidade do porto para comer uma boa francesinha. Situado na Rua Outeiro da Ramalde, a Cunha é um dos espaços que deves visitar para comer uma boa francesinha, típica e económica.
Os intervalos de preços são baixo/médio. Conta com 10 euros para conseguires comer muito bem a francesinha da Cunha.
A Regaleira - Francesinha mais antiga da cidade do Porto
A Regaleira é um dos restaurantes que podes comer francesinha com mais história da cidade do Porto. Aliás reza a história que foi aqui que nasceu a famosa francesinha. Este espaço fechou em 2018 , mas em 2021 reabriu com toda a tradição que bem caracteriza todo este espaço.
A ementa será também a mesma de sempre, com o típico molho e o famoso recheio de pernil. Como novidade a cerveja artesanal com o nome da casa, servida pelos mesmos empregados que trabalharam neste espaço durante anos.
Recomendamos a visita, com intervalos de preços bastante acessíveis.
Cervejaria Brasão - Francesinhas especial no porto
Esta é uma cervejaria portuguesa, com certeza! Isso é algo que se nota na carta apresentado por este que é um dos espaços mais acolhedores e incríveis da cidade.
Mal entras no Brasão, o que te salta à vista é a decoração com a predominância de madeira e pedra. Contudo, o atendimento caloroso ao cliente é o que transmite a sensação de estares num dos melhores espaços da Invicta.
Embora a carta tenha outras opções, falamos-te da francesinha do Brasão. Acreditamos que já tenhas comido outras que se consideram as melhores do mundo, mas esta distingue-se de todas as outras. Para começar, o molho é bastante aromático e notas isso mal te é servida a francesinha. Depois, a qualidade dos ingredientes é notória: o bife de alcatra é tenro e saboroso, o fiambre e o queijo muito saborosos, salsicha fresca e uma fatia de presunto e salpicão que dão ainda mais sabor a este prato. Para acompanhar, tens cervejas não só nacionais como também internacionais.
A qualidade e apresentação são iguais nas 4 casas que o Brasão tem no Porto e em Gaia: estão localizadas no Coliseu, nos Aliados, na Foz e nos Salgueiros. Segundo as redes sociais do espaço, está para chegar o Brasão das Antas!
O preço médio por pessoa (com cerveja de Pressão, entradas e francesinha) é de 17,50€. Caso pretendas deliciar-te em casa, tens a opção take away e delivery.
Lado B Café, francesinha Porto
O slogan “melhor francesinha do mundo” é a imagem desta casa. Conta também com
variações da tradicional francesinha, mas não é o único prato que servem. Aqui existem cachorros, batatas fritas e finos acabadinhos de sair.
Intervalo preços: Médio
Um dos espaços mais “jovens” na cidade do Porto, mas que apresenta, para muitos, uma das melhores francesinhas da cidade Invicta.
Depois de ter nascido no Minho, a Taberna Londrina apresenta-te uma francesinha deliciosa e com muita qualidade. Acreditamos que deve estar no nosso roteiro pois é, sem dúvida, um espaço a conhecer para comer uma boa francesinha na Baixa. Vê aqui o nosso artigo exclusivo sobre a francesinha da Taberna Londrina.
Não te deixes enganar pelo nome: esta taberna tem uma das melhores francesinhas de Areosa e arredores! Além da sua decoração de estilo medieval e do atendimento cuidado, a francesinha conta com ingredientes de alta qualidade, incluindo a salsicha fresca e a bela de uma fatia de presunto! Para quem não gosta de um molho muito picante, aqui tens uma bela alternativa.
Vê aqui o nosso artigo sobre a francesinha de Yuko Tavern
Restaurante Santo António - Infesta
De modo a fugir da agitação do centro do Porto, ir comer uma bela francesinha ao Restaurante Santo António, localizado em São Mamede de Infesta. Os ingredientes são frescos e de qualidade, e o molho não desilude. Aproveita e experimenta também algumas das sobremesas caseiras que vão aconchegar os estômagos mais carentes.
O Afonso (Porto)
De volta à cidade do Porto, e quando se fala de francesinhas, O Afonso é uma das referências na Invicta. Prova disso é que até o famoso chef Anthony Bourdain já lá esteve para provar esta iguaria portuense. O pão torrado, a carne saborosa e as batatas fritas que enchem o prato são os prontos de destaque das francesinhas aqui servidas.
Intervalo preços: Médio
Bufete Fase - Tasquinha no Porto
A cerveja é a bebida que melhor casa com a francesinha, por isso, é de esperar que uma cervejaria a confecione de forma irrepreensível. É o caso daquela que é servida no Bufete Fase.
A apresentação e construção deste sanduíche é, inclusive, diferente: a linguiça sai de dentro para o topo do prato e, a par do bife, tem carne assada. Quanto ao molho, é saboroso mas suave, sendo, por isso, adequado para paladares mais sensíveis, incluindo crianças.
Intervalo preços: Médio
Mauritânia Real (Matosinhos)
Com mais de duas décadas de mérito, a Mauritânia Real é uma das francesinhas mais requisitadas e apreciadas no Porto. Além da tradicional, aqui é servida uma francesinha com uma versão à casa, com ovo estrelado em cima, e uma versão especial, servida com três gambas no recheio. Apesar de o forte do Mauritânia ser o marisco, a francesinha tem sido muito apreciada por muitos.
Capa Negra II (Porto)
O Capa Negra é um dos espaços mais conhecidos e frequentados pelos universitários da cidade. É uma referência que passas de geração em geração, pelo que não é de admirar que aqui sirvam a típica francesinha. A receita é a original, mas existem outras opções para diferentes palatos.
Intervalo preços: Médio
Chamiço (Porto)
Em Angola, Chamiço é a palavra usada para definir brasa, contudo, o gerente da casa
homónima, que abriu portas em 1972, refere que aqui a francesinha é montada como
antigamente, substituindo o lombo de porco pelo bife.
Intervalo preços: Médio
Capa na Baixa (Porto)
Apesar de recente, este espaço já se assumiu como uma das melhores francesinhas do Porto.
Tal se deve aos anos de experiência e saber dos proprietários do Capa na Baixa, descendentes
de um dos sócios do famoso Capa Negra II. À semelhança da francesinha que é servida na casa que lhe serviu de inspiração, no Capa da Baixa o bife de qualidade é servido sem nervos e
gorduras e com um molho saboroso e espesso.
Intervalo preços: Médio
Barcarola Café - Porto
Com 30 anos de existência, o Barcarola é, atualmente, considerada uma das melhores casas para comer francesinhas, e o segredo, como seria de esperar, está no molho. Para quem gosta de inovar e prefere experimentar outras versões, aqui poderá encontrar a versão vegetariana
ou a ibérica (bacon, cogumelos e azeitonas).
Intervalo preços: Médio
No Santa Francesinha, que pertence ao grupo Cufra, as variantes da sanduíche são incríveis. Para os paladares que não gostam de mexer em equipa vencedora, aqui encontra-se a versão tradicional com bife e os ingredientes tradicionais. Contudo, existem outras alternativas para quem gosta de experimentar novos paladares: francesinha com frango, francesinha com camarão, francesinha com bife picado em pão bijou e francesinha 100% vegan. Há ainda a Santa Francesinha, com fiambre, afiambrado, mortadela, linguiça e salsicha fresca, bife de alcatra, bacon fumado, pão, ovo, hambúrguer, cebola grelhada, queijo e molho.
Intervalo preços: Médio
O Golfinho (Baixa)
Se gostas de espaços informais e mais intimistas, então não podes perder O Golfinho. Além do espaço mais acolhedor, podes desfrutar da tua refeição ao balcão, algo que diferencia este de outros restaurantes. Quem as prova não lhes poupa elogios. Por isso, o melhor é mesmo experimentares!
O preço médio por pessoa para uma francesinha e bebida ronda os 12,50€.
Cantarinha (Boavista)
Um dos aspetos que mais se destaca das francesinhas da Cantarinha é a quantidade de batatas fritas caseiras que são servidas. Apesar de ser indispensável, não é o único elemento que compõe o prato.
Relativamente à francesinha em si, ela é uma das mais saborosas e agradáveis da cidade. Ninguém diria, não é? Porém, não te deixes enganar pelo ambiente deste discreto café. O seu preço é acessível e a qualidade é satisfatória. Como fica próximo da estação da Lapa, não existem desculpas para não provares esta especialidade!
Restaurante Alicantina (Bessa Leite e Campo Alegre)
Com mais de 18 anos de experiência, a francesinha da Alicantina é outra daquelas que tu não podes perder. Diz quem já experimentou que esta francesinha é uma das melhores da zona. Além disso, o seu preço é bastante acessível face a outras opções em redor.
Trigo de Cantos (Praça dos Poveiros)
Sabes aqueles espaços que servem alternativas igualmente deliciosas aos pratos típicos? Pois bem, o Trigo de Cantos enquadra-se nessa lista! Apesar de usar os ingredientes usados na típica francesinha, existe um ponto em que a sugestão deste espaço se diferencia: o pão. Aqui o pão usado é o Pão de Padronelo.
Relativamente ao preço de uma francesinha, ele ronda os 11€.
Café São Nicolau (Ribeira)
Neste espaço de ambiente familiar, existem diversas versões da francesinha, sendo a mais popular com pão bijou, tal como a receita original desta iguaria portuense.
Entre a versão clássica, que tem o nome do café, existem outras com diferentes recheios e pães, incluindo a vegetariana. Por isso, este é um local onde podes comer, literalmente, uma francesinha ao teu gosto.
Preço médio por pessoa: 12,50€
Café Java (Praça da Batalha)
Na mesma zona onde podes comer um belo cachorrinho o Gazela, podes encontrar uma deliciosa francesinha. Onde? No Café Java.
A francesinha deste café é notável, sobretudo por causa da qualidade da sua carne. Saborosa e muito bem confecionada, os preços são bastante amigáveis em comparação a outros espaços. Assim, aqui está a prova de que é possível comer esta iguaria sem gastar muito dinheiro.
Preço médio por pessoa: 10€
Francesinhas Al Forno da Baixa (Baixa)
Assumindo-se como um diner, o Francesinhas Al Forno da Baixa tem uma carta diversificada. No entanto, não é de admirar que a francesinha, que faz parte do nome da casa, seja a coqueluche deste espaço.
Relativamente à francesinha, ela conta com versões diferentes, cada uma com um nome muito original com expressões do Porto. A Murcão, por exemplo, tem carne assada, salsicha e linguiça frescas, fiambre e queijo. Caso gostes de algo mais apetitoso, tens a Dragão, com bife, salsicha e linguiça frescas, chourição picante, mortadela, queijo e ovo. Tens ainda a Tinhosa, que tem carne assada, fiambre, abacaxi e queijo, e a Camone, com fajitas mexicanas, jalapeños, molho picante, queijo e totopos.
Outra novidade do espaço são as francesinhas de massa folhada, feitas em 30 minutos. Neste caso, tens a Badagaio, com carne assada, salsicha fresca, chourição picante, ovo e queijo, e a Tripeira, com bife de frango, salsicha de aves, fiambre de peru, pimentos morrones, ovo e queijo.
Ao contrário de outros espaços, aqui não precisas de fazer reserva, basta aparecer quando quiseres.
Preço médio por pessoa: 12,50€.
Ruial Francesinhas (Porto)
Seja com batatas aos palitos ou às rodelas, as francesinhas do Ruial já são um sucesso. Porquê? Porque a qualidade dos ingredientes e do molho é notória.
Além de ter a versão com carne, este espaço tem uma versão vegan, com tofu. Tal como na receita original, a versão vegetariana já faz furor, sendo igualmente deliciosa!
Preço médio por pessoa: 12,50€
Alfândega Douro (Alfândega)
Este restaurante, que conta com uma decoração e uma paisagem incríveis, é conhecido por ter uma as melhores francesinhas a forno de lenha. E, de facto, não temos como negá-lo.
Aqui, existem as versões normal, com batata, com ovo e completa, às quais podes adicionar um bife do lombo extra ou pedir 1/2 francesinha. Se não comes carne, tens uma opção vegetariana à tua disposição.
Preço médio por pessoa: 12,50€
O Mestre (Vila do Conde)
Se quiseres fugir à agitação do centro do Porto, então tens aqui uma belíssima sugestão em Vila do Conde.
Além de ter um serviço excelente, O Mestre tem, entre outros pratos, umas francesinhas de comer e chorar por mais… acredita, o molho é completamente diferente daquele que estás habituado a comer noutras francesinhas. Mas mais do que falar, nada como comprovar por ti mesmo.
Preço médio por pessoa: ronda os 15€.
Guarda-Sol (Póvoa de Varzim)
Sem sair dos arredores do Porto, sabias que, no Guarda-Sol, um restaurante centenário, podes comer francesinha de forma diferente?
Além de ter as francesinhas “normais”, especiais e à Guarda-Sol, existe uma que se destaca: a Francesinha Poveira. Digamos que é um mix entre a francesinha e um cachorro quente, já que ela é servida em pão cacete. Mas, garantimos-te nós, é deliciosa.
Preço médio por pessoa: ronda os 15€.
Francesinhas Gaia
Bem, e chegamos ao nosso segundo destino.. A francesinha do café Hamburgo aplica-se àquele tipo de pessoas que são amantes da batata frita. Sim, os “batatudos”… Aposto que tens alguém que conheces que adora batata frita com o molho de francesinha…
Se fazes parte desse grupo que adora comer uma francesinha cheia de batatas fritas, este é o sítio ideal! Os preços são médios/baixos e este restaurante situa-se em Vila nova de Gaia, mais concretamente em Vilar do Paraíso.
Continuando por Vila Nova de Gaia, mais propriamente à beira das praias de Gaia, encontras o Tappas Caffé. Este é o sítio ideal para um jantar de solteiros ou talvez casados.
Está localizado na Madalena e esta francesinha é diferente das que enumeramos em cima por ir ao forno a lenha. Porque é o sítio ideal para os jantares?
Este restaurante oferece um magnífico xiripiti para fazer bem a digestão.
Quanto aos preços, estamos a falar de um preço médio, um pouco mais caro que os dois referidos em cima, mas não deixamos de aconselhar este grande restaurante pois acreditamos que pode ser um bom ponto de partida para uma noite histórica.
Intervalo preços: Médio / alto
Locanda Vila nova de Gaia
Apesar de servirem outros pratos, neste espaço a francesinha também tem lugar. O grande segredo e o toque especial deste prato é o facto de ir ao forno de lenha. Assim, o molho a borbulhar e o queijo gratinado ganham um sabor característico graças a este método de confeção.
Intervalo preços: Médio
Offline (Vila Nova de Gaia) - Um dos nossos favoritos de momento em Gaia
Existem momentos que merecem ser vividos fora do mundo virtual, e caso disso é comer uma
boa francesinha no Offline. Aqui, o famoso prato portuense é servido com um bom pedaço de
carne do lombo de boi, mal passado. Quanto ao molho, revela o proprietário do espaço, é feito com cebola, alho, salsa picada, uísque, cerveja e Porto branco. É um dos nossos restaurantes favoritos em vila nova de Gaia para comer uma boa francesinha e beber um belo fino.
Intervalo preços: Médio
Resumindo, todas as nossas opções deves levar em consideração, tanto no Porto, Vila Nova de Gaia ou Braga para comer uma francesinha nos sitios apresentados. Queremos saber se consegues visitar todos os sitios :p
Café São João (Vila Nova de Gaia)
A sala mais ampla deste café conta com mais de 700 garrafas de vinho espalhadas por todos os cantos possíveis e imaginários. Mas além destes elementos decorativos, existem diversas louças, relógios, quadros e antiguidades que refletem a paixão do dono por este tipo de peças. E confessamos: são estes elementos que tornam o ambiente deste café mais acolhedor e com uma áurea especial.
Como o fundador trabalhou no A. Cunha, já extinto, conhecido pelas francesinhas em Canelas, a arte de fazer este prato já lhe corria nas veias. Por isso, quando abriu o Café S. João, a fama já lhe era conhecida. O molho foi a única coisa que sofreu alterações.
A francesinha tradicional deste espaço conta com pão de forma, bife de alcatra, presunto, linguiça, fiambre e queijo. O melhor é que tem um tamanho considerável e que te vai deixar mais que satisfeito: é recheada com dois ou três bifes! O preço das sugestões aqui servidas é bastante acessível.
Dr. Café (Mafamude)
Reaberto em 2020, o Dr. Café surge com uma nova carta. Para começar, as refeições passaram a fazer parte do menu, incluindo as francesinhas, que já fazia no restaurante Imperador, também em Gaia.
Além de estar disponível na versão tradicional, existem versões que incluem a de queijo da serra e salpicão de Cinfães, assim como a francesinha escangalhada, que não tem pão (é uma espécie de mistura de carnes e enchidos grelhados, cortados aos pedaços, com ovo e batatas fritas, que vão a gratinar ao forno com queijo e são regados com molho).
Preço médio por pessoa: 12,50€.
T&C - Francesinha do WOW - World of Wine
Ao atravessar a Ponte D. Luís I, e chegando ao Cais de Gaia, é impossível ficar iniferente ao WOW – World of Wine, um complexo de museus, restaurantes e lojas que veio para dinamizar esta parte da cidade. Tal como seria de esperar, neste complexo é possível encontrar a famosa francesinha. Onde? Num dos seus restaurantes, o T&C.
Na carta, é possível ver diversos pratos portugueses, incluindo a francesinha. Aqui, é feita com bife da vazia, linguiça, ovo e molho com Vinho do Porto, acompanhada por batatas fritas ao palito.
Se não comes carne, tens também uma versão vegetariana, que leva tofu, salsicha de tofu, beringela e cogumelos. Simplesmente divinal!
Preço médio por pessoa: 17,50€
Francesinhas da Rasa (Mafamude)
Aqui, poes escolher a francesinha como quiseres: com bife e vaca, peru, porco preto ou kebab. Se não comes carne, não te preocupes, aqui tens opções vegan para te poderes deliciar.
Preço médio: 13€
Torcatu's (Vila Nova e Gaia)
Apesar de ter iguarias muito boas, sem dúvida que o nosso destaque é a francesinha.
Feita de forma irrepreensível, muitos consideram este espaço o melhor para se comer uma bela francesinha em Vila Nova de Gaia, que é o que se pretende.
Preço médio por pessoa: 12€
Restaurante Marbelo (Madalena)
Sabemos que este espaço é muito procurado pelos seus petiscos e picanha, no entanto, não podíamos deixar de destacar a francesinha, que é deliciosa.
Quem costuma comer aqui esta iguaria portuense, diz que não sai desiludido do restaurante. E, de facto, nós comprovamos isso mesmo.
Preço médio por pessoa: 12,50€
Resumindo, todas as nossas opções deves levar em consideração, tanto no Porto, Vila Nova de Gaia para comer uma francesinha nos sítios apresentados. Queremos saber se consegues visitar todos os sitios
Mais sugestões de Gaia & artigos relacionados:
FAQ's gerais:
Onde comer a melhor Francesinha?
Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, mas com cada vez mais com excelentes opções em Gaia e Braga para além do Porto. Verifica as nossas sugestões.
O que é uma francesinha?
A francesinha tem a forma de um sanduíche e é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, queijo, carne e o secreto molho como cobertura do prato