As comidas tradicionais portuguesas são, sem dúvida, apreciadas não só por nacionais como também pelos cidadãos de outros cantos do mundo. Existem motivos que sobra: bons produtos, saberes ancestrais e gosto pela cozinha. Por isso não é de admirar que haja vontade de reproduzir estes pratos num ambiente familiar, seja para consumo próprio ou para partilhar com quem se gosta.
Com o intuito de te ajudarmos a preparar os próximos almoços ou jantaradas à boa moda portuguesa, neste artigo fizemos uma lista com receitas de comidas tradicionais portuguesas. Desde sopas à carne e ao peixe, sem esquecer as sobremesas, tens sugestões para todas as ocasiões e mais algumas. Só tens que ler, escolher o que pretendes e reproduzir de acordo com os teus conhecimentos e gostos!
Pronto para te tornares num chefe à portuguesa? Continua a ler!
Comidas tradicionais portuguesas - lista com receitas
Sopas
Sopas
Dificuldade: Fácil
Tempo: 70 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Coloca uma galinha inteira com miúdos e ovinhos a cozer na panela de pressão. Junta uma cebola com um pau de cravinho e dois litros de água. Tempera com sal, fecha a tampa e leva a cozer por 50 minutos.
Assim que começar a sair pressão da panela, abre-a, retira a galinha e os miúdos. Limpa a galinha de pele e ossos e desfia-a bem. Reserva os ovinhos e corta os miúdos aos pedacinhos.
Coa o caldo da cozedura e leva novamente ao lume. Quando começar a ferver, põe 100g de arroz e coze durante 15 minutos. Junta os ovinhos, os miúdos e a galinha e deixa retomar a fervura. Serve em tigelas e salpica com folhas de hortelã picadas.
Caldo verde
Esta é, sem dúvida, a sopa de eleição dos Santos Populares. Contudo, cai bem em outras situações, sobretudo em festas. Para fazeres boa figura, aprende a receita de caldo verde e põe mãos na massa!
Peixe
Carapaus fritos com arroz de tomate
Dificuldade: Médio
Tempo: 90 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Depois de arranjares 1kg de carapaus pequenos, tempera-os com sal e deixa-os a marinar durante 60 minutos. De seguida, pica uma cebola e dois dentes de alho e coloca num tacho com azeite. Coloca 500g de tomate sem pele cortados em pequenos pedaços e leva tudo a refogar até o tomate ficar desfeito. Adiciona 400g de arroz e tempera com sal. Mexe e depois acrescenta água (o dobro do volume do arroz) e deixa ferver em lume alto. Assim que a água começar a ferver, reduz para lume brando e deixa cozinhar por 10 minutos.
Enquanto o arroz cozinha, tira o sal do peixe, seca-o bem e passa-o por farinha. Aquece uma frigideira com óleo e quando ele estiver quente, frita o peixe de ambos os lados até dourarem. Assim que estiverem fritos, coloca em papel absorvente e serve com o arroz.
Bacalhau à espiritual
O bacalhau é, sem dúvida, uma proteína muito mais versátil do que se pensa. Nesse sentido, é muito comum encontrar diversos pratos em Portugal que mostram o quão versátil é este peixe. Um dos exemplos são as receitas de bacalhau à espiritual, que caem sempre bem quando se tem convidados.
Carne
Rojões de porco à portuguesa
Dificuldade: Fácil
Tempo: 90 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Começa por marinar 700g de rojões com azeite, 150ml de vinho branco, 3 dentes de alho, uma folha de louro e 2 colheres de sopa de massa de pimentão. Envolve tudo bem e deixa repousar no frigorífico durante 2 horas.
Assim que o tempo de marinar a carne terminar, derrete 2 colheres de sopa de banha de porco num tacho e junta a carne escorrida. Retifica o sal, tempera com pimenta a gosto, deixa cozinhar durante 10 minutos. Passado este tempo, reduz o lume, adiciona a marinada, tapa o tacho e deixa cozinhar durante meia hora ou até a carne amaciar. Acrescenta um pouco de água quente caso aches necessário.
Retira do lume e serve com pickles, salsa picada e azeitonas. Acompanha com batatas fritas aos cubos.
Cozido à portuguesa
Se queres surpreender com um prato típico português, então tens de conhecer a receita de cozido à portuguesa. Acredites ou não, ninguém ficará indiferente a esta explosão de sabores e texturas!
Sobremesas
Bolo de bolacha
O bolo de bolacha popularizou-se nos anos 80, sendo presença assídua nas ementas nos restaurantes de Norte a Sul do país. O motivo? Um sabor agradável e uma facilidade imensa em realizar em casa. Por isso mesmo, vê as receitas do bolo de bolacha que temos para ti para que possas surpreender os teus convidados. Ninguém ficará indiferente!
Baba de camelo
À semelhança da receita anterior, esta é uma sobremesa que além de ser fácil de fazer é extremamente deliciosa. Por isso mesmo, não podes deixar de acompanhar as receitas de baba de camelo para surpreender visitas de última hora!
Como fazer um bolo de caneca com receitas deliciosas só para ti!